1 / 67

O PREÇO DE SER UM LÍDER

O PREÇO DE SER UM LÍDER. A verdadeira liderança sempre exige um alto preço do líder, e quanto mais eficaz a liderança, maior será o preço a ser pago.

erma
Download Presentation

O PREÇO DE SER UM LÍDER

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O PREÇO DE SER UM LÍDER • A verdadeira liderança sempre exige um alto preço do líder, e quanto mais eficaz a liderança, maior será o preço a ser pago. • Se você aceitou o desafio de ser um líder para impactar a sua geração, deve se preparar para aceitar e enfrentar o custo, que vem com a responsabilidade daliderança.

  2. OS DESAFIOS DA LIDERANÇA Os desafios que os verdadeiros líderes devem suportar 1 - SACRIFÍCIO PESSOAL Os verdadeiros líderes estão sempre dispostos a dar a sua vida por objetivos que são maiores do que seu próprio bem-estar. Você jamais terá um grande trabalho na igreja, se não estiver disposto a pagar o preço pela conquista. “ Quem acha a sua vida perdê-la-á: quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.” (Mt 10:39).

  3. OS DESAFIOS DA LIDERANÇA 2- REJEIÇÃO • Se você quiser aceitar o chamado paraser líder, deve estar preparado para ser rejeitado e incompreendido por alguns. Ex: Jesus Cristo e o apóstolo Paulo. • Rejeição nem sempre significa que você está errado, mas indica sim, que você está desafiando outros a mudar.

  4. DESAFIOS DA LIDERANÇA 3 -CRÍTICA. A crítica é o maior teste de maturidade de um líder. Se você não estiver pronto e aberto para receber acrítica, não estará pronto para ser um líder. Se você não quer ser criticado, então é melhor não fazer nada.

  5. DESAFIOS DA LIDERANÇA 4 - SOLIDÃO Os grandes líderes que têm mudado o mundo e impactado sua geração, eram almas solitárias e visionários. Se você não está disposto a permanecer convicto e solitário na sua visão, poucos estarão inclinados a ficar com você.

  6. DESAFIOS DA LIDERANÇA 5 – PRESSÃO O Senhor Jesus Cristo experimentou este preço no jardim do Getsêmani, quando lutou com a decisão que afetaria o futuro do mundo inteiro. Qualquer líder deve estar preparado para enfrentar as pressões da vida. E elas vêem de todos os lados.

  7. DESAFIOS DA LIDERANÇA 6- FADIGA A liderança faz pesadas exigências ao líder. Não há meio de se tornar um líder eficaz sem ser às vezes afetado peloestresse, e o cansaço físico e mental. Todo líder deve cuidar bem da saúde para suportar as caras que exige uma liderança eficaz.

  8. OS PERIGOS DA LIDERANÇA O apóstolo Paulo escreveu a respeito dos perigos da liderança (1Co 9:27) pois ele mesmo estava consciente dos riscos que um líder corre ao se colocar diante dessa tarefa tão nobre e árdua. ” Mas esmurro o meu próprio corpo e o reduzo á escravidão, para que tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (1Co 9:27).

  9. OS PERIGOS DA LIDERANÇA 1-POPULADRIDADE A liderança por sua natureza peculiar, conduz ao desenvolvimento do “Culto da personalidade”. O verdadeiro líder se resguardará desta tentação, canalizando a afeição dos seus seguidores para oSenhor Jesus Cristo e para a visão para qual eles foram chamados.

  10. OS PERIGOS DA LIDERANÇA 1-POPULARIDADE “ Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu de Apolo, não é evidente que andais segundo oshomens? Que é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus quedá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.” (1Co 3:4-9)

  11. OS PERIGOS DA LIDERANÇA 2 –ORGULHO - (Pv 16:5; 2Cr 26:) Aposição de liderança eleva naturalmente o indivíduo, a posição de proeminência e importância aos olhos de muitos. O orgulho é muito ilusório e difícil de detectar por aquele que o possui. Os verdadeiros líderes estão sempre conscientes de que são privilegiados em servir e devem cada parcela do sucesso ou realização a Deus e a cooperação de outros. Os autênticos líderes nunca se esquecem de onde vieram, e vivem para traze outros ao ponto de onde estão.

  12. OS PERIGOS DA LIDERANÇA 2 –ORGULHO - (Pv 16:5; 2Cr 26:) Aposição de liderança eleva naturalmente o indivíduo, a posição de proeminência e importância aos olhos de muitos. O orgulho é muito ilusório e difícil de detectar por aquele que o possui. Os verdadeiros líderes estão sempre conscientes de que são privilegiados em servir e devem cada parcela do sucesso ou realização a Deus e a cooperação de outros. Os autênticos líderes nunca se esquecem de onde vieram, e vivem para traze outros ao ponto de onde estão.

  13. OS PERIGOS DA LIDERANÇA “Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune.” (Provérbios 16:5). “ Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.“ (2 Cr 26:16).

  14. OS PERIGOS DA LIDERANÇA 3 - Acreditam que são indispensáveis. Um dos maiores perigos para os líderes é a convicção de que eles são indispensáveis, insubstituíveis. E que o sucesso de tudo depende somente deles. Pelo contrário os verdadeiros líderes reconhecem que receberam o privilégio e a breve oportunidade de servir a sua geração com os dons que receberam e tem a obrigação de preparar outros para substituí-los.

  15. OS PERIGOS DA LIDERANÇA 4 – Ciúme. Há uma tentação de medir o próprio sucesso em comparação com êxito dos outros. Isto é perigoso, pois é o início do nascimento de um espírito ciumento. O verdadeiro líder não mede o seu sucesso, comparando-se aos outros, mas com a sua visão e propósito. Deus não recompensará você pela competição, mas sim pela obediência a sua própria visão.

  16. MANUAL DE LÍDERES MINISTÉRIO DA COMUNIDADE EVANGÉLICA CRISTÃ DE VILA DA PENHA Pr. Ari Caetano do Nascimento Tels: (021) 30131415/33912440 Celular: 99965190

  17. MOTIVAÇÃO DA EQUIPE Como motivar a sua equipe do G.F.C.M.? Definição de motivação: ”É força ou impulso que leva as pessoas a agirem de uma forma específica, no objetivo que o grupo tem como meta”.

  18. MOTIVAÇÃO DA EQUIPE 1- Discutir e concordar É preciso dar oportunidades ás pessoas para que elas discutam as metas e os objetivos e façam comentários esugestões. As pessoas merecem ser tratadas de igual maneira, que se mostre algum respeito pelo que elas sentem, pensam e dizem.

  19. MOTIVAÇÃO DA EQUIPE 2- Incentivar e reconhecer Cada avanço dos seus liderados deve serreconhecido e todos os seus êxitos devem ser elogiados. Incentive seus liderados a melhorarem os seus pontos fracos. Ajude-os nas suas dificuldades e ensine-os que é possívelsuperar as debilidades. (Abraham Lincoln).

  20. MOTIVAÇÃO DA EQUIPE 3 - Reavaliar e corrigir Ao trabalhar com o seu grupo, você deve avaliar e reavaliar constantemente suas metas e objetivos á luz da capacidade, de trabalho e de desempenho de seus liderados.

  21. MOTIVAÇÃO DA EQUIPE 4 - Conheça as pessoas que trabalham com você. É importante que você não compareos membros de sua equipe da mesma maneira. São todos indivíduos com personalidades e gostos diferentes, desejos e necessidades em constante mudança. Cada um possui a sua esquisitice, e é assim que eles devem ser aceitos.

  22. PERITOS NA OBRA DO SENHOR • Existem pelos menos quatro tipos de pessoas que consideramos peritos na obra e precisamos contar com eles. 1- O PENSADOR Pode ser também chamado de “cheio deidéias”. Está sempre preocupado com avisão, de como vão ser realizados os objetivos. Sempre tem uma série de idéias e sugestões.

  23. PERITOS NA OBRA DO SENHOR 2 - O ORGANIZADOR Esse pode trabalhar lado a lado com o pensador. Ele sempre fica atento aos detalhes, organizando e coordenando as tarefas. Sua tendência é ser calmo, disciplinado, metódico e eficiente.

  24. PERITOS NA OBRA DO SENHOR 3 - O REALIZADOR Esse é o que faz as coisas acontecerem, é aquele do estilo “vamos por a mão na massa”. É uma pessoa extrovertida, uma pessoa de ação, impulsiva, impaciente com indecisões e demoras. Com freqüência, o idealizador domina o grupo. Ele faz primeiro e pensa depois é sempre temperamental.

  25. PERITOS NA OBRA DO SENHOR 4 - O ANALISADOR É aquele que quase sempre está isolado da equipe. Um pouco alheio ou distante. Tem tendência de analisar todas as idéias, sugestões e ações de modo cuidadoso e objetivo.

  26. Cada crente um líder de G.F.C.M.

  27. CADA MEMBRO UM MINISTRO Qual o objetivo que nós temos de que cada crente se torne um líder de Grupo Familiar de Crescimento e Multiplicação? 1- Porque é um mandamento. 2- Porque faz parte da visão.”cada membroum ministro”. 3- Porque revela o compromisso com avisão.

  28. CADA MEMBRO UM ANFITRIÃO 1- Porque faz parte da nossa visão e objetivo: cada casa uma micro-igreja”. 2- Porque revela o compromisso que temos com a igreja. 3- Porque é uma oportunidade dada por Deus para crescimento espiritual. 4- Porque cremos que a benção de Obede-Edom também é para nós. (2 Sm 6:10-12)

  29. A BENÇÃO DE OBEDE-EDOM “Não quis Davi retirar para junto de si a Arca do Senhor, para a Cidade de Davi; mas fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa. Então, avisaram a Davi, dizendo: “O Senhor abençooua casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da Arca de Deus; foi , pois, Davi e, com alegria, fez subir a Arca de Deus da casa de Obede-Edom, á Cidade de Davi.” (2 Sm 6:10).

  30. QUALIDADES DO ANFITRIÃO 1- Ser sensível. 2- Intenso diante de Deus. 3- Ter encargo pelo G.F.C.M. 4- Ser amoroso. 5- Ser educado. 6- Ser hospedeiro.

  31. QUALIDADES DA RESIDÊNCIA Quais as qualidades da residência para funcionar um G.F.C.M.? 1- Ser um local estratégico. 2- Um lugar que esteja próximo dos membros. 3- Um lugar onde realmente seja necessário. 4- Onde seja possível alcançar o maiornúmero de pessoas possível.

  32. QUALIDADES DA RESIDÊNCIA 5- Onde os moradores tenham um bomtestemunho de vida cristã. 6- Local de fácil acesso. 7- Que não fique num fundo de quintal. 8- Que seja de fácil acesso para as pessoaschegarem. 9- Um ambiente propício.

  33. FUNÇÕES DO ANFITRIÃO 1- Convidar seus vizinhos e visitantes que vieram na igreja no culto público. 2- Ter um bom testemunho com os de fora. 3- Receber as pessoas que durante outros dias procurem o G.F.C.M. 4- Participar ativamente do G.F.C.M. 5- Receber bem as pessoas em sua casa com alegria e satisfação.

  34. TIPOS DE ANFITRIÕES 1-O ANFITRIÃO INDIFERENTE. A- Não participa da reunião. B- Não recebe as pessoas calorosamente. C- Não se envolve com a reunião e muito menos com os participantes. D- Apatia em relação ás necessidades das pessoas. Lema: “Já faço muito em liberar a casa para fazer a reunião”.

  35. TIPOS DE ANFITRIÕES 2-O ANFITRIÃO FALANTE. A- Não dá oportunidade para o líder e nem para os membros do G.F.C.M. B- Tende a monopolizar todas asatenções. C- Fala o que não deve. D- Torna-se inconveniente. Lema: “Eu falo e os outros ouvem”.

  36. TIPOS DE ANFITRIÕES 3-O ANFITRIÃO CONSTRANGEDOR. A- Não dá Liberdade para o uso da casa. B- Restringe áreas essenciais. C- Mostra descontentamento com incidentes durante as reuniões. Lema: “A minha casa não está á disposição do G.F.C.M.”.

  37. TIPOS DE ANFITRIÕES 4-O ANFITRIÃO CONTROLADOR. A- Veio ao grupo familiar tem que andar na minha cartilha. B- “Cuida” da vida dos membros do G.F.C.M., mais do que da sua própria casa.. C- É bisbilhoteiro. D- Tenta manipular o líder. Lema: “Ajoelhou tem que rezar”.

  38. TIPOS DE ANFITRIÕES 5-O ANFITRIÃO MAL-HUMORADO. A- Nunca sorri. B- O dia que o Senhor fez está sempre ruim. C- A alegria da salvação ele ainda não conhece. D- Tira a liberdade do convidado. Lema: “No mundo tereis aflições”.

  39. TIPOS DE ANFITRIÕES 6-O ANFITRIÃO IDEAL. A- É gentil no acolhimento. B- É espontâneo nos relacionamentos. C- É educado para dar orientação quanto ao uso da casa. D- Participa intensamente da reunião. E- É paciente para tratar dos incidentes. Lema: “O G.F.C.M. é a minha família”.

  40. COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 1- AMOR INCONDICIONAL A- Eu decidi amá-los, edificá-los e aceitá-los em amor. B- Posso não concordar com suas ações mas vou amá-los.

  41. COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 2- CONVERSA CONFIDENCIAL A- O que for compartilhado á nível de debilidade pessoal, no G.F.C.M., morre no g.f.c.m. B- O líder tem autonomia para envolver com os seus superiores (supervisor e pastor) na situação quando for necessário.

  42. COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 3- SER TRANSPARENTE A- empenhar-me-ei o máximo para tornar-me mais aberto. B- Meus sentimentos, minhas lutas, minhas alegrias e minhas dores eu compartilharei com o meu discipulador.

  43. COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 4- PRESTAÇÃO DE CONTAS A- Aceito ser desafiado, questionado e confrontado em amor pelos meus líderes.. B- Preciso de sua correção e repreensão para me aperfeiçoar.

  44. COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 5- SENSIBILIDADE A- Serei sensível ás pessoas e a suas necessidades. B- Coloco-me á disposição para ajudar e tirá-los do desanimo e isolamento.

  45. COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 6- DISPONIBILIDADE A- O que tenho;Tempo, energia, bens estão á disposição do G.F.C.M. se precisarem.

  46. COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 7- HONESTIDADE A- Serei sincero em relação aos meus sentimentos a respeito de vocês. B- Não deixarei que as frustrações mútuas se tornem em amarguras.

  47. COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 8- ASSIDUIDADE A- Não faltarei ás reuniões. B- Se isso acontecer avisarei o meu líder com antecedência e ainda falarei o motivo.

  48. COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 9- ALCANÇAR OUTROS A- Vou me sacrificar para conquistar os que estão fora da comunhão. B- Farei o que puder para trazer duas ou mais pessoas ao G.F.C.M.

  49. COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 10- uma aliança de oração A- Comprometo-me a orar por vocês de forma regular. B- Serei um participante espiritual e não um ouvinte passivo.

  50. GRUPO FAMILIAR REFERENCIAL Características de um grupo familiar que é referencial e modelo. 1- É UM GRUPO FAMILIAR QUE POSSUI UM LÍDER FORTE. A - O líder forte é aquele que ora, jejua e se alimenta da Palavra de Deus e se enche constantemente do Espírito Santo. B - Líder forte é aquele que é determinado e perseverante. C - A vida de oração do líder é o fator mais importante para saúde e multiplicação do grupo.

More Related