1 / 9

OBJETIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMETAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO NATAL “INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE VÍDEOS: ANALISANDO, PRODUZINDO E (RE)CONSTRUINDO O AUDIOVISUAL”. OBJETIVO

Download Presentation

OBJETIVO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PREFEITURA MUNICIPAL DO NATALSECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃODEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMETALNÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO NATAL “INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE VÍDEOS: ANALISANDO, PRODUZINDO E (RE)CONSTRUINDO O AUDIOVISUAL”

  2. OBJETIVO * Promover a formação dos professores da rede municipal do Natal para o uso da linguagem audiovisual no processo ensino-aprendizagem, tanto no que se refere aos elementos que compõem essa linguagem, quanto as etapas de produção de vídeos.

  3. JUSTIFICATIVA * As novas formas de se transmitir informações, a partir do surgimento das TIC’s, geram outras maneiras de se produzir o conhecimento e, conseqüentemente, aponta para a redefinição do papel reservado a escola no mundo contemporâneo. O trabalho a ser desenvolvido por esta instituição através de seus professores, precisa ser modificado. Nessa perspectiva, faz-se necessário, que o professor aprenda como ensinar a ver e seja capaz de criar estratégias que possibilitem aos seus alunos se apropriarem dos códigos específicos da linguagem audiovisual para ultrapassarem o patamar de meros consumidores de vídeos produzidos por terceiros.

  4. CARGA HORÁRIA DO CURSO * 40 horas/aula: - 24 horas/aula presenciais, distribuídas no decorrer de 06 encontros de 04 horas/aula; - 16 horas/aula a distância para estudos individuais.

  5. RESULTADOS ALCANÇADOS * Elaboração de pequenos roteiros que resultaram em produção de vídeos de 1-3 minutos; * Professores cursitas fazendo uso do material do curso em suas aulas com seus alunos; * 20 % de desistência – 32 concluíram; * 02 novas turmas para o próximo semestre do curso “Introdução à produção de vídeo” e 01 turma do “Curso avançado em produção de vídeo”, cujo trabalho final será um documentário sobre Dorian Grey, artista potiguar de renome nacional com fins didáticos.

  6. PRÓXIMOS PASSOS * Os cursos serão ações permanentes do NTE – Natal com objetivo de preparar os professores para serem capazes de ler e produzir imagens, inclusive documentários sobre a cultura do RN; * Organização de uma base de pesquisa fundamentada na imagem enquanto elemento norteador de produção de conhecimento no Ensino Fundamental.

  7. “A escola é o lugar onde os conhecimentos transmitidos são os valiosos que não são transmitidos no dia a dia. Conteúdos indispensáveis ao desenvolvimento da sociedade e que não são diluídos no dia a dia. (...) O papel do professor passa a ser de um formador e não mais de informador. As informações estão na Internet deserarquizadas”. Arnon Andrade

  8. Multiplicadores: Elizete Vasconcelos Arantes Filha elizetearantes@gmail.com Maria de Lourdes Valentim Barbalho lourdes.valentim@natal.rn.gov.br (84) 3232 3397

More Related