curso superior de tecnologia em gastronomia n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia PowerPoint Presentation
Download Presentation
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia

Loading in 2 Seconds...

  share
play fullscreen
1 / 7
hector

Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia - PowerPoint PPT Presentation

78 Views
Download Presentation
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia - CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS DE ACORDO COM A SUA COMPOSIÇÃO EM NUTRIENTES -AS LEIS DA ALIMENTAÇÃO ELEMENTOS DA NUTRIÇÃO

  2. CALSSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS DE ACORDO COM A SUA COMPOSIÇÃO EM NUTRIENTES De acordo com a sua composição em nutrientes, os alimentos podem ser classificados e desempenhar as seguintes funções no organismo: 1- FUNÇÃO ENERGÉTICA: Alimentos fontes de carboidratos e lipídeos. Energéticos são todos aos alimentos que fornecem energia para as atividades diárias dos indivíduos. Ao serem utilizados pelo organismo, transformam-se em água e gás carbônico e, liberando energia química que será transformada em calor e energia mecânica. 1-

  3. CALSSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS DE ACORDO COM A SUA COMPOSIÇÃO EM NUTRIENTES 1- FUNÇÃO PLÁSTICA OU CONSTRUTORA: Alimentos fontes de proteínas e minerais. Plásticos ou construtores,são os alimentos que tem como função , liberar nutrientes eu irão formar e recuperar tecidos ( por exemplo as gestantes que precisam de uma maior quantidade de alimentos plásticos pois neste período há uma maior formação de tecidos)

  4. CALSSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS DE ACORDO COM A SUA COMPOSIÇÃO EM NUTRIENTES 1- FUNÇÃO REGULADORA: Alimentos fontes de vitaminas e minerais. Regulam o funcionamento do organismo. Reguladores são os alimentos que fornecem os nutrientes que irão contribuir para a formação de ossos, previnem anemia conservam e fortalecem o sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea, protegem o organismo contra doenças infecciosas, dentre outras funções.

  5. AS LEI DA ALIMENTAÇÃO Ao se elaborar um cardápio para um indivíduo, alguns aspectos devem ser levados em consideração, entre eles temos os aspectos relacionados a quantidade, qualidade, adequação e harmonia LEI DA QUANTIDADE: A alimentação deve ser suficiente para as necessidades energéticas do organismo. A dieta do indivíduo deve fornecer diariamente a quantidade de alimentos necessários ao funcionamento do organismo, preservação da espécie e manutenção da saúde. LEI DA QUALIDADE: Alimentação deve ser completa, para que o organismo receba todas as substâncias que necessita. A alimentação do indivíduo deve conter todos os nutrientes necessários à formação e a manutenção do organismo e a prevenção de doenças.

  6. AS LEI DA ALIMENTAÇÃO LEI DA ADEQUAÇÃO: A alimentação deve ser adequada para que o indivíduo sadio conserve a saúde , o doente se recupere e a criança possa crescer e se desenvolver corretamente. A alimentação deverá ser adequada às necessidades do organismo , de acordo com as condições fisiológicas ou patológicas do indivíduo . .

  7. AS LEI DA ALIMENTAÇÃO LEI DA HARMONIA: Alimentação deve ser harmônica, havendo uma equilibrada proporção entre os seus múltiplos nutrientes, de modo que todos sejam bem aproveitados. Deve ser mantido uma proporção ideal entre os nutrientes: Proteínas: 10% a 15% V.E.T. Carboidratos: 50% a 75% V.E.T. Lipídeos: 25% a 30% V.E.T. Devemos considerar também os aspectos relacionados à: cultura, poder econômico do indivíduo e disponibilidade de alimentos.