1 / 18

PUC-Rio, 05 de Setembro de 2008

Introdução à Engenharia Breves Noções de Circuitos Elétricos. PUC-Rio, 05 de Setembro de 2008. Desafios Educacionais. A Educação Básica A Educação Profissional O papel das IES na formação dos profissionais O papel dos Conselhos Profissionais Tendência: Permanente Atualização

Download Presentation

PUC-Rio, 05 de Setembro de 2008

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Introdução à Engenharia Breves Noções de Circuitos Elétricos PUC-Rio, 05 de Setembro de 2008

  2. Desafios Educacionais A Educação Básica A Educação Profissional O papel das IES na formação dos profissionais O papel dos Conselhos Profissionais Tendência: Permanente Atualização Extensão/Aperfeiçoamento Lato-sensu (Especialização/MBA) Stricto-sensu (M,D,F)

  3. Engenharia: uma Comunidade Científica e Tecnológica Geradora de Saberes e Riquezas

  4. Estudo Tradicional  

  5. Estudo Científico     

  6. Metodologias Aprendizado Baseado em Questões Aprendizado Baseado em Estudo de Casos Aprendizado Baseado em Problemas Aprendizado Baseado em Projetos

  7. A Missão da Universidade A visão do Conselho de Reitores das Universidades Européias (Atual Associação Européia de Universidades) A Universidade tem por missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, pelo aprofundamento e pela geração de novos conhecimentos e pela sua difusão.

  8. A Universidade é um lugar especial, pois existe a preocupação constante em: educar pessoas, pesquisar e avançar no conhecimento novo, disseminando este conhecimento e novos saberes para toda a sociedade. É uma atmosfera na qual os estudantes podem se desenvolver como pessoas capazes de pensar e de gerar conhecimentos, educando-se para enfrentar desafios, para a solução de problemas, quer sejam sociais, econômicos, científicos ou tecnológicos. A pesquisa básica, por exemplo, é importante para que os estudantes desenvolvam suas idéias de modo eficaz, tendo prazer na descoberta desinteressada por meio do método científico.

  9. A principal missão da Universidade... Em entrevista ao Dr. Robert Byer, ex-pró-reitor de pesquisa da Universidade de Stanford e ex-presidente do Conselho de Ciência e Tecnologia da Califórnia, a revista Photonics Spectra perguntou: “Qual o papel de Stanford do “boom” do Silicon Valley?” “Existe o mito de que a tecnologia de Stanford fez o sucesso do Silicon Valley. Entretanto, uma pesquisa em três mil pequenas empresas no Vale concluiu que apenas uma em cada vinte delas usou tecnologia de Stanford, direta ou indiretamente. A contribuição de Stanford para o Silicon Valley foi educar estudantes muito talentosos.” Conclusão: “Byer entendeu perfeitamente que Stanford não faz a tecnologia de Hewlett-Packard (HP), Intel ou da IBM, mas forma os profissionais que farão a tecnologia – e o sucesso – dessas empresas.” (Carlos Henrique de Brito Cruz)

  10. Breves Noções da Eletricidade Circuito Elétrico: É um conjunto de componentes elétricos ligados entre si de modo a formar um percurso fechado através do qual possa circular corrente. Carga: É a quantidade de eletricidade responsável pelos fenômenos elétricos. A unidade de carga é o Coulomb (C). (É uma propriedade intrínseca da matéria responsável por fenômenos elétricos.) Corrente: É a taxa de variação de fluxo de carga elétrica em um dado ponto (I = Δ Q/ Δ T). A unidade de corrente é o Ampere (A). A corrente contínua (CC ou DC) é aquela de valor constante.

  11. Breves Noções da Eletricidade A tensão entre os terminais de um componente é o trabalho (energia) necessário (a) para transportar uma unidade de carga positiva do terminal – para o terminal +. A unidade de tensão é o volt (V). Potência: É a taxa com a qual a energia é fornecida ou absorvida. P = (ΔW/ΔT) A unidade de potência é Watt (W). A potência pode ser calculada por: P = VI . (A tensão entre os terminais do componente indica a energia disponível para fazer com que a carga atravesse o componente.)

  12. Breves Noções da Eletricidade Resistência: É a propriedade física de um componente ou dispositivo que se opõe à passagem de corrente elétrica. A unidade de resistência é o ohm (Ω). Lei de Ohm: V = R I . Potência no resistor de resistência R: P = R I2 . Uma fonte é um gerador de tensão ou corrente capaz de fornecer energia a um circuito.

  13. Breves Noções da Eletricidade Leis de Kirchhoff: Das correntes: A soma algébrica das correntes em um nó em qualquer instante e ZERO. Das Tensões: A soma algébrica das tensôes ao longo de uma malha em qualquer circuito é ZERO.

  14. Breves Noções da Eletricidade Instrumentos de Medidas Amperímetro: É um instrumento utilizado para medir corrente. Voltímetro: É um instrumento utilizado para medir tensão. Ohmímetro: É um instrumento utilizado para medir resistência. Osciloscópio: É um instrumento cuja finalidade básica é visualizar fenômenos elétricos, possibilitando medir tensões contínuas, alternadas, períodos, freqüências e defasagem com elevado grau de precisão.

  15. Breves Noções da Eletricidade Unidades Simbologia

  16. Muito Obrigado!

More Related