1 / 10

Gêneros de texto (não-ficção)

Comentário Resenha Ensaio. Crônica Crítica Estudo dirigido Relatório. Gêneros de texto (não-ficção). Comentário

fia
Download Presentation

Gêneros de texto (não-ficção)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Comentário Resenha Ensaio Crônica Crítica Estudo dirigido Relatório Gêneros de texto(não-ficção)

  2. Comentário Muito confundido com a crítica por causa do conteúdo opinativo. O comentário é um juízo de valor emitido pelo autor, geralmente sobre uma obra qualquer – cinema, dança, literatura. Freqüentemente encontra-se em jornais e revistas comentários sobre cinema ou TV. Gêneros de texto(não-ficção)

  3. Resenha A resenha é a leitura que alguém, geralmente um especialista, faz de uma determinada obra, com o objetivo de proporcionar ao leitor um mínimo de informações para que ele (o leitor) tenha uma idéia do que se trata. Jornais costumam trazer resenhas de livros e de filmes. Gêneros de texto(não-ficção)

  4. Ensaio O ensaio é um texto de livre criação, cujo autor tem compromisso apenas com suas próprias reflexões e com a realidade que ele vê. Esse é o tipo de texto encontrado nos editoriais dos jornais, por exemplo. É profundamente opinativo. Destaque: Instituições em Frangalhos, editorial de 13/12/1968, O Estado de S. Paulo. Um sermão pode ser um ensaio? Gêneros de texto(não-ficção)

  5. Relatório O relatório pode ser considerado o inverso do ensaio: deve conter pouca ou nenhuma opinião e muita informação. Um relatório é um documento destinado a registrar dados e fatos e costuma servir para a tomada de decisões. Exceção: Graciliano Ramos. Gêneros de texto(não-ficção)

  6. Crônica É um gênero literário que, como seu nome indica, serve como “retrato”de um tempo, especificamente do tempo que o autor está vivendo. Costuma ser encontrado em jornais. Exemplos: L.F. Veríssimo e João Ubaldo Ribeiro. Gêneros de texto(não-ficção)

  7. Crítica É o mais complexo e difícil. A crítica é um exercício de “desmontagem” de um tema para que se possa analisá-lo parte por parte. Só um bom especialista pode fazer crítica sobre determinado assunto. Críticas analisam assuntos. Não significa que vão condená-los. Gêneros de texto(não-ficção)

  8. Estudo dirigido É um texto que deve ser construído com base na leitura de outro. Um pequeno conjunto de perguntas orienta os alunos a dirigir sua atenção para determinados temas. A resposta a essas perguntas resulta no texto esperado pelo professor. Gêneros de texto(F.E.)

  9. Como escrever Informe-se: domine as informações sobre o assunto Descubra quem será o seu leitor Gêneros de texto(F.E.)

  10. Como escrever Escreva para o seu leitor: Estabeleça uma linguagem apropriada para o seu público Estabeleça uma ordem para as informações Comece pela parte mais atraente Termine pela parte menos atraente Gêneros de texto(F.E.)

More Related