lingu stica ii n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
LINGUÍSTICA II PowerPoint Presentation
Download Presentation
LINGUÍSTICA II

Loading in 2 Seconds...

  share
play fullscreen
1 / 11
Download Presentation

LINGUÍSTICA II - PowerPoint PPT Presentation

hector-hebert
98 Views
Download Presentation

LINGUÍSTICA II

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. LINGUÍSTICA II Tema: Coerência Textual

  2. O que é Coerência Textual?

  3. Definição A coerência é o evento linguístico responsável pela construção de sentido que da forma de um texto, é a relação lógica das ideias e o resultado da não contradição entre as partes de um enunciado.

  4. EXEMPLOS: . QUEM ENTRA NA CHUVA É PARA SE QUEIMAR. . QUEM ENTRA NA CHUVA É PARA SE MOLHAR.

  5. As crianças estão morrendo de fome por causa da riqueza do país.  Adoro sanduíche porque engorda. As frases acima são contraditórias, não apresentam informações claras, portanto, são incoerentes.

  6. A COERÊNCIA RELAÇÃO LÓGICA ENTRE IDEIAS, SITUAÇÕES OU ACONTECIMENTOS PODE APOIAR-SE EM MECANISMOS FORMAIS, DE NATUREZA GRAMATICAL OU LEXICAL, E NO CONHECIMENTO PARTILHADO ENTRE OS USUÁRIOS DA LÍNGUA.

  7. Tipos de coerência: • NARRATIVA • ARGUMENTATIVa • TEMPORAL • ESPACIAL

  8. COERÊNCIA NARRATIVA Decorre das evidências observadas num texto nas partes narradas;em que observa-se com clareza a incoerência.As ações acontece no tempo sucessivo de forma que o que é posterior depende do que vem anterior Ex:Uma pessoa sem pernas dançou toda a noite, dando saltos de alegria com seus sapatos de salto.

  9. COERÊNCIA ARGUMENTATIVA • Contradição “ Diário de um Louco” Era noite e o sol raiava no horizonte. Estava eu andando parado e sentado numa pedra de algodão. Longe dali e bem perto, havia um bosque sem árvores, onde os passarinhos pastavam, vacas pulavam de galho em galho e os elefantes tomavam sol à sombra de um pé de alface. Mais à direita, seguindo pela esquerda, havia um lago com solo pedregoso, no qual os peixinhos nadavam e aos poucos morriam afogados. Se diz respeito às relações de causa/conseqüência devem estar bem articuladas para concluir-se algo. Ex: “a lua é um astro e é branca. Portanto, todos os astros são brancos” é incoerente.

  10. TEMPORAL O que se espera é uma lógica temporal, de começo, meio e fim das ações (não é coerente lavar o arroz para depois catá-lo).

  11. COERÊNCIA ESPACIAL • É distinguida pelo nexo de espaço (não é coerente dizer que se fizeram todos os exercícios físicos no club enquanto estava no banheiro de casa).