Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
CIE – CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADO TÉCNICO DE RADIOLOGIA PowerPoint Presentation
Download Presentation
CIE – CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADO TÉCNICO DE RADIOLOGIA

CIE – CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADO TÉCNICO DE RADIOLOGIA

161 Views Download Presentation
Download Presentation

CIE – CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADO TÉCNICO DE RADIOLOGIA

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. CIE – CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADO TÉCNICO DE RADIOLOGIA PATOLOGIAS: SINUSITE E CEFALEIA NOMES: MARCIELE LEMES PEREIRA SUELEN DA SILVA ARAUJO CRM 083 TURNO: MANHÃ MÓDULO: 6º MÓDULO

  2. Sinusite • Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face (seios paranasais), que ocorre com uma infecção viral, bacteriana ou fúngica, mas também pode estar associada a uma alergia ou a inalação de poluentes.

  3. Quando há muito acúmulo de muco ou as aberturas dos seios nasais se bloqueiam, as bactérias e outros germes podem crescer com mais facilidade.

  4. Causas • A sinusite Aguda geralmente é causada por uma infecção bacteriana nos seios nasais resultante de uma infecção do trato respiratório superior. • A sinusite Crônica se refere ao inchaço e a inflamação em longo prazo dos seios nasais, que podem ser causadas por bactérias ou fungos.

  5. E ocorre devido algumas doenças: Os pequenos cílios dos seios nasais, que ajuda o muco a sai, não funciona corretamente devido a algumas doenças. Resfriados e alergias podem aumentar a produção de muco ou bloquear a abertura dos seios. Um desvio de septo, um osteófito nasal ou pólipos nasais podem bloquear a abertura dos seios nasais.

  6. Sintomas Os sintomas da sinusite aguda em adultos, em geral, seguem um resfriado que não melhora ou que piora depois de 5 a 7 dias dos sintomas: Tosse, muitas vezes pior durante a noite; Mau hálito ou perca do olfato; Febre; Fadiga e mal-estar generalizado;

  7. Dor de cabeça – dor como pressão, dor atrás dos olhos, dor de dente ou sensibilidade facial; Congestão nasal e secreção; Dor de garganta e gotejamento pós-nasal; Os sintomas na sinusite crônica são os mesmos que da sinusite aguda, mas tendem a ser mais suaves e duram 12 semanas;

  8. Já os sintomas de sinusite em crianças, são: Resfriado ou doenças respiratórias que vêm melhorando e começam a piorar; Febre alta, juntamente com secreção nasal mais escura, por pelo menos três dias; Secreção nasal, com ou sem tosse, presente por mais de 10 dias e que não melhora.

  9. O diagnóstico pode ser feito: Procurando sinais de pólipos no nariz; Acendendo uma luz contra os seios nasais (transiluminação) para detectar sinais de inflamação; Apalpando a zona dos seios nasais para encontrar a infecção; Rx do seios da face, ou paranasais pode ser feito; Visualizar os seios através de um endoscópio de fibra óptica; Tomografia computadorizada dos seios da face também pode ser feita ou até mesmo ressonância magnética, dependendo do caso.

  10. Em caso de sinusite crônica ou recorrente, pode ser feito outros exames, como: Teste de alergia; Exames de sangue de HIV ou outros exames para detectar uma baixa função imune; Teste de função ciliar; Citologia nasal; Exames de cloro no suor para detectar fibrose cística;

  11. TRATAMENTO Se dá através de antibióticos, corticoides, lavagens nasais, inalações e cirurgia.

  12. É recomendado que o paciente não fique em contato com luz solar; Também é recomendado que o paciente não fique em ambiente fechados.

  13. Prevenção Comer muitas frutas e vegetais; Tomar vacina contra a gripe todos os anos; Reduzir o estresse; Lavar as mãos frequente mente, especialmente depois de apertar a mão de outras pessoas; Evitar fumaça e poluição; Tomar descongestionantes durante uma infecção do trato respiratório superior; Tratar as alergias rapidamente e adequadamente.

  14. Cefaleia • Cefaleia é uma dor de cabeça simples ou cefaleia de tensão, em geral é consequência de tensão muscular, posição desconfortável do corpo, fadiga, ou do estresse social ou até psicológico.

  15. SINTOMAS A dor de cabeça simples é caracterizada por: Dor contínua e moderada sobre os olhos ou na parte posterior da cabeça; Sensação de compressão, como uma faixa em torno da cabeça. A dor pode estender-se por toda a cabeça e, algumas vezes, para baixo, em direção á região posterior do pescoço e aos ombros.

  16. A dor sentida pela cefaleia tensional pode ser descrita como: Uma pressão leve, mas constante (não latejante); Uma faixa apertada ou um torno na cabeça; Espalhada (não apenas em um local ou de um lado); É pior no couro cabeludo, nas têmporas ou na nuca e, possivelmente, nos ombros. A dor da cefaleia tensional pode ser constante, diária ou um evento isolado. Pode durar de 30 minutos ate sete dias; Pode causar insônia, normalmente não causa náuseas ou vômito.

  17. Causas A maioria das cefaleias é causada por contração muscular ou problemas de fluxo sanguíneo. As cefaleias crônicas e diárias podem ser resultado do tratamento insuficiente ou excessivo de uma cefaleia primária. Cefaleia de rebote ocorre devido o uso de analgésicos mais de três vezes por semana, regularmente. Cefaleia tensional ocorre quando o musculo do pescoço e do couro cabeludo se contraem. Se tiver enxaqueca, ficar numa mesma posição com a cabeça por muito tempo, dormir em quarto frio, dormir com o pescoço em uma posição incomum.

  18. Outros desencadeadores de cefaleia tensional são: Álcool; Cafeína (abstinência ou em excesso); Gripe e resfriado; Problemas odontológicos, como apertamento da mandíbula ou bruxismo; Fadiga visual; Congestão nasal; Esforço excessivo; Sinusite.

  19. Divisão • As cefaleias são divididas em primárias e secundárias. • As cefaleias primárias mais comuns são: enxaqueca, cefaleia de tensão, cefaleia em salvas • hemicrania contínua, cefaleia nova diária persistente, cefaleia do esforço, cefaleia da tosse, cefaleia por estímulo frio, hemicrania paroxística crônica. • Cefaleias secundárias são aquelas causadas por alguma outra doença, tal como tumores cerebrais, traumatismo craniano, meningite, acidente vascular cerebral (derrame), hidrocefalia, herpes-zóster e aneurismas.

  20. Diagnóstico pode ser feito Através de critério de discrição da dor de cabeça, histórico clínico e a observação médica. Se ainda houver duvidas quanto ao diagnóstico, poderá solicitar a realização de exames de imagem cerebral como um raio-x de crânio, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética da cabeça.

  21. Tratamento • O tratamento para cefaleia pode ser feito com a toma de chás medicinais, remédios naturais, compressas frias na cabeça e nos casos mais graves medicamentos receitados pelos médicos.

  22. Prevenção É possível prevenir ou controlar a cefaleia tensionais evitando o estresse que as ocasiona. Se a dor tiver associada ao frio e bom que se mantenha aquecido, use travesseiros diferentes ou mudar a posição de dormir, manter uma boa postura ao ler, trabalhar ou realizando outras atividades, exercita o pescoço e ombros com frequência enquanto estiver digitando, trabalhando no computador ou realizando outra atividade similar, durma e descanse bastante.

  23. Trabalho baseado em pesquisa de campo que originou o gráfico:

  24. BIBLIOGRAFIA www.tuasaude.com/cefaleia; www.minhavida.com.br/saude/temas/cefaleia-tensional; http://pt.wikipedia.org/wiki/Cefaleia; www.minhavida.com.br/saude/temas/sinusite; http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinusite; http://pt-br.infomedica.wikia.com/wiki/Sinusite_Aguda; http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2012/09/14/interna_tecnologia,317513/cientistas-encontram-a-causadora-da-sinusite-e-nova-forma-de-combate.shtml; http://www.slideshare.net/dannyingui/7a-dst-e-outras-doenas-5783549; http://www.generico.co/amoxilina/amoxicilina-generico-do-amoxil/; http://silviakusada.wordpress.com/2012/02/18/some-people-tell-you-life-is-beautiful-while-some-others-make-your-life-beautiful/.

  25. Obrigada! Fim!