1 / 16

GT CONCLUSÕES

GT CONCLUSÕES. Membros Eduardo Sampaio – IBAMETRO (BA) Prof. José do Patrocínio – ITPS (SE) Sérgio Maia – AEM (MS) Dqual - Apoio às atividades do GT. São Paulo, 22/05/2012. Objetivo.

elda
Download Presentation

GT CONCLUSÕES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GT CONCLUSÕES Membros Eduardo Sampaio – IBAMETRO (BA) Prof. José do Patrocínio – ITPS (SE) Sérgio Maia – AEM (MS) Dqual - Apoio às atividades do GT São Paulo, 22/05/2012

  2. Objetivo Propor medidas inovadoras e impactantes, de forma a adequar a RBMLQ para fazer face às crescentes demandas em termos de quantidade e complexidade por fiscalização de produtos.

  3. Contextualização Acompanhamento de Mercado AC Regulação e Certificação Compulsória Fiscalização

  4. Forma de Atuação do GT • Reuniões realizadas no âmbito da RBMLQ (membros e a Dqual). • Troca de informações via Web. • Reunião final realizada no IBAMETRO.

  5. Ações Propostas 1. Articulações nas diversas esferas de poder no sentido de sensibilizar os gestares estaduais para a necessidade de ampliação quantitativa e qualitativa do quadro de fiscais dos ODs. Ações: Elaboração de documento de contextualização; Reunião da Presidência da República com os Governadores; Reunião do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com os Secretários das pastas as quais os ODs estão relacionados; Reuniões dos ODs com seus respectivos Governadores, Secretários e a Presidência do Inmetro e/ou Diretoria da Qualidade.

  6. Ações Propostas 2. Redefinir quadro de fiscais da RBMLQ quanto ao perfil de competências, dimensionamento, necessidade de capacitação e sistema de recompensas dos profissionais. 3. Criação de uma Central de Inteligência de Informações que possibilite o planejamento e a realização de ações de fiscalização com maior eficácia e efetividade. 4. Criação de Sistemática de acompanhamento no mercado através de código de barras em todos os produtos de certificação compulsória.

  7. Ações Propostas 5. Concessão de Bolsas de Pesquisa Científica e Tecnológica para desenvolvimento de tecnologia de produtos ou processos, através do Programa Brasil Maior. 6. Introdução de abordagens e ferramentas inteligentes de acompanhamento de mercado, dentre elas: a) Registro de preço para ensaios de produtos; b) Análise não-destrutiva com uso de dispositivos especiais; c) Atuação em fabricantes e importadores, na expedição e mesmo na linha de produção, assim como portos, aeroportos e fronteiras.

  8. Ações Propostas 7. Desenvolvimento de articulações com as federações de indústria e comércio estaduais no sentido de estabelecer parcerias para apoio ao acompanhamento de mercado.

  9. DÚVIDAS?

  10. 1.1 Justificativa • Dificuldades na ampliação dos quadros dos ODs; • Limites de gastos de pessoal impostos pela LRF; Responsáveis Prazos Julho/2012 A definir A definir A definir a) Lobo e Eduardo b) Professor Jornada c) Professor Jornada d) Presidentes dos ODs

  11. 2.1 Justificativa • Crescimento da Complexidade das demandas identificadas – tanto na natureza dos produtos e das ações de fiscalização, • Ações de fiscalização - não se limitar a inspeção quanto à presença de selos de identificação de conformidade, • Locais de realização - não se limitar aos pontos de venda, devendo ser ampliados para fabricantes ou importadores, na expedição ou até mesmo nos processos produtivos, e ainda, em portos, aeroportos e fronteiras. Responsáveis Prazos Perfil de Competências: ago/2012 Dimensionamento: out/2012 Plano de Capacitação: dez/2012 Sistemas de Recompensas: dez/2012 Codrhcom a participação da Cored, do Cicma e da Dqual. RBMLQ - Através dos atuais membros do GT.

  12. 3.1 Justificativa • Impossibilidade de crescimento do quadro de pessoal de forma proporcional às demandas de fiscalização; • Aumento de eficácia e efetividade das ações de fiscalização; Responsáveis Prazos SURRS SURRS, Ctinf ou OD SURRS, Ctinf ou OD Todos Elaboração e aprovação do Termo de Referência: dez/2012 Contratação da Entidade Especializada: jun/2013 Capacitação da equipe da Central de Inteligência: jun/2014 Implantação: jun/2014 O GT sugere o sistema informatizado seja contratado junto a uma entidade especializada.

  13. 4.1 Justificativa • Impossibilidade de crescimento de quadro de pessoal de forma proporcional às demandas de fiscalização; • Aumento de eficácia e efetividade das ações de fiscalização; • Necessidade de garantir a rastreabilidade do produto e a autenticidade do selo; • Maior amplitude e agilidade nas referidas ações, otimizando e racionalizando recursos. Responsáveis Prazos Concepção do Projeto: dez/2012 Implantação: dez/ 2013 Cored - Coordenação do projeto Dqual - Exigência do código de barras nos Requisitos de Avaliação da Conformidade aplicáveis a cada produto.

  14. 5.1 Justificativa • Possibilidade de concessão de bolsas estabelecidas na recente lei do Inmetro e no Programa Brasil Maior; • Reforçar as equipes dos ODscom profissionais qualificados para o exercício de novas e complexas atividades, em especial aquelas que não demandam a investidura em atividades de policia administrativa; • Viabilizar através dos bolsistas implementação de ações inovadoras de acompanhamento do mercado; • Formação de massa critica e a fixação de competências no âmbito regional no campo da conformidade de produtos. Responsáveis Prazo dez/ 2012 Inmetro - Desenvolvimento do projeto, com a participação da Dimci, Dipro, Cored, Dqual, além de um representante da RBMLQ / GT (José do Patrocínio – ITPS).

  15. 6.1 Justificativa A fiscalização limitada à inspeção quanto à presença do selo de identificação da conformidade do produto, como atualmente praticada, não é suficiente para um eficiente acompanhamento no mercado. Torna-se necessário o uso de novas abordagens tais como a coleta de amostras de produtos e envio a laboratórios acreditados, uso de instrumentos especiais de análise não-destrutivas, bem como a fiscalização em pontos de fabricação ou entrada dos produtos no país. Responsáveis Prazo Jul/2012 para o piloto de Registro de Preços com evolução acelerada Out/2012 para mapeamento de dispositivos existentes no mercado internacional Set/2012 a) Dqual b) Cored apoiada pela Dqual e Dimci c) Cored apoiada pela Dqual

  16. 7.1 Justificativa • Obtenção de informações qualificadas e privilegiadas sobre a presença de produtos irregulares no mercado, bem como a entrada destes produtos através de importações; • Contribuir para que as mesmas desenvolvam uma imagem diferente da atual em relação aos ODs. Responsável Prazo Plano de Ação: ago/2012 Cored em parceria com os ODs e apoio da Dqual

More Related