slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
MATERIAIS E MÉTODOS PowerPoint Presentation
Download Presentation
MATERIAIS E MÉTODOS

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 1

MATERIAIS E MÉTODOS - PowerPoint PPT Presentation


  • 103 Views
  • Uploaded on

ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA ÁGUAS LINDAS – RELATO DE EXPERIÊNCIA. Rafaela Freires do CARMO ¹; Maysa Samantha dos Santos AMARAL²; Thamyres Cavaleiro de Macêdo ALVES e SILVA³; Rejane de Nazaré Pimentel de SOUSA Belém - PA. 4. INTRODUÇÃO.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'MATERIAIS E MÉTODOS' - edolie


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA ÁGUAS LINDAS – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Rafaela Freires do CARMO ¹; Maysa Samantha dos Santos AMARAL²; Thamyres Cavaleiro de Macêdo ALVES e SILVA³; Rejane de Nazaré Pimentel de SOUSA

Belém - PA

4

INTRODUÇÃO

O NASF 1 Águas Lindas, em Ananindeua, no estado do Pará, foi inaugurado em cinco de agosto de 2011 e constitui-se como o primeiro do estado, contando com profissionais das seguintes áreas em sua equipe: terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, educação física, farmácia, nutrição e serviço social.

A partir do Estágio Profissionalizante do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará e da pratica desenvolvida no NASF, no período de fevereiro a abril de 2012, surgiu o interesse em construir um relato da experiência vivenciada pelas estagiárias, pois esta é caracterizada tanto pelo pioneirismo da Universidade em implantar esta área de estágio, quanto pelo trabalho executado pelos profissionais do serviço, cuja motivação partiu do fato de a criação do NASF em questão ser pioneiro no estado e não tendo sido identificados outros estudos baseados na atuação do NASF no contexto desta região.

Durante o período de estágio, também se verificou que as Equipes de Saúde da Família não conheciam o papel do Terapeuta Ocupacional na equipe do NASF e, mais amplamente, na rede de Atenção Primária a Saúde. Desta forma, este trabalho pretende contribuir para a melhor compreensão do papel da terapia ocupacional no contexto da Atenção Primária em Saúde, bem como motivar outros estudos acerca da temática e instigar o interesse de outros acadêmicos e profissionais para este campo tão rico de possibilidades para a profissão.

MATERIAIS E MÉTODOS

OBJETIVOS

Caracterizou-se como pesquisa qualitativa, que utilizou como instrumento observação e relato da experiência das estagiárias e pesquisa bibliográfica acerca do papel do Terapeuta Ocupacional no Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF e na atenção primária a saúde.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Através do pioneirismo do estágio profissionalizante do 4º ano oferecido pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em parceria com a prefeitura de Ananindeua na área de Atenção Básica a Saúde surgiu o interesse em construir um relato de experiências vivenciadas pelas estagiárias, objetivando-se com a experiência no NASF – Águas Lindas, desenvolver o processo terapêutico ocupacional, de avaliação, plano de tratamento e intervenção, em domicílio e na comunidade, no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Durante o período de estágio, verificou-se que as Equipes de Saúde da Família não conheciam o papel do Terapeuta Ocupacional na equipe do NASF e, mais amplamente, na rede de Atenção Primária à Saúde (APS). Desta forma, este trabalho visou contribuir para a melhor compreensão do papel da terapia ocupacional no contexto da APS, bem como motivar outros estudos acerca da temática e instigar o interesse de outros acadêmicos e profissionais para este campo tão rico de possibilidades para a profissão.

No estágio foram desenvolvidas ações compatíveis com as áreas estratégicas preconizadas pelo Ministério da Saúde, sendo realizados atendimentos domiciliares e ambulatoriais; ações de educação em saúde junto à comunidade; capacitação de agentes comunitários; vigilância do desenvolvimento infantil; bem como avaliação psicomotora de crianças na escola, ação desenvolvida em consonância com o Programa Saúde na Escola (PSE).

Esta integração ensino–serviço–comunidade é atualmente elemento indissociável na formação do profissional de saúde e constitui-se como um processo assentado na compreensão dos campos da educação e da saúde como síntese e expressão de um conjunto de relações sociais.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, Erika Guerrieri; et al. Experiência da Fisioterapia no Núcleo de apoio à Saúde da Família em Governador Valadares, MG. Fisioterapia Mov. Curitiba, v. 23, n. 2. Jun. 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família; Cadernos de Atenção Básica, n. 27; Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2010.

CAVALCANTI, Alessandra; GALVÃO, Cláudia. Terapia Ocupacional: fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.Cap.56.

ROSA NETO, Francisco. Manual de Avaliação Motora. Porto Alegre: Artmed, 2002.

¹ Graduada em Licenciatura Plena em Biologia (IFPA), Acadêmica do 5° ano do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA) rafa_freire3@yahoo.com.br ² Acadêmica do 5° ano do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA)amaralmaysa@gmail.com ³Acadêmica do 5° ano do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA) thamyresalvesto@r7.com4Terapeuta Ocupacional, Docente da Universidade do Estado do Pará, Especialista em Desenvolvimento Infantil (UEPA). rjanepim@hotmail.com.

Neste estudo, buscou-se compreender o papel do terapeuta ocupacional incluso na equipe do NASF – Águas Lindas, identificando os procedimentos e processos de trabalho deste profissional, a partir do relato de experiência do grupo de estágio do 4º ano de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará no local.