1 / 26

Escola Secund ria Prof. Reynaldo dos Santos

ida
Download Presentation

Escola Secund ria Prof. Reynaldo dos Santos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Do Big Bang aos Buracos Negros

    7. Nascidos das Estrelas

    8. O que é uma estrela? Estrela- enorme nuvem de gás a altíssimas temperaturas (milhões de graus),constituída essencialmente por hidrogénio, que cria a sua própria energia através de reacções nucleares.

    9. Ciclo de vida de uma estrela Como nasce uma estrela?

    10. Ciclo de vida de uma estrela Fases da vida de uma estrela

    11. Ciclo de vida de uma estrela Morte de uma estrela

    12. Reacções Nucleares O que são e a sua importância

    13. Porquê “Nascidos das Estrelas”???

    14. Recapitulando... As estrelas são enormes nuvens de gás a altíssimas temperaturas constituídas essencialmente por hidrogénio e que criam a sua própria energia através de reacções nucleares. Tal como nós as estrelas possuem um certo ciclo de vida: elas nascem, crescem e morrem! As reacções de fusão nuclear que ocorrem nos núcleos das estrelas são responsáveis pela existência de todos os elementos na Natureza e existe muita energia envolvida nestes processos. Nós próprios somos “nascidos” das estrelas, pois a nossa existência só é possível graças a estes astros que originam todos os elementos de que somos constítuidos.

    15. E não se esqueçam: as estrelas não são apenas objectos de beleza, mas também fonte de vida!

    16. Estrelas de M>8M Sol Buracos Negros

    17. O Que é um BURACO NEGRO? Um buraco negro é um objecto com um campo magnético incrivelmente poderoso que “suga” toda a energia que por lá passe, até a luz, o que o torna invisível. Em tempos, estes “monstros” foram estrelas que depois de milhares de anos a brilharem esgotaram com a sua reserva de energia e acabaram por implodir num ponto minúsculo onde toda a matéria fica concentrada.

    18. Como se formam os BURACOS NEGROS??? Nas estrelas ocorre um processo fusão nuclear que tende a empurrar o hidrogénio dentro da estrela para fora dela.

    19. Mas, passado milhares de anos, o hidrogénio começa a escassear e a gravidade toma conta da estrela que, devido a estas grande forças, desmorona sobre si mesma numa implosão chamada supernova. Nas estrelas de M<8x a do Sol, esta implosão pára e forma-se uma anã branca. Mas as estrelas de M>8x a do Sol são donas de uma grande força gravitacional e a implosão não pára até toda a matéria estar concentrada num único ponto.

    20. Como são constituídos?

    21. Como se “vêem”? Como estes fenómenos estelares são negros não se podem observar directamente. Existem técnicas novas para os podermos detectar. Sistemas binários.

    22. Raios-X.

    23. Quando o buraco negro se situa entre uma estrela e a Terra.

    24. Distorção do Espaço/Tempo Pensa-se que o tempo, nos buracos negros, simplesmente páre. Os buracos negros provocam um “poço gravitacional” que faz com que o tempo decorra mais devagar e um aumento das distâncias à medida que nos aproximamos da massa central. Esta poderia ser a solução para viagens interestelares, mas se o campo gravitacional é tão forte que comprime e espreme toda a matéria, como nos conseguiríamos aproximar?

    25. Recapitulando… Os buracos negros formam-se quando uma estrela de M>8x a do Sol implode numa explosão chamada supernova. São formados pela singularidade (no centro), o disco de acrecação, o horizonte de acontecimentos e, alguns, por jactos de gás. Só podem ser observados através de métodos indirectos: sistemas de duas estrelas; por raios-X e quando este se situa entre uma estrela e a Terra. Os buracos negros criam um “poço gravitacional” que faz com o tempo ande mais devagar e as distâncias sejam maiores.

    26. Agradecemos às nossas professoras de CTV e CFQ que nos ajudaram com este trabalho. Esperamos que tenham gostado porque foi um trabalho que nos deu muito prazer fazer (e muitas dores de cabeça).

More Related