1 / 33

Quem chega ao topo sozinho fez alguma coisa errada no caminho.

Quem chega ao topo sozinho fez alguma coisa errada no caminho. Empreendedorismo III. Há pouco tempo acreditava-se que os líderes não deveriam se aproximar muito dos que lideravam. “Mantenha certa distância” era uma frase que eu ouvia com muita freqüência.

fineen
Download Presentation

Quem chega ao topo sozinho fez alguma coisa errada no caminho.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Quem chega ao topo sozinho fez alguma coisa errada no caminho.

  2. Empreendedorismo III • Há pouco tempo acreditava-se que os líderes não deveriam se aproximar muito dos que lideravam. • “Mantenha certa distância” era uma frase que eu ouvia com muita freqüência. • Acreditava-se que os bons líderes deviam estar um pouco acima e além dos liderados.

  3. Empreendedorismo III Solidão não é um problema da liderança “É grande a solidão quando se está no topo”. Possivelmente essa frase nunca foi proferida por um grande líder. Se você é uma pessoa solitária, isso significa que ninguém está seguindo sua liderança. E se ninguém segue sua liderança, você não está liderando ninguém!

  4. Empreendedorismo III • Que tipo de líder deixaria todo mundo para trás e seguiria sozinho sua jornada? • Só o egoísta. Os bons líderes levam outros consigo para o topo. Promover a ascensão de outros é requisito fundamental para a liderança eficaz.

  5. Empreendedorismo III A solidão não é um problema Relacionado à posição que se ocupa, mas uma questão de personalidade. mantém distante, pois desconhece as necessidades dos liderados, não tem idéia dos sonhos que eles desejam realizar nem lhes sente a pulsação. Além disso, se não há resultado visível dos esforços da liderança, será preciso mudar o líder.

  6. Empreendedorismo III A credibilidade de um líder começa com o sucesso pessoal e se confirma na iniciativa de ajudar os outros a alcançar sucesso também. Para ganhar credibilidade, é preciso que você demonstre possuir três características:

  7. Empreendedorismo III • Iniciativa: você precisa se levantar para subir. • Sacrifício: você precisa abrir mão para subir. • Maturidade: você precisa se desenvolver para subir.

  8. Empreendedorismo III Se você mostrar o caminho das pedras, as pessoas desejarão seguir sua liderança. Quanto mais alto você chegar, maior será o número de pessoas dispostas a viajar ao seu lado.

  9. Empreendedorismo III Geralmente, os líderes não estão no topo Os líderes raramente ficam muito tempo parados. Eles estão em constante mudança. Às vezes, estão descendo a montanha para descobrir novos líderes em potencial. Em outras oportunidades, estão na escalada com um grupo de pessoas.

  10. Empreendedorismo III Jules Ormont afirmou: “O grande líder nunca se coloca acima daqueles que o seguem, a não ser quando se trata de assumir responsabilidades”. Bons líderes que mantêm a interação com seu pessoal estão sempre se inclinando: é a única maneira de estender a mão para baixo a fim de puxar os outros para cima.

  11. Empreendedorismo III Conselhos: 1. Evite pensar apenas no cargo. Na liderança, contam tanto o cargo quanto os relacionamentos. O tempo dedicado à construção de bons relacionamentos gera amizades sólidas. Já os líderes que se preocupam apenas com o cargo costumam ser solitários, promovendo distanciamento sempre que usam o título e a autoridade que possuem para persuadir sua equipe a cumprir alguma tarefa.

  12. Empreendedorismo III 2. Fique atento aos fracassos e aos aspectos negativos do sucesso. Assim como o fracasso, o sucesso pode ser bem perigoso. Sempre que alguém passa a se considerar “um sucesso”, começa a se apartar das outras pessoas que classifica como “menos bem-sucedidas”. Ironicamente, o fracasso também leva a esse distanciamento, mas por outras razões. Se você se considera “um fracasso”, começa a evitar os outros porque não quer mais ver ninguém.

  13. Empreendedorismo III A pessoa mais difícil de liderar é sempre você mesmo. Numa tira de quadrinhos, Walt Kelly disse: “Encontramos o inimigo. E o inimigo somos nós.” Julgue você Mesmo

  14. Empreendedorismo III Não nos vemos do mesmo modo que vemos os outros. A Natureza humana parece nos dotar da habilidade de formular conceitos sobre todas as pessoas do mundo – exceto nós mesmos

  15. Empreendedorismo III Somos mais críticos em relação aos outros do que a nós mesmos. Geralmente adotamos critérios diferentes quando julgamos a nós mesmos e aos outros. Julgamos os outros conforme suas ações e a nós mesmos pos nossas intenções. Isso é padrão, inclusive quando fazemos algo errado.

  16. Empreendedorismo III Segredos para liderar a si mesmo: 1. Aprenda a se submeter a autoridade dos outros. O Líder que já foi liderado e se saiu bem sabe como exercer a liderança de maneira eficiente.

  17. Empreendedorismo III 2. Desenvolva a Autodisciplina. Quando somos tolos queremos conquistar o mundo, quando somos sábios queremos conquistar a nós mesmos.

  18. Empreendedorismo III 3. Exercite sua paciência: Geralmente as realizações que valem a pena são demoradas. A impaciência é característica do líder. Ele planeja 50 passos a frente e deseja realizar o mais rápido possível, para seguir adiante.

  19. Empreendedorismo III Procure alguém a quem possa prestar contas: “Quando você vir um homem bom, tente imita-lo. Quando vir um homem mau, olhe pra dentro de si e tente encontra-lo” (Provérbio Chinês) “Esse erro jamais acontecerá comigo” . Receita dos fracassados.

  20. Empreendedorismo III Estágios do desenvolvimento: • - Não queremos conselho algum; • - Não recusamos o conselho; • - Achamos o conselho bem-vindo; • - Buscamos efetivamente o conselho; • - Costumamos seguir um bom conselho que recebemos.

  21. Empreendedorismo III Exercício: Com que clareza você se vê? Analise como tem sido seu desempenho desde o ano passado. Faça uma lista dos principais objetivos e metas e, em seguida, escreva ao lado se foram alcançados ou não.

  22. Empreendedorismo III Converse com alguém que você conhece e confia, dizendo que está avaliando uma pessoa para uma oportunidade de emprego. Mostre suas características. Pergunte o que essa pessoa acha do candidato, com base nos sucessos e fracassos. Bate com a sua auto-avaliação?

  23. Empreendedorismo III De que tipo de crescimento pessoal você necessita? Em quais áreas você precisa se desenvolver: Autodisciplina, Paciência ou Capacidade de se submeter a liderança de alguém? Qual tarefa ou prática lhe ajudará nesse desenvolvimento?

  24. Empreendedorismo III Até que ponto você é capaz de ouvir conselhos? Peça 5 conselhos de 10 amigos próximos e aplique os 5 níveis explanados aqui.

  25. Empreendedorismo III Criticas: Ninguém presta atenção nos corredores do meio ou do fim da fila, somente nos líderes. Quem não tem chance de vencer costuma ser rejeitado ou ignorado.

  26. Empreendedorismo III A Crítica é algo que você evita com facilidade. Basta não dizer nada, não fazer nada e não ser nada. (Aristóteles)

  27. Empreendedorismo III Assuma uma imagem realista a seu respeito. Isso ajudará a formar uma base sólida para lidar com as críticas de maneira positiva. Quando um líder é criticado, não é a pessoa em si, mas o cargo que ocupa. É preciso separar as duas coisas. Não levar para o lado pessoal.

  28. Empreendedorismo III Mude, seja responsável Se reajo bem ao que dizem os meus críticos, analisando-me de forma honesta e admitindo minhas fraquezas, então me coloco em condições de começar uma mudança positiva.

  29. Empreendedorismo III Quem me criticou? Criticas adversas de um sábio valem mais do que declarações de um puxa-saco. Como essa crítica foi feita? Foi um julgamento gratuito ou me deu o benefício da dúvida. Falou com ternura? Qual o motivo da crítica? É resultado de mágoa ou me trará benefício?

  30. Empreendedorismo III Quando receber críticas, mantenha a atitude certa: • Não fique na defensiva; • Procure traços da verdade; • Efetue as mudanças necessárias • Assumo a atitude mais positiva.

  31. Empreendedorismo III • Quais criticas me afetaram? • Quais críticos eu evito ou não gosto? • Como lidei ou lido com a situação?

More Related