BEM-VINDO AO - PowerPoint PPT Presentation

faris
bem vindo ao n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
BEM-VINDO AO PowerPoint Presentation
Download Presentation
BEM-VINDO AO

play fullscreen
1 / 14
Download Presentation
BEM-VINDO AO
124 Views
Download Presentation

BEM-VINDO AO

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. BEM-VINDO AO

  2. Caracterização dos alunos. Do ponto de vista do desenvolvimento infantil, os Psicólogos costumam distinguir duas fases nas crianças do 1º Ciclo: Dos 5 aos 7 anos e dos 8 aos 10 anos No entanto, para o objectivo que ora nos propomos, uma caracterização da faixa etária destas crianças parece suficiente, dado que não se sente necessidade de uma descrição de elevado rigor pedagógico.

  3. Assim, tomamos como base para a construção deste programa de ensino as seguintes características mais relevantes do ponto de vista pedagógico, geralmente verificado nas crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos:Memória - Têm facilidade em imitar e memorizar.Comunicação - Sentem uma forte necessidade de comunicar.Egocentrismo - Preocupam-se muito com o seu “eu”.Objectividade - São bastante objectivos, nos assuntos que lhes são apresentados.Diversidade - Os seus ritmos de aprendizagem são relativamente diversos.Concentração - Manifestam relativos períodos de concentração. Inibição- Atitudes desinibidas mas com sentido de responsabilidade.

  4. Metodologia a adoptar.Todas as actividades a desenvolver no âmbito da iniciação ao Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico deverão sempre assumir um conceito LÚDICO, AUDIO-ORAL E COMUNICATIVO.ASSIM SUGERIMOS :abordagens ligeiras e muito simples;exercícios que promovam o treino da repetição e da memorização;actividades desafiadoras, envolvendo movimentos ajustados;comunicação oral, primeiro recepção, depois produção;prática da pronúncia, entoação e ritmo através de actividades lúdicas;situações comunicativas próprias da idade, centradas no interesse dos alunos, dando como exemplo personagens conhecidas, vistas na televisão ou em livros da especialidade para crianças;articulação da introdução dos conteúdos temáticos com o Professor titular da turma, de modo a que surjam na aula de Inglês depois de articulados com as outras disciplinas.

  5. Programa PedagógicoO C.L.A. dada a sua larga experiência de ensino dirigido às crianças tomou, como base na elaboração deste programa, certas características que considera relevantes do ponto de vista pedagógico, tendo em atenção a sua faixa etária.Não se deve começar o ensino da gramática de uma língua a quem ainda não a sabe falar. Neste contexto, no 1º e 2º ano de escolaridade, o ensino deve basear-se em comportamentos linguísticos bastante simples de expressão oral muito repetitiva e de certo modo ligada à língua materna para efeitos de vocabulário e de jogos e canções adequados.No 3º e 4º ano de escolaridade, os moldes adoptados são os mesmos acima referidos, mas tendo já uma gradual evolução no que respeita à escrita e temas abordados. Todos os níveis abordam os mesmos tópicos, mas tendo em conta a faixa etária de cada grupo e a respectiva homogeneidade na aprendizagem ou seja, apenas se passará ao tópico seguinte, se a grande maioria do grupo tiver absorvido a matéria do tópico em curso.

  6. Com este Programa Pedagógico é difícil encontrar um aluno que sinta dificuldades de assimilação, pela sua componente lúdica, onde as crianças são motivadas a gostar da Língua, absorvendo e envolvendo-se nos temas. No entanto, e porque nem todos têm a mesma apetência, no caso de haver algum aluno com mais dificuldade, o professor deve tomar esse facto em consideração, procurar saber o motivo, e tentar resolvê-lo, de maneira a que o aluno se sinta integrado e progrida.Assim, para melhor compreensão, os tópicos principais dos Conteúdos Programáticos, que se segue:Objectivos de Aprendizagem comuns aos 12 Temas apresentados:Ser capaz de…Identificar – ex: cores, objectos de sala, membros da família, animais de estimação, nomes das partes do corpo, meses do ano, divisões da casa, vocabulário relacionado com o tempo, desportos diferentes, alimentos, meios de transporte, vestuário;Cantar canções e chants;Fazer descrições, perguntar, responder, recolher informação/investigar;Fazer um cartaz, um cartão, de participar em actividades de grupo.

  7. ACERCA DO MANUAL: • O livro/fichas de actividade/portefólio, foi compilado de acordo com o Plano de Estudos que lhe foi enviado. Foi criado com a intenção de não ter de despender dinheiro nem tempo com pesquisas. • Por ter sido compilado de diversas fontes (a maioria da internet), nem todas as páginas são perfeitas e poderá haver um ou outro exercício incluído em determinada página, o qual terá de deixar para resolver mais à frente, pois poderá ter mais sentido se realizado noutro tema. • Por exemplo, uma actividade sobre animais na mesma folha onde haja actividades sobre as cores, deverá ser realizada a actividade que estiver programada e deixada a outra para resolver no seu devido tempo. Daí a necessidade de ter de deixar sempre o manual na sala e de não separar as folhas. • Existem nele outras actividades inseridas, para maior diversidade de conteúdos de modo a proporcionar momentos divertidos e descontraídos. A intenção não é tornar as aulas fastidiosas, antes pelo contrário.

  8. PRIMEIRO DIA DE AULAS: • Antes de mais, deverá apresentar-se ao Coordenador da escola e ao Professor titular de cada turma. Nessa altura, poderá inteirar-se do funcionamento, ex. dos intervalos, sala de aula, características dos alunos, regras de escola e de sala de aula, onde escrever os sumários, materiais que poderá, ou não, utilizar, entre outros assuntos que considera serem pertinentes para uma boa relação com a escola, corpo docente e funcionários administrativos e auxiliares. • Para bom funcionamento das escolas, evitar faltas e atrasos. Tente chegar sempre 5 minutos antes da hora da aula. • Se por algum motivo tiver de faltar, fale com alguém do CLA, com pelo menos 48 horas de antecedência, para podermos proceder à substituição.

  9. Por favor não entre na sala a sorrir! Pode parecer antipático, mas não é. Evita qualquer tentativa de má educação ou de mau comportamento por parte dos alunos mais atrevidos. A disciplina tem de ser imposta logo de inicio. Esta atitude irá evitar muitos dissabores ao professor. Mais tarde sim, (a meio do ano) podemos começar a soltar uns sorrisos, dependendo da turma. • Criar regras de sala: • Os alunos têm de trazer sempre o caderno, e material. Pode não ser novo nem caro. Mas convém que esteja cuidado. Convém verificar os cadernos de vez em quando, por causa da ortografia e orientá-los para uma boa apresentação. Quem se esquecer do caderno, escreve numa folha solta, mas não poderá ficar a perturbar os colegas, sem fazer nada. • Sugerimos que deixem sempre os cadernos e os livros na sala. Peça ao professor titular ou ao coordenador da escola, para lhe arranjar um espaço, por mínimo que seja, só para o inglês. Dentro de um armário ou em cima de uma bancada.

  10. É de privilegiar a aquisição de caderno, por parte do aluno, para além deste livro que lhe é fornecido, de modo a que o aluno sinta mais responsabilidade e motivação para a aprendizagem do inglês. No caderno, o aluno deverá, sempre com a orientação do professor, registar os sumários ou objectivos para o dia da aula. Deverá funcionar como um registo de todas as acções que vão sendo tratadas e desenvolvidas nas unidades acima descritas. As crianças, por si, adquirem um desempenho e atitudes positivas, criam modalidades de auto-aprendizagem, co-participam na sua avaliação e exprimem a sua individualidade e criatividade. • Registar sempre os sumários/assinalar faltas dos alunos - necessárias para registo no Mapa da Câmara. • Sugiro que peça aos alunos para porem o nome deles à frente deles, na secretária. Traduza-lhe o nome para inglês ou invente-lhe um nome, como o aluno preferir. As crianças adoram saber como se diz o nome deles noutra língua. (1º ano ainda não sabe escrever – terá de os ajudar) • Falar sobre o sistema de carimbo como processo de rotina de sala. • Responsabilidade cívica e social – ensino de cidadania – respeito pela diversidade e equidade cultural (multiculturas): todos diferentes, todos iguais – antes de sermos professores, somos cidadãos!! • O Aluno vê em si professor um exemplo a seguir!

  11. PLANIFICAÇÃO DAS AULAS (exemplo) • Aulas de 45 minutos: • - Apresentação aos alunos, dos objectivos da aula/sumário – 5 minutos • - Explicação do tema e vocabulário novo (no Plano de Estudos)– 10 minutos • - Aplicação e resolução de ficha de actividade, relativa ao tema apresentado – 15 minutos • - Jogo, canção ou rima, de acordo com o tema – 10 minutos • - Final da aula: arrumar todo o material e sala. Alinhar para a saída. – 5 minutos • Em dias de festividades, o trabalho a realizar pelos alunos será de acordo com o tema: • Ex: cartão de Natal, canções para a festa, trabalhos manuais para Halloween, dia da Mãe, dia do Pai, SaintPatrick’s; Histórias, etc. • A planificação das aulas, evita tempos mortos e consequente s tentativas de distúrbios na sala, por parte dos alunos.

  12. O CLA incentiva os seus professores a fazerem, regularmente, jogos com as crianças, dentro e fora da sala de aula, sempre que os espaços escolares e o estado do tempo o permitirem. • Podem-se realizar jogos divertidos e motivadores, sempre relativos aos temas leccionados, tais como, “ListenandPoint/touch”, “JumptheLine”, “Bring me a ….”, “Lexical Chairs”, “Bingo”, “Picture Bingo”, “Word Bingo”, “Memory Game”, “Hangman”, etc. • NOTA: O CD será fornecido, após solicitação do mesmo, pelo email adm@....

  13. CONTACTOS:21 486 40 94 – tel/fax21 483 58 47 96 921 22 26Morada: Rua das Padarias, 108 – Alvide – 2755-062 Alcabidecheadm@centrolinguasalvide.com– Ana Dâmasocentrolinguasalvide@gmail.com – Giselle MirandaHorário de funcionamento:das 9.30h às 12.30h e das 14.30h às 18.45hSolicitamos que não deixe mensagens, escritas ou de voz,no telemóvel do CLA – nem sempre podem ser vistas ou ouvidas atempadamente.

  14. BOM TRABALHO!