Uruguai - PowerPoint PPT Presentation

hastin
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Uruguai PowerPoint Presentation
play fullscreen
1 / 15
Download Presentation
Uruguai
131 Views
Download Presentation

Uruguai

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Uruguai

  2. A Bandeira do Uruguai ou Pavilhão Nacional é um dos símbolos nacionais do Uruguai. Adotada pelas leis de 16 de dezembro de 1828 e 12 de julho de 1830. Suas cores são o branco e o azul, apresentando um sol dourado na extremidade superior esquerda, que é a parte mais famosa da bandeira uruguaia. A disposição dos elementos que compõem a bandeira do Uruguai é inspirada na bandeira dos Estados Unidos da América.

  3. Artigas Treinta y TresOrientales O Uruguai é um dos poucos países no mundo que adotou três bandeiras como símbolo nacional. As três bandeiras são levantadas em conjunto em ocasiões festivas nacionais, permanecendo alinhadas durante todo o dia. Nos colégios e instituições de ensino tanto privadas como públicas, escolhem-se três alunos com melhor rendimento acadêmico e lhes designam uma bandeira a cada um: a Nacional, a de Artigas e a dos Treinta y TresOrientales. Outros seis estudantes também recebem homenagens, dividindo-os dessa forma em abandeirados.

  4. O juramento Todo cidadão natural ou legal uruguaio está, ao menos uma vez na vida, obrigado a prestar juramento de fidelidade à bandeira, em ato público e solene. Será feita a seguinte indagação ao cidadão: "Jurais honrar vossa Pátria, com a prática constante de uma vida digna, consagrada ao exercício do bens para vós e vossos semelhantes; defender com sacrifício de vossa vida se for preciso, a Constituição e as leis da República, a honra e a integridade da Nação e suas instituições democráticas, todo o qual simboliza esta Bandeira?" Após a pergunta, o cidadão a jurar o pavilhão deve responder: "Sim, juro!!"

  5. O Brasão de armas do Uruguai foi pela primeira vez aprovado por lei em 19 de Março de1829. Consiste num escudo oval, que é dividido em quatro secções iguais e coroado por um sol nascente dourado, o "Sol de Maio", simbolizando a subida do povo uruguaio. O escudo oval é cercado por um ramo de oliveira (à direita) e outro ramo de oliveira (à esquerda) unidos por uma fita azul. No quarto superior esquerdo existe uma escala, símbolo da igualdade e da justiça, definido sobre um fundo azul. O quarto superior direito contém o Cerro de Montevidéu (Colina de Montevidéu), com a sua fortaleza sobre a cimeira, o que representa força, sobre um fundo de prata. No quarto inferior esquerdo, também sobre um fundo de prata, há um cavalo galopante, simbolizando liberdade. O quarto inferior direito possui um boi, que é um símbolo de abundância, sobre fundo azul.

  6. Hino Himno Nacional é o hino nacional do Uruguai. A letra do hino é de Francisco Acuña de Figueroa, que foi também o autor da letra do Hino nacional do Paraguai. A música é de Francisco José Debali. OrientaleslaPatria o la Tumba!Libertad o con gloria morir!Esel voto que el alma pronuncia,Y que heroicos sabremoscumplir!Libertad, libertadOrientales!Ese grito a laPatriasalvóQue a sus bravos enfierasbatallasDe entusiasmo sublime inflamó.De este donsacrosantola gloriaMerecimos tiramos temblad!Libertadenlalid clamaremos,Y muriendo, tambiénlibertad!

  7. Dominado laIberia dos mundosOstentabasus altivo poder,Y a sus plantas cautivoyacíaEl Oriente sinnombreni ser;Mas, repente sushierrostrozandoAnte el dogma que Mayoinspiró,Entre libres, déspotas fieros,Un abismo sinpuente se vió.Sutrozadacadena por armas,Por escudo supechoenlalid,De su arrojo soberbiotemblaronLosfeudalescampeonesdel Cid:Enlosvalles, montañas y selvasSe acometencon muda altivez,Retumbando confiero estampidoLas cavernas y elcielo a la vez.

  8. História *Antes do descobrimento do Uruguai pelos espanhóis, em 1516, os habitantes daquela terra eram os índios charruas, chanaés e guaranis, entre outros. Dos milhares de índios que lá habitavam, a maioria era da tribo charrua. *A primeira colônia se estabeleceu em 1624, em Soriano. Os colonizadores eram espanhóis. Em 1860, um grupo de portugueses fundou a colônia de Sacramento. Logo os espanhóis expulsaram os portugueses. A época da colonização do Uruguai foi marcada pela constante disputa entre espanhóis e portugueses. *A cidade de Montevidéu foi fundada pelos espanhóis entre 1724 e 1750. Em 1800 surgiu o sentimento nacionalista nos uruguaios, o que levou o militar uruguaio José GervasioArtigas a partir para a luta armada, dominando a cidade de Montevidéu de 1810 a 1814. Em 1817, Artigas foi derrotado.

  9. *Em 1821, o Uruguai foi ocupado e anexado ao território brasileiro, a partir de uma aliança entre os brasileiros e os portugueses. A região foi chamada de Província Cisplatina. *Em 1825 os brasileiros foram expulsos com a liderança do uruguaio Juan Antonio Lavalleja, ajudado por tropas argentinas. Juan Antonio Lavalleja proclamou a independência uruguaia na mesma ocasião, o que só foi reconhecido por brasileiros e argentinos em 1828, através do tratado de Montevidéu. *Durante todo esse período da colonização e de disputas entre os europeus, gradativamente o número de indígenas foi diminuindo devido a doenças e as desavenças com os brancos que resultavam em morte. Em 1832, a nação indígena charruas foi dizimada.

  10. *Os políticos uruguaios se dividiram entre conservadores (blancos) e liberais (colorados), sendo que suas desavenças levaram o país a uma guerra civil entre os anos de 1839 e 1851. Na Guerra do Paraguai, em 1865, o Uruguai fez parte da vitoriosa Tríplice Aliança, aliado, portanto a Argentina e ao Brasil. *O trabalho do presidente Battle y Ordonez no inicio do século XX, levou o país a uma democracia estável e implantou um sistema social complexo, que propiciou ao povo uruguaio maior qualidade de vida. Nesse período, o país ficou conhecido como a “Suíça Americana”, fato que durou até por volta de 1960, mesmo no período entre 1951 e 1966, quando o presidencialismo foi substituído por um Conselho de Administração. *Com o retorno do sistema presidencialista, em 1967, foi promulgada uma nova constituição. O presidente eleito foi Oscar Daniel Gestido. Entre 1973 e 1980, foi instaurada a ditadura no país. Nos anos 80 a democracia foi consolidada no território uruguaio. O Uruguai aderiu ao Mercosul em 1994.

  11. Modelo de Educação Educação primária A educação primária no Uruguai é gratuita e obrigatória, com duração de 6 anos. O número de escolas primárias em 1987 era de 2.382, incluindo 240 escolas privadas, havia 16.568 professores de escolas primárias, e 354.177 estudantes, formando uma proporção de 20 alunos para cada professor. Em 1970 a proporção era de 30 professores por aluno. A taxa de matrícula de ambos os sexos era praticamente a mesma. Educação secundária A educação secundária tem duração de 6 anos, divididos em dois ciclos de três anos. O primeiro ciclo é obrigatório. O segundo ciclo é voltado para a preparação para a universidade. Além da educação acadêmica, há também escolas públicas de educação técnica. Os dois sistemas possuem estruturas semelhantes, e há pouca provisão para transferência entre os dois. Todos os setores da sociedade tende tradicionalmente a preferir a educação secundária acadêmica, que possuem um maior prestígio.

  12. Curiosidades *O Uruguai se chama oficialmente República Oriental do Uruguai. É um país localizado na parte sudeste da América do Sul cuja capital é Montevidéu. *Montevidéu, fundada pelos espanhóis como uma fortaleza militar, tirou vantagem de seu porto natural e tornou-se um importante centro comercial. *A praia de Pocitos, a mais próxima do centro, é uma das mais populares das que encontram-se ao longo da costa da cidade.

  13. *A cidade de Treinta y Tres, capital do estado de mesmo nome, encontra-se assentada no vale do rio Olimar. A região destaca-se por alojar os encantos naturais mais impressionantes do Uruguai, como a Quebrada dos Corvos, excelente lugar para a observação de aves ou o Arroio Yerbal Chico. *A ilha Gorriti frente a Puntadel Leste foi declarada Parque Municipal, já que possui os restos das peças de artilharia militar e as construcões que protegem a ilha de possíveis invasões. *Apesar da geografia dominante serem os prados (80% do território nacional), a paisagem é muito diversificada. Contabilizam cerca de 2.500 espécies de plantas e umas 224 de árvores e arbustos, mais de 100 mamíferos, 400 aves, 60 répteis e cerca de 400 espécies de peixes.

  14. *Segundo a opinião de especialistas, depois de Cuba, o Uruguai é o segundo país mais seguro das Américas. *A taxa de analfabetismo é quase nula e a imprensa é livre e atuante. *A criação de gado é a principal atividade agropecuária da nação e o pilar de sua economia, já que constitui mais de 40% em exportações anuais de carne, lã e peles.

  15. http://pt.wikipedia.org/wiki/Uruguai http://pt.shvoong.com/society-and-news/culture/2197572-15-curiosidades-uruguai/#ixzz1vYONdQk1 http://www.infoescola.com/uruguai/historia-do-uruguai/