Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
A IGREJA PowerPoint Presentation

A IGREJA

308 Views Download Presentation
Download Presentation

A IGREJA

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. A IGREJA Lição 8 23 de agosto de 2014

  2. JESUS E A IGREJA • Jesus fundou a igreja. • Jesus orou pela unidade de sua igreja. • Jesus promoveu a unidade de sua igreja. • Jesus ensinou a manter a unidade em sua igreja. • Como evitar a desunião. • Como restaurar a união.

  3. O FUNDAMENTO DA IGREJA “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” (Mateus 16:18) Ensinou Jesus aqui que Pedro seria o fundamento sobre o qual se edificaria a igreja? Ver 1 Coríntios 3:11 e Efésios 2:20. Fazendo um jogo de palavras com o nome de Pedro (Petros, em Grego), Jesus fala da rocha (petra, em grego) sobre a se edificaria a igreja. Tanto no Antigo Testamento como no Novo, se emprega a palavra “rocha” para falar de Deus e de Cristo. Evidentemente, Jesus usou o símbolo da rocha para referir-se à declaração de Pedro: “Tú és o Cristo” (Mt. 16:16)

  4. “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.” (Deut. 32:4) “O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel)” (Gênesis 49:24) “O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio” (Salmos 18:2) “Porque te esqueceste do Deus da tua salvação, e não te lembraste da rocha da tua fortaleza, portanto farás plantações formosas, e assentarás nelas sarmentos estranhos.” (Isaías 17:10) “Não és tu desde a eternidade, ó Senhor meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. Ó Senhor, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar” (Habacuque 1:12) “Disse pois: O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador” (2 Samuel 22:2) “E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes,a pedra que os edificadores reprovaram,essa foi a principal da esquina,E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados” (1 Pedro 2:7-8) “E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo” (1 Corintios 10:4)

  5. UMA ORAÇÃO PELA UNIDADE “Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim” (João 17:23) Assim como Pai e o Filho, sendo distintos, são um em natureza e propósito, os crentes – com distintos temperamentos, contextos e habilidades – devemos constituir uma igreja unida, através de Jesus Cristo. Quanto mais perto de Jesus estamos cada um de nós, mais unidos estaremos cada um nossos irmãos. • Para que isto ocorra, devemos aceitar o senhorio de Jesus em nossa vida. Ele deve moldar nosso caráter, e nós temos que render nossa vontade a Ele.

  6. “A harmonia e a união que existem entre homens de disposições várias constituem o mais forte testemunho que se possa dar de que Deus enviou Seu Filho ao mundo para salvar os pecadores. É nosso privilégio dar este testemunho. Mas para isso fazer, precisamos colocar-nos sob a ordem de Cristo. Nosso caráter tem que ser moldado de conformidade com o caráter dEle, nossa vontade tem que ser rendida à Sua. Então trabalharemos juntos sem um pensamento de colisão.” E.G.W. (Testemunhos para a igreja, v. 8, pg. 253)

  7. PODER PARA MANTER A UNIDADE “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (Atos 2:42) • Os crentes da igreja apostólica foram “perfeitos em unidade” (João 17:23) graças a dois elementos outorgados por Jesus: a Verdade e o Amor (a doutrina e a comunhão). Devemos lembrar que o amor sem a verdade é cego, e a verdade sem amor é infrutífera. A mente e o coração devem trabalhar juntos.

  8. COMO EVITAR A DESUNIÃO “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor.” (Levítico 19:16) • Além de ser uma violação do nono mandamento, a fofoca contraria a ordem de Jesus: “Não julgueis, para que não sejais julgados” (Mateus 7:1). • Ninguém foi chamado a julgar os outros, nem a falar mal de ninguém, nem a comparar-se com os demais, mas somente com Cristo. Quando cremos que há necessidade de falar sobre outra pessoa, façamo-nos estas três perguntas: É verdade o que estou por dizer (Êxodo 20:16)? É edificante o que estou por dizer (Efésios 4:29)? É possível dizê-lo com amor (Provérbios 25:11)?

  9. COMO RESTAURAR A UNIÃO “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” (Mateus 5:23-24) Em Mateus 18:15-18, encontramos o método que, segundo Jesus, devemos seguir quando ofendemos uma pessoa, ou nos sentimos ofendidos por ela. Fala a sós com teu irmão(ã). Isto solucionará a maior parte das ofensas. Se não houver reconciliação, fala diante duas ou três testemunhas neutras. Se ainda assim não se solucionar o problema, apresenta-o para a igreja. “Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.” (Gálatas 6:1)

  10. E.G.W. (O maior discurso de Cristo, pg. 53) “Se as dificuldades existentes entre irmãos não fossem expostas a outros, mas francamente tratadas entre eles mesmos, no espírito do amor cristão, quanto mal seria evitado! Quantas raízes de amargura pelas quais muitos são contaminados seriam destruídas, e quão íntima e ternamente poderiam os seguidores de Cristo ser unidos em Seu amor!”