1 / 13

Rodrigo Magnabosco

INICIAÇÃO CIENTÍFICA X ESTÁGIO. INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ESTÁGIO!. Rodrigo Magnabosco Professor dos Departamentos de Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica e de Materiais Coordenador do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC) Centro Universitário da FEI rodrmagn@fei.edu.br.

duer
Download Presentation

Rodrigo Magnabosco

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INICIAÇÃO CIENTÍFICA X ESTÁGIO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ESTÁGIO! Rodrigo Magnabosco Professor dos Departamentos de Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica e de Materiais Coordenador do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC) Centro Universitário da FEI rodrmagn@fei.edu.br

  2. Novo engenheiro: “E se surgir um problema na empresa, como poderei resolvê-lo?” Empresa: “E se surgir um problema na empresa, como o recém-formado se portará?”

  3. De modo mais direto... A formação acadêmica do engenheiro é suficiente? Uma das atividades de complementação de formação mais difundidas é o estágio.

  4. Surge a Iniciação Científica CNPq: “... programa centrado na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas de conhecimento...” cuja finalidade é privilegiar “...a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.”

  5. O que significa “iniciar cientificamente” o estudante? Inserir o estudante no processo de pesquisa, capacitando-o a usar o instrumental dessa linha de trabalho nas demais habilidades de formação, habilitando-o a melhor planejar seus estudos e a conduzir investigações de temas relacionados com o curso de graduação em que está matriculado. Com isso, cria-se a possibilidade de formação de colaboradores às linhas de pesquisa. Desperta-se a vocação para cientista? SIM, mas também... ... apresenta-se a METODOLOGIA CIENTÍFICA.

  6. METODOLOGIA CIENTÍFICA Introdução ao tema de estudo Objetivo do estudo Revisão Bibliográfica Procedimento Experimental Coleta e descrição de Resultados Experimentais Discussão de Resultados Conclusões

  7. “PROBLEMA NA EMPRESA” Identificação do problema Proposição de solução com base no... Conhecimento acumulado Implantação da solução Teste da solução e levantamento de dados que permitam a Análise dos resultados gerados com a solução proposta Conclusões

  8. METODOLOGIA CIENTÍFICA “PROBLEMA NA EMPRESA” Identificação do problema Proposição de solução com base no... Conhecimento acumulado Implantação da solução Teste da solução e levantamento de dados que permitam a Análise dos resultados gerados com a solução proposta Conclusões Introdução ao tema de estudo Objetivo do estudo Revisão Bibliográfica Procedimento Experimental Coleta e descrição de Resultados Experimentais Discussão de Resultados Conclusões

  9. Iniciação Científica e Estágio são atividades complementares na formação do profissional!

  10. O que eu preciso para fazer iniciação científica? (PBIC-FEI) Ter disponibilidade de no mínimo 16 horas semanais para dedicação ao Programa. Ter bom desempenho acadêmico, principalmente nas disciplinas relevantes para a compreensão dos modelos e fenômenos com os quais estará envolvido. ... o que se espera de um futuro bom profissional!

  11. Qual o papel da IC? Empresa: Auxiliar na formação dos futuros profissionais Criar atitudes pró-ativas e inovadoras Aproximar Centros de Pesquisa e Empresas Universidade: Auxiliar na formação dos estudantes Incentivar o bom desempenho escolar Criar novos colaboradores

  12. Importância dos projetos de IC na formação acadêmica http://www.fei.edu.br/mecanica/LabMat/LabMat_projetos.htm Depoimentos de ex-alunos, contando como a IC os auxiliou no mercado de trabalho!

  13. Exemplo de cronograma “ideal” de formação - mercado IC = 12 meses Estágio = 12 a 24 meses

More Related