AS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS - PowerPoint PPT Presentation

as unidades geomorfol gicas n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
AS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS PowerPoint Presentation
Download Presentation
AS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS

play fullscreen
1 / 28
AS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS
200 Views
Download Presentation
idona-hopkins
Download Presentation

AS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. AS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS

  2. Unidades Geomorfológicas da Península Ibérica

  3. Maciço Antigo Orlas Sedimentares ou Mesocenozóicas Bacias Sedimentares do Tejo e do Sado

  4. O que são unidades geomorfológicas? • São áreas onde as rochas (litologia), as estruturas internas da crosta terrestre e as formas de relevo são semelhantes.

  5. Como e quando se formaram? • Formaram-se ao longo de milhões de anos, através de processos lentos: afloramentos de rochas, movimentos tectónicos/litológicos, forças de pressão, processos de sedimentação…

  6. O Maciço Antigo tem mais de 250 milhões de anos, formou-se na era primária( há mais de 300 milhões de anos), consequência da orogenia hercínica. Depois, ao longo de milhões de anos foi-se desgastando, erodindo e nele predominam rochas muito antigas: xistos e granitos. Ocupa mais de 70% do território continental

  7. O Maciço Antigo tem mais de 250 milhões de anos e nele predominam xistos e granitos

  8. As Orlas sedimentares do Mesocenozóico, como o próprio nome indica, formaram-se na era geológica do secundário, há pelo menos 200 milhões de anos, com os sedimentos resultantes do desgaste dos grandes relevos do maciço antigo, que se depositam no mar e posteriormente são soerguidos. Predominando os calcários, argilas e arenitos…

  9. As Orlas do Mesocenozóico, como o próprio nome indica, formaram-se na era geológica do secundário, há pelo menos 200 milhões de anos, predominando os calcários, argilas e arenitos…

  10. As bacias sedimentares do Tejo e Sado, formam-se no terciário e no quaternário, nos últimos 25 e 2 milhões de anos, respetivamente, através da deposição de detritos e dos movimentos das glaciações, bem como sedimentos marinhos. Ocorreu em áreas deprimidas e de fundo de oceano, que acabaram por emergir, dando lugar às atuais planícies do Tejo e do Sado.O material dominante resulta de aluviões, com pedaços de rochas, calhaus rolados e areias, argilas…

  11. As bacias sedimentares do Tejo e Sado, surgem formam-se no terciário e no quaternário, nos últimos 25 e 2 milhões de anos, respectivamente.O material dominante resulta de aluviões, com pedaços de rochas, calhaus rolados e areias…

  12. Rochas do maciço antigo

  13. Pedreira de Granito

  14. Pedreira de Mármore

  15. Pedreira de calcário

  16. Extracção de Argila