1 / 43

Relatório da Ação Governamental RAG

Relatório da Ação Governamental RAG. Relatório da Ação Governamental - RAG É a análise das realizações do Governo com os recursos alocados no Orçamento; é a avaliação anual da entrega dos produtos e dos impactos dos programas. PÚBLICO-ALVO Assembleia Legislativa;

Download Presentation

Relatório da Ação Governamental RAG

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Relatório da Ação Governamental RAG

  2. Relatório da Ação Governamental - RAG É a análise das realizações do Governo com os recursos alocados no Orçamento; é a avaliação anual da entrega dos produtos e dos impactos dos programas.

  3. PÚBLICO-ALVO • Assembleia Legislativa; • Tribunal de Contas do Estado; • Auditoria Geral do Estado – controle interno para prevenção de erros e ilegalidades; • Gerentes e equipes setoriais – subsídio para o replanejamento e ajuste de estratégias; e • Sociedade.

  4. Constituição Estadual Art.66 - O Governador deve prestar contas anualmente à Assembléia Legislativa, sobre o exercício anterior.

  5. Lei Complem. 101/2000, art.4º,I,e: Cabe a LDO estabelecer normas de controle de custo e avaliação de resultados dos programas financiados com os recursos dos orçamentos;

  6. Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO Lei nr 9.203, de 25 de agosto de 2009 Art. 29: “..., a avaliação anual dos programas de governo financiados com recursos do orçamento dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública, denominado Relatório da Ação Governamental, será entregue pelo chefe do Poder Executivo à Assembléia Legislativa e ao Tribunal de Contas do Estado até 15 de abril do ano subseqüente.”

  7. Elaboração do RAG Etapas: • Avaliação das Ações (P/A/OE) • Avaliação dos Programas Sistema: • Módulo RAG no Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças – FIPLAN

  8. Ação Governamental É o conjunto de operações cujos produtos contribuem para o alcance dos objetivos do programa.

  9. Avaliação das Ações (P/A/OE)

  10. Avaliação das Ações (P/A/OE) Meta Física: quantidade de produto (bem ou serviço) que se deseja obter a cada ano com a implementação da ação

  11. Avaliação das Ações (P/A/OE) Região de Planejamento: informar a quantidade de bens ou serviços entregues por região

  12. Avaliação das Ações (P/A/OE) Análise da Meta Física: argumentação dos fatores que levaram ao alcance (ou não) da meta proposta pela ação. Analisar a capacidade que se tem de planejar e realizar a meta física proposta para a ação.

  13. Avaliação das Ações (P/A/OE) Régua de Parâmetros: Instrumento que demonstra o desempenho da meta física, da capacidade de planejamento e da execução orçamentária da ação governamental.

  14. Avaliação das Ações (P/A/OE) Realização Orçamentária e Financeira: avalia a realização do orçamento em relação ao previsto na Lei Orçamentária - LOA e após os créditos e contingenciamentos.

  15. Avaliação das Ações (P/A/OE) PPD - Planejamento e Programação da Despesa: índice que mede a capacidade de planejar. Ele permite visualizar de que forma os órgãos estão efetivamente projetando a despesa, ou seja, se estão realizando corretamente o orçamento previsto na LOA.

  16. Avaliação das Ações (P/A/OE) COFD - Capacidade Operacional Financeira da Despesa: índice que mede a capacidade do órgão de executar financeiramente o orçamento.

  17. Avaliação das Ações (P/A/OE) Avaliação Orçamentária/Financeira: contextualizar, de forma resumida, os principais fatos que ocorreram durante a execução da ação e se esses fatos prejudicaram o seu desempenho.

  18. Avaliação das Ações (P/A/OE) Os objetivos específicos são os “resultados esperados” pela execução da ação (projeto/atividade).

  19. Avaliação das Ações (P/A/OE) Outros Aspectos Relevantes: indicar os principais gastos na ação que ainda não citados. Recomendações: melhorias ou ajustes para melhor desempenho da ação.

  20. Programa Governamental É o instrumento de organização da atuação governamental que articula umconjunto de ações que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de um problema ou o atendimento de umanecessidade ou demanda da sociedade.

  21. Programa Governamental Esta avaliação deverá demonstrar: • as mudanças relativas ao problema que o programa estava destinado a resolver; • o impacto gerado pelo programa na sociedade; • o grau de satisfação do usuário.

  22. Avaliação dos Programas Somente após a avaliação das Ações (P/A/OE) é que o Gestor do Programa terá subsídios para realizar a sua avaliação. O órgão deverá fazer análise de todos os programas sob sua responsabilidade, EXCETO, dos programas padronizados

  23. Avaliação dos Programas

  24. Avaliação dos Programas Indicador: é o instrumento destinado a medir se o objetivo do programa foi alcançado e em que medida.

  25. Avaliação dos Programas Análise dos Indicadores: avaliação dos resultados alcançados em 2010 em relação ao que está previsto no PPA 2008/2011, para o exercício de 2010. Deve ser preenchido inclusive se o índice não tiver sido apurado, justificando esse fato.

  26. Avaliação dos Programas Para analisar o PPD e o COFD do programa deverão ser seguidas as mesmas instruções dadas para análise do PPD e COFD das Ações.

  27. Avaliação dos Programas Avaliação da Execução: verificar se o previsto para o programa está sendo alcançado, considerando os objetivos das ações e a alocação de recursos para que fossem atingidas as metas propostas a seus produtos. Critérios de Avaliação:- Recursos Financeiros - Recursos Humanos - Recursos Materiais - Infra-Estrutura - Cumprimento de Metas Físicas

  28. Avaliação dos Programas Resultado do Programa: tem a finalidade de apresentar o desempenho do programa no enfrentamento do problema que lhe deu origem

  29. Avaliação dos Programas Restrições e Providências: Identificação de fatores que dificultaram a execução físico-financeira do programa e quais foram as providências tomadas para resolver estes entraves.

  30. Avaliação dos Programas Outros aspectos Relevantes: situações e fatos ainda não mencionados que impactaram no resultado do programa

  31. Avaliação dos Programas Outros produtos entregues: informar outros produtos entregues e que não foram previstos nas ações, mas que foram relevantes.

  32. Avaliação dos Programas Recomendações: melhorias ou ajustes para melhor desempenho do programa.

  33. CONCLUINDO ... A importância do RAG no Ciclo de Gestão Os dados produzidos pelo RAG fornecem informações para a tomada de decisão dos governantes e para a melhoria da qualidade na alocação dos recursos públicos. Demonstra ainda, os produtos e serviços disponibilizados aos cidadãos de nosso estado, cumprindo com o dever de dar transparência às ações do Estado.

  34. Dicas Importantes: O manual do RAG é um subsídio primordial neste processo; É recomendável que os avaliadores das ações e dos programas façam um rascunho no word das informações a serem inseridas no sistema FIPLAN; As informações devem ser inseridas no Módulo RAG/FIPLAN através do login do responsável pela ação e do gestor do programa avaliado;

  35. “Se quem planeja governa melhor, quem avalia aumenta sua governabilidade.”

More Related