1 / 29

Descrever o caráter imutável de Deus, como revelado em Sua Lei;

“Porque o Senhor é o nosso Juiz, o Senhor é o nosso Legislador, o Senhor é o nosso Rei; Ele nos salvará.” Isaías 33:22. Descrever o caráter imutável de Deus, como revelado em Sua Lei;

elisa
Download Presentation

Descrever o caráter imutável de Deus, como revelado em Sua Lei;

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Porque o Senhor é o nosso Juiz, o Senhor é o nosso Legislador, o Senhor é o nosso Rei; Ele nos salvará.” Isaías 33:22

  2. Descrever o caráter imutável de Deus, como revelado em Sua Lei; Aceitar a instrução da Lei, quando ela ensina acerca da nossa necessidade de um Salvador, e nos alegrarmos na Lei, uma vez que ela nos protege e nos liberta para que estejamos verdadeiramente em Cristo.

  3. A Lei de Deus é uma expressão do Seu amor, e quando amamos como Deus nos ama, realmente revelamos a Lei em toda a sua beleza e poder.

  4. O decálogo foi entregue por Deus entre magníficas manifestações de luzes, trovões, relâmpagos, terremotos, fogo e fumaça, precedido de advertências divinas e informações (instruções para específico preparo). O subir no monte de Moisés e o dedo de Deus ao escrever o decálogo o faz diferente Ex 19:16-19 - Revista do Ancião, jan-fev, p. 15, 2000.

  5. A Lei não produz pecado, pelo contrário, pela Lei vem o pleno conhecimento do pecado.

  6. Deus Se propunha fazer da ocasião em que falaria a Sua Lei uma cena de terrível grandeza, à altura do exaltado caráter da mesma. PP, p. 303.

  7. Tais foram os sagrados preceitos do Decálogo, proferidos entre trovões e chamas, e com maravilhosa manifestação de poder e majestade do grande Legislador. Deus acompanhou a proclamação de Sua lei com mostras de Seu poder e glória, para que Seu povo nunca se esquecesse daquela cena, e tivesse a impressão de uma profunda veneração pelo Autor da lei, o Criador do Céu e da Terra. Desejava mostrar também a todos os homens a santidade, a importância e a permanência de Sua lei PP, p. 309.

  8. Assim a função da Lei é oportunizar um estágio preparatório para reconhecermos nossos pecados, e assim estar facilitando nossas vidas para um curso superior, ou seja: Conhecer a Jesus Cristo e Sua Graça, revelando aos homens através da Lei a sua pecaminosidade e incapacidade, também lhes revela sua necessidade daquela libertação que somente a graça de Deus pode efetuar.

  9. Gn 3:1-3. A instituição do sétimo dia antecede a promulgação de todas as leis, isto é, as leis cerimoniais mosaicas e mais especificamente, o próprio decálogo.

  10. Ex 16:1-30. O envio do maná e as instruções sabáticas relacionadas com ele precederam a entrega das tábuas da Lei e, particularmente o quarto mandamento.

  11. Lembra-te significa existência antes. • E hoje, devo guardar o sábado? Senão, posso matar, roubar e transgredir todos os mandamentos do decálogo, pois a Lei/sábado do Gênesis é a mesma Lei/sábado do Êxodo.

  12. Reflita em dois textos que falam do sábado. Ex. 20:8-11. Nós encontramos três verbos no ultimo versículo: descansou, abençoou, santificou. Descansou: A ideia aqui é que Deus cessou seu trabalho. Deus também abençoou o dia de sábado. Nenhum dia foi abençoado, nem a sexta-feira ou o domingo... Deus fez uma terceira coisa: Deus santificou o sábado, ou seja: separou para fins sagrados. O verbo santificar na bíblia é o mesmo que separar.

  13. Por exemplo: o santuário na bíblia é santo porque é uma casa separada das demais construções. Nas demais as pessoas moram, mas na igreja, no santuário as pessoas adoram a Deus. O dizimo também é separado. É um dinheiro separado do outro dinheiro. É usado para fins sagrado para que fosse ocupado para fins sagrados e nosso relacionamento com Deus.

  14. O texto mais importante sobre o assunto do sábado não é Gn 20: 8-11 e sim Gn. 2:1-3. O verso 3 repete os três verbos: descansar, abençoar e santificar. Observe este detalhe: DIA= Tempo que a terra leva para dar um giro em torno dela mesma. MÊS= O mês é o tempo que a lua leva para dar um giro em volta da terra. ANO= Um ano é o período de tempo que a terra leva para dar um giro em torno do sol. Dia, mês e ano tem a ver com giro de corpos celestes. E A SEMANA= Nada a ver com isso. Desde sempre é uma lembrança da criação e sempre com 7 dias, com raras exceções que duraram por pouco tempo como na França. A Lei não foi dada no Sinai. A lei sempre existiu desde a Criação no Éden.

  15. Deus não se cansa Is. 40:28. Cansaço é fruto do pecado e Deus não se cansa.

  16. Na mente dos fariseus o sábado era mais importante que o homem. Mas para Jesus não era assim. Não adiantava fazer o sábado na segunda, terça ou quarta, pois o homem ainda não tinha sido criado. Portanto assim que o homem foi criado – na sexta – logo se criou o sábado para benefício do homem. Jesus sempre se pautou nessa regra.

  17. Ex 19-20. O decálogo é definitivamente distinto de outras instruções ou informações civis ou cerimoniais dada por Deus a Moisés.

  18. Qual é mais fácil: brincar com o filho por uma hora todos os dias (brincar mesmo), ou trabalhar todos os dias? Com certeza é muito mais fácil trabalhar que dedicar uma hora brincando com um filho, embora é mais precioso aos olhos de Deus o tempo que dedicamos a um filho do que um dia de trabalho. Nós seres humanos somos pautados por fazer coisas que se medem, palpáveis. A salvação é de graça, mas nós seres humanos queremos fazer coisas para sermos salvos. O filho quer o seu tempo, a sua pessoa, o seu coração e não a bicicleta que seu trabalho pode dar. Achamos que podemos compensar com presentes.

  19. Assim é a salvação: achamos que guardar sábado, dizimar ou deixar de comer carne de porco pode contribuir na minha salvação. Isso é uma tremenda mentira, pois Deus quer é o seu coração e estas coisas (obras/trabalho) Ele faz por você e de graça. Os hebreus eram zelosos quanto a Lei, mas não o eram para serem salvos, pelos menos os que compreendiam a graça.

  20. Do início ao fim da vida cristã, a base da nossa salvação é a fé unicamente em Cristo. Aquele que buscar a Lei para ser salvo, cai da graça, desliga-se de Cristo (veja Gl. 5:4). O que pode sobrar para uma pessoa que cai da graça ou se desliga de Cristo? A resposta é: A perdição eterna.

  21. Abraão foi justificado pela fé e ele é um personagem do Velho Testamento.

  22. O tema da redenção era ilustrado no Antigo Testamento no sistema de sacrifícios. O sistema sacrifical do Antigo Testamento era um lembrete físico diário dos sofrimentos que Cristo suportaria em nosso favor.

  23. A Lei é um cerco de proteção. Ela não nos salva, mas ela tem o seu lugar e Deus não a menospreza.

  24. Anulamos, pois, a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes confirmamos a Lei (Rm 3:31). • Portanto, a Lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom (Rm 7:12). • Que diremos, pois? É a Lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senão por intermédio da Lei. Pois eu não conheceria a concupiscência se a Lei não dissesse: Não cobiçarás (Rm 7:7).

  25. A Lei no Sinai foi dada a um povo que por mais de quatrocentos anos estavam presos/escravizados ao pecado diariamente. A promulgação da santa Lei de Deus e a maneira como foi dada, oportunizou esse povo a ver o poder do Grande Deus e a libertação do pecado que Ele poderia lhes dar; • A Lei de Deus é eterna, como eterno é nosso Deus;

  26. O sábado é o selo de Deus entre Ele e seu povo em todos os tempos. • Os verdadeiros adoradores do Velho e do Novo Testamento sempre compreenderam que a salvação é pela graça independente das obras da lei.

  27. - Texto: Pr. Edson Bonetti – Pastor distrital na ANP. - Apresentação em Slides: Departamento de Escola Sabatina da USB.

More Related