a viagem de ulisses de maria alberta men res n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
A viagem de Ulisses de Maria Alberta Menéres PowerPoint Presentation
Download Presentation
A viagem de Ulisses de Maria Alberta Menéres

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 17

A viagem de Ulisses de Maria Alberta Menéres - PowerPoint PPT Presentation


  • 220 Views
  • Uploaded on

A viagem de Ulisses de Maria Alberta Menéres. Ulisses vivia numa ilha grega que se chamava Ítaca, com a sua mulher Penélope e o seu filho Telémaco. Era um rei diferente, que gostava de caçar e conversar com o seu povo…. Em Ítaca.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

A viagem de Ulisses de Maria Alberta Menéres


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
em taca
Ulisses vivia numa ilha grega que se chamava Ítaca, com a sua mulher Penélope e o seu filho Telémaco. Era um rei diferente, que gostava de caçar e conversar com o seu povo…Em Ítaca
slide4

Quando o príncipe Páris raptou a bela rainha Helena, Ulisses não quis ir para a guerra e fingiu estar louco para não ir. Mas....lá foi com os seus guerreiros, pensando alegremente que iam ter uma vitória fácil e,  em breve,  regressariam ao reino…

em tr ia
Em Tróia

O cerco e a guerra de Tróia duraram 10 anos....

slide6

«Ulisses teve a ideia de construir um enorme cavalo de pau, assente num estrado com rodas para se poder deslocar. Dentro da barriga do cavalo esconderam-se alguns homens. O cavalo foi deixado, como oferta, às portas da cidade de Tróia. Os outros Gregos fingiram que se retiravam…»

slide7

Os Troianos convenceram-se que os Gregos tinham mesmo partido. Abriram as portas da cidade e levaram para o meio da praça  o cavalo, começando a festejar a vitória…

slide8

Durante a madrugada, quando os Troianos estavam a descansar, os Gregos saíram de dentro do cavalo, abriram as portas  da cidade aos companheiros e destruíram, completamente, Tróia…

slide9

«Cheios de saudades os Gregos meteram-se nos barcos e dirigiram-se  para as suas terras. Ulisses reuniu-se com quarenta valentes marinheiros e lá foram num belo navio em direcção a Ítaca...Agora em pleno mar, Ulisses só pensa em regressar à pátria...»

na terra dos ciclopes cicl pia
Na terra dos ciclopes (Ciclópia)

Os ciclopes eram seres gigantescos com um só olho situado na testa e eram pastores.

Mas havia um que era muito mau, chamado Polifemo…

na ilha de olo
A viagem de Ulisses continuou e aportaram na ilha de Eólia. Foram bem recebidos e o rei ofereceu-lhes um saco feito de pele de boi onde tinha metido todos os ventos do mundo à excepção de Zéfiro, a brisa suave. Mas avisou-o do grande perigo que seria se alguém abrisse o saco pois os ventos soltar-se-iam...Na ilha de Éolo
na ilha de circe
Cansado e desiludido, Ulisses chegou a uma nova ilha. Estranhou não ver os seus marinheiros mas encontrou Euríloco: soube então que naquela ilha vivia uma lindíssima feiticeira, Circe, que ao dar de beber aos homens um licor, os transformava em animais e os marinheiros eram agora...porcos! …Na ilha de Circe
no reino dos infernos
Nesta ilha apenas havia desolação e  as sombras, as almas vagueando…

Cérbero, o cão de três cabeças, o cão que dorme com os olhos abertos, guarda a gruta.

Ulisses vê a mãe que ele ainda imaginava viva. Ela fala-lhe dos perigos que ameaçam a sua família e do estratagema que Penélope arranjara para adiar os seus pretendentes: de noite desmancha a teia que tece durante o dia…

No reino dos Infernos
no mar das sereias
Aproximando-se do mar das Sereias os marinheiros quiseram colocar cera nos seus ouvidos mas Ulisses, teimoso, não o permitiu e insistiu em ser amarrado a um mastro…No mar das sereias
na terra dos fe cios
Na terra dos Feácios

Desmaia e perde a memória quando alcança as praias de uma nova ilha.

É recebido por Nausica, a filha do rei Alcino e da rainha Arete. Está na Córcira, a terra dos Feácios. depois de contar a sua história parte para Ìtaca.

E dorme. E dorme…

de regresso casa
De regresso à casa

É reconhecido pelos seu velho cão,  Argus que morre de emoção e por Euricleia que, ao lavar os pés daquele mendigo reconheceu uma estranha e profunda cicatriz que só Ulisses tinha...

slide17

Autora

Autora

Título da obra

Editora