1 / 28

Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende

Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda. Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende. PROGESTÃO MÓDULO IV. Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola?.

Download Presentation

Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende

  2. PROGESTÃO MÓDULO IV

  3. Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola?

  4. ENSINAR A APRENDER NA ESCOLA:O QUE SABEMOS HOJE?UNIDADE1 Objetivos Identificar a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é vista pelas diferentes correntes psicológicas.

  5. Relacionar os princípios básicos que orientam a pratica pedagógica contemporânea. Destacar a motivação como fator central na escola de qualidade.

  6. O que sabemos? Função da escola; Facilitar do acesso ao conhecimento; Promover o desenvolvimento dos alunos; Identificar o sujeito na construção do saber; Fatores que facilitam a aprendizagem;

  7. TEORIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM ( correntes) BEHAVIORISTAS o ambiente é a variável mais forte na formação dos seres humanos; toda vez que aprendemos também nos desenvolvemos; Fatores internos – próprio sujeito.

  8. INTERACIONISTA Relação estabelecida entre os seres humanos e o ambiente; Considera fatores internos e externos;

  9. GRUPOS Construtivistas – Piaget a formação dos seres humanos resulta da ação do sujeito sobre o ambiente em que vive. Sociointeracionistas – Vygotski tornamos seres humanos apenas na interação com outros seres humanos.

  10. PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM História Autoconceito Aprendizagem Novos conhecimentos Elogios Aprendizagem vivenciada Repetição de forma interessante Aprendizagem – erros Estilo- cognitivo Aprender a aprender

  11. MOTIVAÇÃO Interesse Curiosidade Conhecimento Empenho Força de vontade

  12. PROFESSOR AJUDEM SEUS ALUNOS: Conhecer dificuldades; Identificar interesses e talentos; Conhecer mais sobre o assunto tratado; Diferentes abordagens; Diferentes estratégias de aprendizagem; Contexto de aplicação do conhecimento; Valorizar o que estão aprendendo; Proteger-se de distrações/sono/preguiça.

  13. COMO FAZER? Sala organizada –concentração; Professores pacientes e competentes para lidar com erros; Aprendizagem desafiadora; Tarefas interessantes.

  14. TRABALHO PEDAGÓGICO:AÍ ESTÁ O FOCO!UNIDADE 2 Objetivos Identificar os aspectos essenciais para o bom desempenho da escola.

  15. Estabelecer as metas a serem contempladas na organização do trabalho pedagógico. Relacionar as condições que favoreçam a construção de conhecimentos.

  16. Relacionar o trabalho escolar com o sucesso do processo de ensino e aprendizagem.

  17. Destacar os aspectos centrais da legislação que tratam do trabalho pedagógico e de sua organização. Definir o papel do gestor no desenvolvimento de um trabalho pedagógico de qualidade.

  18. Orquestra – equipe escolar Maestro -gestor Partitura- PPP Arranjo na medida de seus alunos .

  19. ESCOLA Compromisso; Trabalho coletivo; Liderança; Organização do trabalho escolar; Organização do ensino; Organização do tempo; Organização do espaço; Currículo; Perspectivas.

  20. PRÁTICA PEDAGOGICA:TODO CUIDADO É POUCO!UNIDADE 3 OBJETIVOS Identificar formas de organizar o trabalho pedagógico em sala de aula, de modo a atender às necessidades de seus alunos;

  21. Lidar com a diversidade de questões que surgem na sala de aula, estabelecendo prioridades e intermediando e resolvendo conflitos, sempre que eles surjam na relação professor- aluno.

  22. VISÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Organização e dinâmica da sala de aula; Planejamento; Regras; Disposição dos moveis e materiais ; Construção de espaço de aprendizagem; Interações sociais; Linguagem; Finalidades; Desafios; Representações.

  23. AVALIAÇÃO:PRÁTICA A FAVOR DOS ALUNOS OU CONTRA ELES?UNIDADE 4 OBJETIVOS Identificar o processo de avaliação da aprendizagem como um instrumento de gestão.

  24. Apontar os mitos que em sua escola cercam a avaliação e indicar caminhos que ajudem a derrubá-los. Analisar, na LBD, a importância da avaliação em uma escola efetivamente democrática.

  25. FOCO DO MÓDULO • Concepção de ensino –aprendizagem • Trabalho coletivo • Sucesso e permanência do aluno • Papel da liderança na organização escolar

  26. AUTORES DO MÓDULO Marta Wolak Grosbaum Claudia Leme Ferreira Davis

More Related