1 / 19

Reflexão da luz

Reflexão da luz . É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com outro. Prof Taveira. LEIS DA REFLEXÃO.

ide
Download Presentation

Reflexão da luz

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Reflexão da luz É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com outro. ProfTaveira

  2. LEIS DA REFLEXÃO 1ª Lei - O raio incidente (RI), o raio refletido (RR) e a normal (N), no ponto de incidência, estão no mesmo plano. 2ª Lei – O ângulo de incidência (i) é igual ao ângulo de refração (r).

  3. LEIS DA REFLEXÃO

  4. ESPELHO PLANO • Chama-se espelho plano qualquer superfície plana, polida e com alto poder refletor.

  5. IMAGENS FORMADAS POR ESPELHOS PLANOS • De um ponto objeto real O ponto objeto P e a imagem P´ são simétricos em relação ao espelho plano.

  6. IMAGENS FORMADAS POR ESPELHOS PLANOS • De um ponto objeto virtual O ponto objeto e o ponto imagem são simétricos em relação ao plano de um espelho plano.

  7. IMAGENS FORMADAS POR ESPELHOS PLANOS • Nos espelhos planos, o objeto e a respectiva imagem tem sempre naturezas opostas, isto é, se o primeiro for real, o outro será virtual e vice-versa.

  8. PROPRIEDADE FUNDAMENTAL DOS ESPELHOS PLANOS: simetria • Em um espelho plano, objeto e imagem são simétricos a superfície refletora

  9. Observação Importante!!! • Objeto e imagem no espelho plano são chamados de figuras enantiomorfas.

  10. Translação de um Espelho Plano • Consideremos um caso de translação de um espelho plano. Um objeto O é colocado em frente ao espelho E que se encontra na posição 1. Deslocamos o espelho até a posição 2, ao mesmo tempo que podemos observar a imagem O´ deslocar-se da posição i a f.

  11. Translação de um Espelho Plano

  12. Translação de um Espelho Plano • Note que, se o espelho foi afastado de d, a imagem movimenta-se o dobro do deslocamento do espelho, ou seja 2d. • Como ambos os deslocamentos ocorrem simultaneamente, pode-se deduzir que a velocidade da imagem é o dobro da velocidade do espelho, em relação ao objeto em repouso.

  13. Rotação de um Espelho Plano • Quando um espelho plano sofre uma rotação de um ângulo α em torno de um eixo normal ao plano de incidência de um raio de luz proveniente de uma fonte fixa, o raio refletido correspondente sofre uma rotação, no mesmo sentido, de um ângulo que equivale ao dobro de α.

  14. Rotação de um Espelho Plano

  15. Campo Visual de um Observador em Um Espelho Plano • Chama-se campo de um espelho plano, para determinado observador, a região do espaço que pode ser contemplada por ele pela reflexão da luz no espelho.

  16. Campo Visual de um Observador em Um Espelho Plano

  17. Associação de Espelhos Planos • Dois espelhos planos formando um ângulo α conjugam de um objeto um número n de imagens dado por:

  18. Associação de Espelhos Planos • Obs.: 1) Se 3600 / α é par o objeto pode ocupar qualquer posição. 2) se 3600 / α é ímpar o objeto deve estar no plano bissetor.

  19. Associação de Espelhos Planos

More Related