universo n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
UNIVERSO PowerPoint Presentation
Download Presentation
UNIVERSO

Loading in 2 Seconds...

  share
play fullscreen
1 / 25
Download Presentation

UNIVERSO - PowerPoint PPT Presentation

dylan-potter
115 Views
Download Presentation

UNIVERSO

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. UNIVERSO Sétimo ano . Ciências Naturais

  2. O UNIVERSO CONTÉM TUDO O QUE EXISTE, desde as mais ínfimas partículas subatómicas aos supercúmulos de galáxias (as maiores estruturas conhecidas).

  3. Não se sabe ao certo quais as dimensões do Universo mas, segundo estimativas astronómicas, prevê-se que contenha cerca de 100 biliões de estrelas.

  4. Alguns nomes de números grandes MIL - 1 000 UM MILHÃO - 1 000 000. ( É o mesmo que um milhar de milhares) – usamos em Geologia 1 M.a UM BILIÃO - Aqui há um pequeno problema. Na América é 1 000 000 000, ou seja, mil milhões. Na maior parte dos sítios é 1 000 000 000 000, ou seja, um milhão de milhões. UM TRILIÃO - Mais um problema com a América! Na América, isto é um milhão de milhões (o nosso bilião). Na maior parte dos outros sítios é um milhão de milhão de milhões (10 18 ). GOGOL - Um "1" com cem zeros a seguir. Pode escrever-se 10 100.  GOGOLPLEX - Um "1" com um gogol de zeros a seguir.  INFINITO - O infinito é mesmo grande.  Um gogolplex de gogolplex mal chega aos seus calcanhares, de tão grande que é! Números Grandes.

  5. Actualmente a teoria mais aceite acerca da origem do Universo é a teoria do Big Bang, segundo a qual o Universo teria surgido há cerca de 10 a 20 biliões de anos, após uma gigantesca explosão, o Big Bang.

  6. Actualmente, decorridos alguns biliões de anos, o Universo continua em expansão. • Os astrónomos ainda têm dúvidas quanto à natureza do Universo, não sabendo se ele é «fechado», o que significa que eventualmente deixará de se expandir e começará a contrair-se, ou se, pelo contrário, é «aberto» o que significa que continuará a expandir-se eternamente.

  7. Galáxia

  8. Uma Galáxia é formada por um elevado número de estrelas, nebulosas gasosas e uma imensa quantidade de matéria interestelar.

  9. As galáxias mais pequenas possuem cerca de 100 000 estrelas, enquanto as de maiores dimensões podem conter até 3000 biliões de estrelas.

  10. Via Láctea A nossa cidade…..

  11. Via Láctea é o nome atribuído à faixa luminosa que se estende através do céu nocturno. • Esta luz vêm de estrelas e nebulosas da nossa galáxia, conhecida por «Galáxia da Via Láctea» ou simplesmente por «galáxia».

  12. A Galáxia tem uma forma espiral, com um denso núcleo central, de onde partem quatro braços espirais. • Esta forma espiral não é visível a partir da Terra, uma vez que o sistema solar se encontra localizado num dos braços espirais, o Braço de Orion.

  13. A Via Láctea é muito vasta, com um diâmetro de cerca de 100 000 anos-luz (um ano-luz corresponde a cerca de 9460 biliões de quilómetros). • Se compararmos as dimensões da Galáxia com as do sistema solar, este parecer-nos-á pequeno, uma vez que o seu diâmetro é de apenas 12 horas-luz (cerca de 13 biliões de quilómetros).

  14. A Via Láctea encontra-se em rotação no espaço. • O Sol, que está a cerca de dois terços do raio, a partir do centro da Galáxia, demora cerca de 220 milhões de anos a completar uma volta em torno daquele.

  15. Sistema Solar O nosso bairro….

  16. O Sistema Solar é constituído por uma estrela, o Sol, e por planetas principais (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno), por dezenas de planetas secundários ou satélites, cometas, asteróides, meteoritos, gases e poeiras.

  17. Síntese

  18. Asteróides • Cometas • Meteoritos Portefólio : Realize um pesquisa recorrendo a um motor de busca ou bibliografia sobre cada um destes temas. Outros corpos celestes

  19. Planeta Terra A nossa casa….