1 / 24

O papel do Administrador no mercado de trabalho: Cenários e Perspectivas

O papel do Administrador no mercado de trabalho: Cenários e Perspectivas. MISSÃO DO SISTEMA CFA/CRAS. “Promover a difusão da Ciência da Administração e a valorização da profissão de Administrador, visando à defesa da sociedade”. O QUE É O SISTEMA CFA/CRAs?. Autarquia Federal;

heath
Download Presentation

O papel do Administrador no mercado de trabalho: Cenários e Perspectivas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O papel do Administrador no mercado de trabalho:Cenários e Perspectivas

  2. MISSÃO DO SISTEMA CFA/CRAS “Promover a difusão da Ciência da Administração e a valorização da profissão de Administrador, visando à defesa da sociedade”.

  3. O QUE É O SISTEMA CFA/CRAs? • Autarquia Federal; • Possui personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira; • Tem como objetivo cumprir a legislação que regulamenta a profissão de Administrador. • Integrado por entidades normativas, consultivas, orientadoras e disciplinadoras do exercício da profissão de Administrador.

  4. O QUE SÃO OS CRAs? Autarquias dirigidas pelos Administradores eleitos para: • habilitar legalmente os profissionais para o exercício da profissão, por meio da concessão do registro profissional; • habilitar legalmente as empresas e escritórios técnicos para a exploração das atividades profissionais; • fiscalizar o exercício da profissão; • aplicar o Código de Ética Profissional.

  5. a) Lei nº 4.769, de 09/09/1965, dispõe sobre a profissão de Administrador e a criação do Sistema CFA/CRAs; b) Decreto nº 61.934, de 22/12/1967, aprova o Regulamento da profissão de Administrador; c) Resoluções Normativas do CFA; d) Resoluções dos CRAs. Regulamentação da Profissão de Administração Legislação: www.cfa.org.br

  6. O REGISTRO PROFISSIONAL No Brasil, apenas os Administradores registrados nos CRAs podem exercer a profissão de Administrador.

  7. Campos de Atuação do Administrador (arts. 2º da Lei nº 4.769/65 e 3º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934/67) 1. Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos; 2. Organização e Métodos; 3. Orçamentos; 4. Administração de Material; 5. Administração Financeira; 6. Administração Mercadológica/Marketing; 7. Administração de Produção; 8. Relações Industriais; 9. Outros campos considerados como desdobramentos ou conexos, entre eles Turismo e Hotelaria.

  8. ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR O Administrador exercerá a profissão como profissional liberal ou não, mediante: • Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos; • Realização de perícias, arbitragens, assessoria e consultoria em geral, pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos;

  9. ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR • Exercício de funções e cargos de Administrador do serviço público federal, estadual, municipal, autárquico, sociedades de economia mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido; • Magistério em matérias técnicas dos campos da administração e organização.

  10. ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR • Exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.

  11. Administração financeira, orçamentária e patrimonial ADM Campos privativos do Administrador Lei nº 4.769/1965 Administração de material, mercadológica/ marketing e de produção. Administração e seleçãode pessoal e relações industriais. Organização e métodos, sistemas e programas de trabalho, desdobramentos e campos conexos.

  12. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR • RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 253, DE 30 DE MARÇO DE 2001 • Aprova o novo Código de Ética Profissional do Administrador "O que importa nesse momento é que não se deixe de pensar em Moral, em Ética e em Ética Profissional; que não nos acomodemos diante do presente momento histórico que vivemos, onde a Moral, a Ética não são mais os momentos retóricos e, portanto, cansativos. Urge que reflitam em todos os rincões sobre o valor moral e da Ética, pois só assim mudaremos a Ética do País. É o que propomos e é o que a Comissão de Ética do CFA deseja despertar em todas as organizações". Tupinambá Paraguassú

  13. O Patrono dos Administradores Belmiro Siqueira, que dá nome ao concurso nacional que anualmente é promovido pelo Sistema CFA/CRAs, é o Patrono dos Administradores, título que lhe foi outorgado post mortem.

  14. Modelo Masculino Modelo Feminino O Anel do Administrador tem como pedra a safira de cor azul-escura, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas.Em um dos lados da pedra safira deverá ser aplicado o Símbolo da Profissão do Administrador.

  15. Este é o Símbolo do Sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. O Símbolo é composto de um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição é detalhada no "Manual de Identidade Visual da Profissão" , inclusive especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.

  16. O quadro como ponto de partida: uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão. Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum. As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro). As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade (...) as laterais, as metas a serem atingidas.

  17. ADMINISTRADOR Profissional com visão sistêmica da organização para promover ações internas criando sinergia entre pessoas e recursos disponíveis e gerando processos eficazes.

  18. PERSPECTIVAS DA CARREIRA DE ADMINISTRADOR

  19. Perspectivas em relação ao mercado de trabalho para o Administrador nos próximos 5 anos Fonte: Pesquisa CFA 2006

  20. A Sociedade precisa de ADMINISTRADORES que: • Solucionem problemas; • Tenham foco global nos negócios; • Possuam habilidades para lidar com pessoas; • Busquem o autoconhecimento; • Busquem o autodesenvolvimento (aprender a aprender); • Sejam gestores de oportunidades

  21. E de ADMINISTRADORES com: • Credibilidade profissional; • Sólida formação acadêmica; • Habilidades, Competências e Atitudes desenvolvidas e caracterizadas; • Empreendedorismo como base de preparo profissional; • Atuação Ética e comprometida com a Sociedade.

  22. IDENTIDADE DO ADMINISTRADOR Profissional com visão sistêmica da organização para promover ações internas criando sinergia entre pessoas e recursos disponíveis e gerando processos eficazes.

  23. Considerações finais: • O mundo atravessa um período de mudanças aceleradas... • As relações entre as pessoas e as empresas estão se transformando... • Um novo cenário para a humanidade se desenha diante de nossos olhos....

  24. Considerações finais: • A importância do Administrador profissional é cada vez mais reconhecida pela Sociedade; • Não existe mais espaço para a gestão amadora; • A qualidade da formação acadêmica e a educação continuada são elementos cruciais para o pleno exercício profissional do Administrador.

More Related