220 likes | 292 Views
- Soluções em Geoprocessamento. Distribuidor autorizado da MicroImages. Visite nosso site ! www.latitude23.com.br. O que é Agricultura de Precisão ?. Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se a tecnologia de informação
E N D
- Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Visite nosso site ! www.latitude23.com.br
O que é Agricultura de Precisão ? Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se a tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo, clima e terreno. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos, corretivos e defensivos. O que é Geoprocessamento ? O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados no ambiente de um software de informações geográficas (SIG). O tutorial Agricultura de Precisão com TNTmips é subdividido em 12etapas : Mapeamento dos talhões - Importação dos dados GPS Criar grade de agricultura de precisão Criar pontos de amostragem Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Transferir a interpolação para a grade de agricultura de precisão Criar um mapa de aplicação com taxa variável Exportar o mapa de aplicação com taxa variável Sensoriamento remoto e agricultura Baixar uma imagem gratuita de satélite Importar e visualizar uma imagem de satélite em TNTmips Índices de vegetação – Criar e interpretar o NDVI
Teoria 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar um NDVI Definição: Um índice de vegetação mede a atividade fotossintética, ou seja, a produtividade da lavoura na imagem de satélite por meio do comportamento espectral da cultura. Índices de vegetação usam geralmente os espectros de vermelho e infravermelho próximo; o gráfico abaixo mostra, como plantas saudáveis e plantas com estresse divergem no comportamento espectral nestes dois espectros: Estrutura celular: Plantas saudáveis refletem mais luz no espectro infravermelho próximo Absorção de Clorofila (Fotossíntese): Plantas saudáveis absorvem mais luz no espectro vermelho Planta saudável Planta com estresse Planta com estresse severo Vermelho (V) Infravermelhopróximo (IVP) Espectro IVP – Espectro V Espectro IVP + Espectro V O mais popular índice de vegetação é o NDVI com seguinte fórmula:
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar um NDVI Neste tutorial, vamos aprender com criar o NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada), o mais usado índice de vegetação ao lado do EVI. Clique em “Cálculo...”.
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar um NDVI Escolhe no grupo “BroadbandVegetationIndices” a Operação NDVI – NormalizedDifferenceVegetationIndex” . Por fim, clique em “Rasters...”. Digite valor “1” . Escolhe “32-bit ponto-flutuante”.
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar um NDVI Navegue até o arquivo de projeto “Imagem de Satélite.rvc” e entre no arquivo, clicando 2x nele. Selecione primeiro a imagem de satélite “RapidEye Espectro Infravermelho Próximo” e a seguir “RapidEye Espectro Vermelho Extremo”. A seguir, clique em “OK”
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Clique em “Executar”.
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x. Digite “NDVI” como nome e “NDVI RapidEye Espectro...” como descrição. A seguir, clique em “OK”
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Parabéns! Você acabou de criar um NDVI. Clique em “Sair” para encerrar o processo.
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Na segunda parte deste tutorial, vamos interpretar um NDVI.Clique em “Exibição...
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Clique no ícone “Adicionar Raster”.
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Clique em “Individual”.
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique duas vezes em seguida em “NDVI” para transferir o raster para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”.
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Clique no símbolo “+”. O “NDVI” é uma imagem em escalas de cinza; o maior o NDVI (celas mais claras), o maior a atividade fotossintética, ou seja, a produtividade da lavoura. Conseqüentemente, as partes mais escuras representam áreas de pouca atividade fotossintética. Vamos explorar mais um pouco a imagem, que representa canaviais.
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Clique no ícone preto e branco de raster e a seguir em “Região de Limiar de Raster...”.
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Esta área tem o menor NDVI; provavelmente trata-se de um talhão já colhido de cana. Mude o valor para “0.22” e clique em “Aplicar”.
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI As áreas com os limites em verde representam as área com o maior NDVI, ou seja, a maior produção de biomassa. Assim, o agricultor pode avaliar a produtividade e sua variabilidade espacial na sua lavoura. Mude o valor para “0.52” e ‘0.58” e clique em “Aplicar”. Por fim, clique em “OK”.
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Primeiro, clique na aba “Região”... ... e a seguir, clique em “Salvar Região...”.
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x. Digite o nome sugerido... ... e clique em “OK”.
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Clique no “X” para fechar a GeoCaixa de Ferramentas.
Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Clique no novamente no “X”... ... e a seguir em “Sim” para encerrar a exibição.
Soluções em Geoprocessamento Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial. Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ AVISO! Para imprimir a versão PDF, use a configuração “Escala de cinza” ou de preferência “Preto e branco puro” da sua impressora para economizar tinta. Distribuidor autorizado da MicroImages