1 / 15

Colégio Marista de Goiânia

PMBCN - PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL CENTRO-NORTE União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE União Norte Brasileira de Educação e Cultura - UNBEC PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM BIBLIOTECAS. Colégio Marista de Goiânia. PROJETO MARISTA DE LEITURA (PML). Colégio Marista de Goiânia. APRESENTAÇÃO

helia
Download Presentation

Colégio Marista de Goiânia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PMBCN - PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL CENTRO-NORTEUnião Brasileira de Educação e Ensino – UBEEUnião Norte Brasileira de Educação e Cultura - UNBEC PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM BIBLIOTECAS

  2. Colégio Marista de Goiânia PROJETO MARISTA DE LEITURA (PML)

  3. Colégio Marista de Goiânia APRESENTAÇÃO O Projeto Marista de Leitura (PML) é uma ação diferenciada que visa a desenvolver o gosto e o prazer pela leitura literária e reflexiva, assim como incentivar o hábito de leitura informativa.

  4. Colégio Marista de Goiânia RESPONSÁVEIS É desenvolvido pela biblioteca, juntamente com as coordenações dos Núcleos de Aperfeiçoamento Pedagógico (NAP).

  5. Colégio Marista de Goiânia PÚBLICO ALVO O PML é destinado a todos os alunos, pais e profissionais do Colégio Marista de Goiânia.

  6. Colégio Marista de Goiânia OBJETIVO Garantir um trabalho efetivo e sistematizado no processo de incentivo à leitura, fazendo com que o livro e a leitura sejam vistos comonecessidades básicas para a formação integral de cada um.

  7. Colégio Marista de Goiânia AÇÕES ESPECÍFICAS Formar leitores apreciadores e críticos; Desenvolver a prática da oralidade; Compartilhar leituras diversas; Conhecer autores; Estimular a memória e o raciocínio; Utilizar a biblioteca de forma efetiva e adequada; Valorizar e conservar o livro; Dar condições de auto-expressão.

  8. Colégio Marista de Goiânia METODOLOGIA O PML será trabalhado a partir de três etapas: Educativa; Operacional; Resultados.

  9. Colégio Marista de Goiânia DESAFIOS Capacitar alunos, famílias e educadores Maristas para o uso adequado da Biblioteca da Escola no que diz respeito: à organização do acervo; ao regulamento; à estrutura física; ao funcionamento.

  10. Colégio Marista de Goiânia DESAFIOS Desenvolver projetos específicos para cada fase e para grupos diferenciados dentro da escola. Exemplos: Projeto Obra Prima (Alunos); Clube de Leitura (Pais, Professores e Funcionários); Contadores de Histórias (livre).

  11. Colégio Marista de Goiânia DESAFIOS Divulgar os trabalhos oriundos do processo de incentivo à leitura realizado ao longo do ano; Apresentação em feiras, exposições, congressos... EX: Congresso Interno Marista (CIM)

  12. Colégio Marista de Goiânia CRONOGRAMA

  13. Colégio Marista de Goiânia CONQUISTAS Percepção da Biblioteca como: unidade de aprendizado; ponto de partida e ponto de chegada no processo educacional; elemento central no desenvolvimento do gosto literário.

  14. Colégio Marista de Goiânia CONQUISTAS Inserção efetiva da biblioteca no contexto educacional e pedagógico da escola; Uso adequado da biblioteca (visitas orientadas); Aumento considerável no número de empréstimos; Redução no número de livros perdidos; Sistematização e registro das atividades de incentivo à leitura; Aquisição planejada de títulos.

  15. Colégio Marista de Goiânia CONQUISTAS Implementação do GUIA DE LEITURA Recurso obrigatório para as atividades de leitura no “Projeto Obra Prima”; É elaborado pelo professor com base no PML; Só é aprovado com o aval do bibliotecário e das coordenações; Não tem caráter avaliativo.

More Related