o mundo p s guerra fria n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
O mundo pós GUERRA FRIA PowerPoint Presentation
Download Presentation
O mundo pós GUERRA FRIA

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 79

O mundo pós GUERRA FRIA - PowerPoint PPT Presentation


  • 105 Views
  • Uploaded on

O mundo pós GUERRA FRIA. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, QUE DUROU DE 1939 A 1945, PODE SER COMPREENDIDA COMO O CONFLITO ARMADO DE MAIOR INTENSIDADE E REPERCUSSÃO OCORRIDO ATÉ HOJE. FOI O MÁXIMO DE DESTRUIÇÃO E ANIQUILAMENTO VISTO PELA HUMANIDADE, FEITO EM NOME DE INTERESSES CONFLITANTES DE MERCADO.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

O mundo pós GUERRA FRIA


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Presentation Transcript
    1. O mundo pós GUERRA FRIA

    2. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, QUE DUROU DE 1939 A 1945, PODE SER COMPREENDIDA COMO O CONFLITO ARMADO DE MAIOR INTENSIDADE E REPERCUSSÃO OCORRIDO ATÉ HOJE. FOI O MÁXIMO DE DESTRUIÇÃO E ANIQUILAMENTO VISTO PELA HUMANIDADE, FEITO EM NOME DE INTERESSES CONFLITANTES DE MERCADO.

    3. SE CONCENTROU EM CINCO SUB-REGIÕES: • EUROPA OCIDENTAL • EUROPA ORIENTAL • NORTE DA ÁFRICA • ORIENTE MÉDIO E EXTREMO ORIENTE • SUDESTE ASIÁTICO

    4. OS EUA SAÍRAM ILESOS POR SE LOCALIZAREM TOTALMENTE FORA DAS ÁREAS DE DESTRUIÇÃO MACIÇA. • A UNIÃO SOVIÉTICA, APESAR DE TER SIDO O PAÍS COM MAIOR NÚMERO DE BAIXAS (20 MILHÕES DE MORTOS), TEVE UM GRANDE MÉRITO POR SUA OFENSIVA FINAL CONTRA A ALEMANHA QUANDO SEU EXÉRCITO TOMOU A CAPITAL DO PAÍS- BERLIM.

    5. GUERRA FRIA – EXPLOSÃO DA BOMBA ATÔMICA NUCLEAR PELOS EUA NO JAPÃO, NO ANO DE 1945, ATÉ A DERRUBADA DO MURO DE BERLIM, 1989.

    6. A GUERRA FRIA E SUA ORGANIZAÇÃO NO SISTEMA MUNDO • ENTRE JULHO E AGOSTO DE 1945, OS MESES FINAIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, AS FORÇAS DO EIXO (ALEMANHA, ITÁLIA E JAPÃO) JÁ ESTAVAM PRATICAMENTE DESTRUÍDAS.

    7. A ALEMANHA FORA INVADIDA PELO EXÉRCITO VERMELHO, HITLER ESTAVA MORTO, E MUSSOLINI FORA PRESO E ASSASSINADO POR GUERRILHEIROS ANTIFASCISTAS.

    8. QUANDO SÓ FALTAVA OCORRER A RENDIÇÃO DO JAPÃO, AS POTÊNCIAS ALIADAS – EUA – URSS E GRÃ-BRETANHA LIDERADAS POR (TRUMAN, STALIN E CHURCHILL) ESTABELECERAM A CONFERÊNCIA DE POTSDAM.

    9. A CONFERÊNCIA DE POTSDAM FOI O CONTEXTO EM QUE OS 3 LÍDERES DA VITÓRIA ACERTARAM ENTRE SI A REORGANIZAÇÃO GEOPOLÍTICA DO MUNDO, QUE SERIA CARACTERIZADO PELO ESTABELECIMENTO DE DUAS GRANDES ZONAS DE INFLUÊNCIA: O BLOCO CAPITALISTA (EUA) E O BLOCO SOCIALISTA (UNIÃO SOVIÉTICA)

    10. TRUMAN NA CONFERÊNCIA DE POTSDAM LEVA “UMA CARTA NA MANGA” PARA A NEGOCIAÇÃO COM STÁLIN: A INFORMAÇÃO DE QUE OS EUA TINHAM DESENVOLVIDO UMA NOVA E PODEROSA ARMA DE DESTRUIÇÃO EM MASSA( A BOMBA ATÔMICA).

    11. A DESTRUIÇÃO DE HIROSHIMA, ATRAVÉS DO USO DE UM ARTEFATO NUCLEAR, OCORRERIA EM 6 DE AGOSTO DE 1945, APENAS 4 DIAS DEPOIS DO TÉRMINO DA CONFERÊNCIA DE POTSDAM, MARCANDO O INÍCIO DA GUERRA FRIA. • ESSA DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA, EXIBIDA PELOS EUA, FOI DECISIVA PARA ACIRRAR A RIVALIDADE E A COMPETIÇÃO COM O BLOCO SOVIÉTICO.

    12. AS NEGOCIAÇÕES ENTRE EUA E URSS, A RESPEITO DA PARTILHA TERRITORIAL DA ALEMANHA, FICARAM CADA VEZ MAIS DIFÍCEIS. STÁLIN NÃO CONCORDOU EM DEVOLVER A PORÇÃO ORIENTAL DO PAÍS PARA O BLOCO CAPITALISTA. • TAMBÉM NÃO CONCORDOU COM A MANUTENÇÃO DA DIVISÃO DE BERLIM ENTRE AS POTÊNCIAS VENCEDORAS; ELE QUERIA QUE ESSA CIDADE PASSASSE TOTALMENTE AOS SEUS DOMÍNIOS.

    13. COM O AUMENTO DAS DISCORDÂNCIAS ENTRE OS OPONENTES, O RELACIONAMENTO DIPLOMÁTICO FOI FICANDO MAIS HOSTIL, CULMINANDO COM A DOUTRINA TRUMAN, QUE NADA MAIS ERA DO QUE O PLANO DA CHAMADA CONTENÇÃO DO COMUNISMO.

    14. EM 1961, A URSS, SOB CONTROLE DE NIKITA KRUSHEV, ERGUEU O MAIOR SÍMBOLO MATERIAL DO MUNDO EM BLOCOS ANTAGÔNICOS: O MURO DE BERLIM

    15. O MURO DE BERLIM FOI A SOLUÇÃO ADOTADA PELO BLOCO SOCIALISTA PARA EVITAR A EVASÃO DE ALEMÃES PARA O LADO OCIDENTAL DA CIDADE.

    16. ESSA FUGA EM MASSA SE DAVA, UMA VEZ QUE OS EUA ESTAVAM INVESTINDO PESADAMENTE NA ECONOMIA ALEMÃ ATRAVÉS DO PLANO MARSHALL, COM RESULTADOS POSITIVOS PARA A RENDA E O EMPREGO DA POPULAÇÃO DO LADO OCIDENTAL.

    17. COM A CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM, CONSTITUÍDO DE UMA SÉRIE DE POSTOS DE VIGILÂNCIA, SOLDADOS ARMADOS, ALÉM DE CERCAS E ARMADILHAS, O ÊXODO FOI QUASE ANULADO.

    18. O PLANO MARSHALL • LOGO APÓS O TÉRMINO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, O PANORAMA DO CONTINENTE EUROPEU ERA DE COMPLETA DEVASTAÇÃO.

    19. O PLANO MARSHALL • PARA A POPULAÇÃO QUE HAVIA SOBREVIVIDO À GUERRA, A PERSPECTIVA ERA SOMBRIA E O MOMENTO DRAMÁTICO, POIS NÃO HAVIA TRABALHO, HABITAÇÃO DECENTE, ALIMENTAÇÃO GARANTIDA.

    20. FOI NESSE CONTEXTO QUE SURGIU EM 1947 O PLANO MARSHALL, ELABORADO COM A CLARA INTENÇÃO DE RECONSTRUIR A EUROPA E LIMITAR A EXPANSÃO DOS PARTIDOS COMUNISTAS EUROPEUS.

    21. ATRAVÉS DO PLANO MARSHALL, OS EUA INVESTIRAM VÁRIOS BILHÕES DE DÓLARES PARA A RECUPERAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DA EUROPA OCIDENTAL, BEM COMO NA RECUPERAÇÃO DA PRODUÇÃO ECONÔMICA.

    22. A EUROPA OCIDENTAL IRIA PASSAR POR UMA ACELERADA RECUPERAÇÃO DE SUA ECONOMIA, INDÚSTRIA E INFRA-ESTRUTURA, INCORPORANDO RAPIDAMENTE UMA GRANDE LEVA DE TRABALHADORES EM TODAS AS ÁREAS.

    23. MUNDO – TABULEIRO DE XADREZ • APESAR DOS EUA E DA URSS NÃO TEREM ENTRADO EM CONFRONTO DIRETO (POR ISSO A IDÉIA DE GUERRA-FRIA), IRIAM OCORRER DIVERSOS TIPOS DE CONFLITOS ENVOLVENDO UNIDADES POLÍTICAS E TERRITORIAIS EM TODOS OS CONTINENTES E EM AMBOS OS BLOCOS:MOVIMENTOS POLÍTICOS, SOCIAIS, GOLPES DE ESTADOS, GUERRAS, GUERRILHAS, ETC.

    24. O PERÍODO DA GUERRA FRIA PODE SER COMPARADO COM UM JOGO DE XADREZ, ONDE DOIS OPONENTES USAM OS SEUS RESPECTIVOS ARSENAIS TÁTICOS E ESTRATÉGICOS PARA CONQUISTAR ESPAÇOS E IMPOR XEQUE-MATE.

    25. O EMBATE ENTRE OS BLOCOS OBVIAMENTE TAMBÉM FOI FEITO NO CAMPO IDEOLÓGICO, COM CADA LADO TENTANDO PROVAR AO MUNDO O SEU PRÓPRIO IDEAL DE FELICIDADE, JUSTIÇA E EFICIÊNCIA.

    26. NO PLANO DA ORGANIZAÇÃO MILITAR, AS POTÊNCIAS RIVAIS FORMARAM VÍNCULOS COM PAÍSES ESTRATÉGICOS PARA COORDENAR OS SEUS RESPECTIVOS PLANOS DE DEFESA, CRIANDO A ORGANIZAÇÃO DO ATLÂNTICO NORTE (OTAN – LIDERADA PELOS EUA) E O PACTO DE VARSÓVIA (LIDERADO PELA URSS) .

    27. A CORRIDA ARMAMENTISTA E A ESPACIAL • O CONFRONTO DA GUERRA FRIA REPERCUTIU EM PRATICAMENTE, TODOS OS ASPECTOS DA VIDA HUMANA, INCLUSIVE NA ÁREA DA COMPETIÇÃO ESPORTIVA, ONDE A RIVALIDADE IDEOLÓGICA SE MANIFESTAVA NA DISPUTA POR MEDALHAS EM INÚMEROS TORNEIOS E OLIMPÍADAS.

    28. NA CORRIDA ESPACIAL OS EUA TIVERAM SORTE LOGO DE SAÍDA POR TEREM OBTIDO A TECNOLOGIA DA FABRICAÇÃO DE FOGUETES DESENVOLVIDA PELA RECÉM DERROTADA ALEMANHA NAZISTA, AINDA NO ANO DE 1945.

    29. EM 1957, PARA O ESPANTO DOS NORTE-AMERICANOS, A URSS DESVENDARIA A SUA CONQUISTA, QUE FOI O PRIMEIRO LANÇAMENTO DE UM SATÉLITE ARTIFICIAL PARA O ESPAÇO. O SPUTINIK 1

    30. EM NOVEMBRO DO MESMO ANO 1957 LANÇARAM O SPUTINIK 2, COM A CACHORRA LAIKA, O PRIMEIRO SER VIVO A SER LANÇADO NO ESPAÇO.

    31. EM 12 DE ABRIL DE 1961, FOI A VEZ DO ASTRONAUTA YURI GAGÁRIN COMANDAR A NAVE VOSTOK.

    32. ENTRETANTO, A VITÓRIA FINAL FOI DOS ESTADOS UNIDOS. O DIA 20 DE JULHO DE 1969 MARCOU A CHEGADA DO HOMEM A LUA. OS NORTE AMERICANOS NEIL ARMSTRONG, EDWIN ALDRIN JR. E MICHAEL COLLINS, A BORDO DA APOLO 11, FORAM OS PRIMEIROS A CONQUISTAR TAL FEITO E A COLOCAR OS EUA NA DIANTEIRA DA CORRIDA ESPACIAL.