1 / 11

INTEGRALIDADE , CONDIÇÃO CRÔNICA E HANSENÍASE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ENFERMAGEM. INTEGRALIDADE , CONDIÇÃO CRÔNICA E HANSENÍASE. Autoras: Mona Lisa Rezende Carrijo Silvana Barbosa Pena Aldenan Lima Ribeiro Corrêa da Costa Anna Lucia Gawlinski de Arruda. Introdução:.

fabian
Download Presentation

INTEGRALIDADE , CONDIÇÃO CRÔNICA E HANSENÍASE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ENFERMAGEM INTEGRALIDADE, CONDIÇÃO CRÔNICA E HANSENÍASE Autoras: Mona Lisa Rezende Carrijo Silvana Barbosa Pena Aldenan Lima Ribeiro Corrêa da Costa Anna Lucia Gawlinski de Arruda.

  2. Introdução: Trata-se de um estudo componente do projeto “Avaliação dos Múltiplos Custos em Saúde na Perspectiva dos Itinerários Terapêuticos (IT) de Famílias e da Produção de Cuidados em Saúde em Municípios de MT”. Nosso foco foi a condição crônicade hanseníase e a necessidade de cuidados continuados abordada a partir do Itinerário Terapêutico empreendido por um adulto em busca de resolutividade às suas necessidades de saúde. Projeto financiado pela FAPEMAT - Edital PPSUS- Nº 010/2006 - AprovadapeloCEP - nº307/CEP-HUJM/06 - Grupo de PesquisaEnfermagem e Cidadania (GPESC/FAEN/UFMT)

  3. PRESSUPOSTOS E QUESTIONAMENTOS Pressupomos que o hanseniano busca por si só os serviços de saúde, onde não existindo: • serviços de saúde adequadamente integrados, • boas práticas de saúde, como acolhimento, diálogo, escuta e, principalmente, • o saber técnico, que facilitariam o diagnóstico precoce da hanseníase Assim, questionamos: de que modo um adulto do Distrito da Guia/MT e sua família, tece sua busca por cuidados no Sistema Único de Saúde?

  4. Objetivo: Compreender como se efetiva na prática o princípio da integralidade na dimensão da integração dos serviços de saúde e das boas práticas profissionais a partir do Itinerário Terapêutico de um hanseniano na busca por resolutividade das necessidades de saúde.

  5. Material e Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória descritiva, realizado pelo método estudo de caso, por meio de entrevista em profundidade. Os dados foram colhidos em setembro/outubro de 2008. A análise foi realizada a partir da construção do Genograma/Ecomapa, em composição com IT visualizado como tecnologia avaliativa em saúde.

  6. Itinerário Terapêutico:

  7. Ecomapa:

  8. Resultados: No ecomapa foi evidenciada a fragilidade das boas práticas de saúde. No IT foi possível observar que o princípio da integralidade se manifesta na sua dimensão de políticas de saúde mostrando uma adequada estruturação da rede hierárquica de saúde, embora ainda não se efetive como integração dos serviços de forma ampla, mas apenas de forma pontual.

  9. Conclusão: Considera-se que as idas e vindas do usuário no sistema de saúde ocorreu muito mais conforme sua própria lógica do que por meio de referência e contra-referência. Constatamos também como repercussões da condição crônica na vida familiar a importância das redes sociais de apoio informais, uma vez que estas supriram muitas necessidades básicas e até financeiras.

  10. Referências Bibliográficas : ARAÚJO, Laura Filomena Santos; BELLATO, Roseney; SOUZA, Solange Pires Salomé de; MARUYAMA, Sônia AyakoTao ; COSTA, Aldenan Lima Ribeiro Correa da. O itinerário terapêutico como tecnologia avaliativa da integralidade em saúde. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM (59: 2007: Brasília, DF). Comunicação Oral. Anais / LIMA, Maria da Glória; PINHO, Diana Lúcia Moura; SANTOS, Erlita Rodrigues (Orgs.). Brasília: Associação Brasileira de Enfermagem, 2007. ISBN 9788587582294. 1

  11. MUITO OBRIGADO!!!

More Related