atualidades 2012 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
ATUALIDADES 2012 PowerPoint Presentation
Download Presentation
ATUALIDADES 2012

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 20

ATUALIDADES 2012 - PowerPoint PPT Presentation


  • 92 Views
  • Uploaded on

ATUALIDADES 2012. GOVERNO DILMA - Crescimento anual do PIB - Conter a corrupção - Alta na carga tributária - Código Florestal - Usina Belo Monte - Sem Reformas - Brasil não se envolve em questões internacionais.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'ATUALIDADES 2012' - emmy


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide2

GOVERNO DILMA- Crescimento anual do PIB- Conter a corrupção- Alta na carga tributária- Código Florestal- Usina Belo Monte- Sem Reformas- Brasil não se envolve em questões internacionais

slide3

EDUCAÇÃO- Constituição de 88: Brasil deve investir 18% e estados e municípios 25%.- Problemas: - baixa taxa de qualidade de ensino. – Número elevados de analfabetos. – Grande número de analfabetos funcionais.- Brasileiro passa 5 anos na escola.- Analfabetismo: - queda lenta – baixa qualificação

slide4

MULHER- A mulher tem grande participação na atual conjuntura política-social no Mundo e no Brasil.- Atuais chefes de estado: Dilma Rousseff (Brasil), AngelaMerkel (Alemanha), Cristina Kirchner (Argentina) , Laura Chinchilla (Costa Rica).

slide5

MULHERPopulação Total: 190 milhões de habitantes. – Mulheres 97 milhões/Homens 93 milhões.- PEA: Mulheres 42%/Homens 58%- Taxa de Analfabetismo: Mulheres 9%/Homens 10%- Longevidade: Mulheres 77 anos anos/Homens 70 anos.- Congresso Nacional: 594 membros/ Mulheres 57/ 45 deputadas/ 12 senadoras.- Salário do homem ainda é maior 17,3%.- Trabalham (domésticos)5 horas a mais por semana que o homem.

slide6

NOVO CÓDIGO FLORESTAL- Pequenas propriedades: - Dispensadas da reserva legal – Terão que preservar o que restou da matas nativa.- Médias e Grandes Propriedades: exigência de reserva legal – 80% na Amazônia, 35% no Cerrado e 20% na Mata Atlântica.

slide7

NOVO CÓDIGO FLORESTAL- Quem desmatou até julho de 2008 não pagará multas, terá que recompor o que foi destruído no prazo de 20 anos.- Autorizações para novos desmatamentos estão suspensas por 5 anos a partir da entrada em vigor da nova lei.- Reduzida área de preservação permanentes nas margens de rios com até 5 metros de largura.

slide8

NOVO CÓDIGO FLORESTAL- Distância mínima entre a plantação e o rio caiu de 30 para 15 metros.- Para ambientalistas é uma anistia para quem cometeu crime ambiental.- O projeto foi feito para regularizar os agricultores que estavam irregular , na maioria pequenos agricultores. (Aldo Rabelo – Relator).- Os ruralistas querem mais: reduzir as áreas de reserva legal de médias e grandes propriedades rurais.

slide9

RIO + 20- Rio+20 é o nome da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho de 2012. Participaram líderes dos 193 países que fazem parte da ONU.- O principal objetivo da Rio+20 foi renovar e reafirmar a participação dos líderes dos países com relação ao desenvolvimento sustentável no planeta Terra. Foi, portanto, uma segunda etapa da Cúpula da Terra (ECO-92) que ocorreu há 20 anos na cidade do Rio de Janeiro.

slide10

RIO + 20- Principais temas que foram debatidos:- Balanço do que foi feito nos últimos 20 anos em relação ao meio ambiente;- A importância e os processos da Economia Verde;- Ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta;- Maneiras de eliminar a pobreza;- A governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável.

slide11

RIO + 20 Resultados da Rio+20Infelizmente o resultado da Rio+20 não foi o esperado. Os impasses, principalmente entre os interesses dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, acabaram por frustrar as expectativas para o desenvolvimento sustentável do planeta. O documento final apresenta várias intenções e joga para os próximos anos a definição de medidas práticas para garantir a proteção do meio ambiente. Muitos analistas disseram que a crise econômica mundial, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, prejudicou as negociações e tomadas de decisões práticas.

slide12

O PODER DA MÍDIAOs meios de comunicação influenciam vários aspectos da nossa vida: comportamental, profissional, comercial. Desde programas de entretenimento até os mais informativos têm grande poder de persuasão e influenciam em nossas decisões. Novelas ditam modas, notícias causam reviravolta nos mercados e na política, e a publicidade nos diz qual é o melhor produto a ser consumido.O fato é que nem sempre estamos conscientes dessa “ditadura”que permeia nossas mentes e comportamento.

slide13

PETRÓLEO NO ACRE?- Os estudos sísmicos em solo acreano para demonstração do potencial para hidrocarbonetos já iniciaram. O objetivo da etapa é confirmar a presença de gás ou petróleo no estado. Ao longo do processo que vai demorar oito meses, serão geradas 550 contratações, sendo que 80% da mão de obra é local.- A partir da conclusão dos estudos, que fazem uma espécie de ultrassom no subsolo, a partir do registro e medição da reflexão das ondas sísmicas, e confirmada a presença de gás e petróleo, o Acre estará pronto para licitar a prospecção.

slide14

PETRÓLEO NO ACRE?“Isso movimenta a nossa economia não só com a geração de empregos, mas também com o aluguel de espaços para alojar essas pessoas, contratos de carros e toda movimentação econômica que vai gerar nos municípios que atuarão”, comenta o secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, que acrescenta que já é possível ver retorno, antes mesmo da confirmação da existência do petróleo.

slide15

PETRÓLEO NO ACRE?Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edgard de Deus, os impactos ambientais causados serão os menores possíveis. “Não haverá entrada de grandes equipamentos, tudo é feito com o acompanhamento dos órgãos ambientais. O IBAMA já licenciou o estudo, e a empresa é responsável por recuperar todas as áreas que alterar, incluindo o fechamento de todos os poços abertos. Além disso, o governador já anunciou que parte dos royalties será destinado ao desenvolvimento socioambiental de povos tradicionais, incluindo os indígenas. Houve todo um cuidado para que as linhas de estudo não atingissem as reservas ambientais e áreas indígenas”, explicou.

slide16

PETRÓLEO NO ACRE? Impactos PositivosGeração de 450 empregos diretos e 200 indiretosAumento da renda per capita da regiãoAumento da arrecadação do municípioCrescimento socioeconômico da região caso seja encontrado prospectividade para petróleo e gásMaior conhecimento da geologia do estadoMunicípios que farão parte dos estudos:Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter, Cruzeiro do Sul, Marechal Taumaturgo, Ipixuna e Guajará (AM).

slide17

PETRÓLEO NO ACRE?Sobre a EmpresaA Georadar Levantamentos Geofísicos S.A., de Minas Gerais, declarada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) vencedora da licitação realizada pela agência para aquisição de dados sísmicos terrestre no Acre, é a maior empresa do Brasil no setor e trabalha com a melhor tecnologia disponível. A Georadar venceu a concorrência com proposta de R$ 53 milhões para aquisição e processamento de 40,7 mil registros (sismogramas) de sísmica de reflexão.

slide18

PRIMAVERA ÁRABEOs protestos no mundo árabe em 2010-2012, também conhecidos como a Primavera Árabe, são uma onda revolucionária de manifestações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 18 de dezembro de 2010. Até a data, tem havido revoluções na Tunísia e no Egito, uma guerra civil na Líbia; grandes protestos na Argélia, Bahrein, Djibuti, Iraque, Jordânia, Síria, Omã e Iémen e protestos menores no Kuwait, Líbano, Mauritânia, Marrocos, Arábia Saudita, Sudão e Saara Ocidental. Os protestos têm compartilhado técnicas de resistência civil em campanhas sustentadas envolvendo greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais, como Facebook, Twitter e Youtube, para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional em face de tentativas de repressão e censura na Internet por partes dos Estados.

slide19

PRIMAVERA ÁRABEEm dezembro de 2010 um jovem tunisiano ateou fogo ao próprio corpo como manifestação contra as condições de vida no país. Ele não sabia, mas o ato desesperado, que terminou com a própria morte, seria o pontapé inicial do que viria a ser chamado mais tarde de Primavera Árabe. Protestos se espalharam pela Tunísia, levando o presidente Zine el-Abdine Ben Ali a fugir para a Arábia Saudita apenas dez dias depois. Ben Ali estava no poder desde novembro de 1987.

slide20

PRIMAVERA ÁRABESituação por país:Tunísia – tipo de protesto: Auto-imolação (sacrifício voluntário de si mesmo) de Mohamed Bouazizi e grandes manifestações públicas. Consequências: Deposição de Ben Ali.Líbia – tipo de protesto: Protestos por habitação e grandes manifestações públicas, segundo ONG, mais de 200 pessoas já foram mortas nestes protestos. Consequências: Guerra civil, intervenção internacional e deposição do regime. Morte do ditador Muammaral-Gaddafi.Egito – tipo de protesto: Grandes manifestações públicas. Consequências: Renúncia de HosniMubarak.