1 / 24

Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE Secretaria de Estado da Educação Superintendência da Educação

Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE Secretaria de Estado da Educação Superintendência da Educação Departamento da Diversidade Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual. Saúde e Prevenção nas Escolas Dinâmica do amigo secreto. Saúde e Prevenção nas Escolas Programação do curso 28/05 14h – 18h

duena
Download Presentation

Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE Secretaria de Estado da Educação Superintendência da Educação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE Secretaria de Estado da Educação Superintendência da Educação Departamento da Diversidade Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual

  2. Saúde e Prevenção nas Escolas Dinâmica do amigo secreto

  3. Saúde e Prevenção nas Escolas Programação do curso 28/05 14h – 18h *Entrega e apresentação dos materiais; *Discussão dos Temas: Direitos Sexuais e Reprodutivos, DST/AIDS e Gravidez na Adolescência; 18h30 – 20h30 *Vídeos “Boneca na mochila” e “Acorda Raimundo, Acorda” com debate; 29/05 08h30 – 12h *Discussão dos Temas: Gênero e Diversidade Sexual, Uso indevido de Drogas e Violência; 14h-18h *Elaboração de um Plano de Trabalho

  4. Saúde e Prevenção nas Escolas

  5. Saúde e Prevenção nas Escolas

  6. Saúde e Prevenção nas Escolas

  7. Saúde e Prevenção nas Escolas

  8. Saúde e Prevenção nas Escolas Dinâmica do amigo secreto Saúde e Prevenção nas Escolas

  9. Saúde e Prevenção nas Escolas

  10. Saúde e Prevenção nas Escolas

  11. Saúde e Prevenção nas Escolas Diretrizes para implementação do projeto SPE

  12. Finalidades do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas Incentivar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva, coma redução da incidência das doenças sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV na população jovem. Fomentar a participação juvenil para que adolescentes e jovens possam atuar como sujeitos transformadores da realidade. Apoiar ações de formação continuada para profissionais de educação e saúde para responder às diferentes situações relacionadas à vivência da sexualidade no cotidiano dos adolescentes e jovens escolarizados.

  13. Finalidades do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas Fomentar a inserção das temáticas relacionadas à educação no campo da sexualidade ao cotidiano da prática pedagógica dos professores. Constituir uma rede integrada saúde-educação para colaborar na redução dos agravos à saúde da população jovem. Desenvolver ações inclusivas, considerando as pessoas com necessidades educacionais especiais, de modo a favorecer a vivência da sua sexualidade com autonomia com autonomia e proteção social. Construir redes para a troca de experiências entre participantes do Projeto nos diversos estados e municípios brasileiros.

  14. Compromissos para concretização do proposta Saúde e Prevenção nas Escolas O compromisso das secretarias de saúde e educação é fundamental para a constituição de um grupo de trabalho – Grupo de Trabalho Municipal – com representantes da saúde, da educação e outras secretarias e instituições. Responsabilidades do Grupo de Trabalho Municipal Realizar análise situacional da realidade epidemiológica e das ações relacionadas à prevenção das DST e da aids e à promoção da saúde reprodutiva, planejadas e/ou realizadas nas escolas do município. Elaborar um plano de Ação.

  15. Saúde e Prevenção nas Escolas Direitos sexuais e reprodutivos *Guia para a formação de profissionais de saúde e educação, p. 75

  16. Saúde e Prevenção nas Escolas A igualdade racial e entre homens e mulheres são fundamentais para o desenvolvimento da humanidade e para tornar real os Direitos Humanos. São Direitos Humanos já reconhecidos em leis nacionais e documentos internacionais.

  17. Direito Sexual Saúde e Prevenção nas Escolas Direito de viver e expressar livremente a sexualidade sem violência, discriminações e imposições e com respeito pleno pelo corpo do(a) parceiro(a). Direito de escolher o(a) parceiro(a) sexual. Direito de viver plenamente a sexualidade sem medo, vergonha, culpa e falsas crenças. Direito de viver a sexualidade independentemente de estado civil, idade ou condição física. Direito de escolher se quer ou não quer ter relação sexual.

  18. Direito Sexual Saúde e Prevenção nas Escolas Direito de expressar livremente sua orientação sexual: heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade, entre outras. Direito de ter relação sexual independente da reprodução. Direito ao sexo seguro para prevenção da gravidez indesejada e de DST/HIV/AIDS. Direito a serviços de saúde que garantam privacidade, sigilo e atendimento de qualidade e sem discriminação. Direito à informação e à educação sexual e reprodutiva.

  19. Direito reprodutivo Saúde e Prevenção nas Escolas Direito das pessoas de decidirem, de forma livre e responsável, se querem ou não ter filhos, quantos filhos desejam ter e em que momento de suas vidas. Direito a informações, meios, métodos e técnicas para ter ou não ter filhos. Direito de exercer a sexualidade e a reprodução livre de discriminação, imposição e violência.

  20. Planejamento familiar Saúde e Prevenção nas Escolas É um conjunto de ações em que são oferecidos todos os recursos, tanto para auxiliar a ter filhos, ou seja, recursos para a concepção, quanto para prevenir uma gravidez indesejada, ou seja, recursos para a anticoncepção. Esses recursos devem ser cientificamente aceitos e não colocar em risco a vida e a saúde das pessoas, com garantia da liberdade de escolha. O planejamento familiar é um direito sexual e reprodutivo e assegura a livre decisão da pessoa sobre ter ou não ter filhos. Não pode haver imposição sobre o uso de métodos anticoncepcionais ou sobre o número de filhos.

  21. Responsabilidade de homens e mulheres Saúde e Prevenção nas Escolas Questões relacionadas à anticoncepção são tradicionalmente vistas como de responsabilidade exclusiva das mulheres. Entretanto, ninguém faz filho sozinho.

  22. Responsabilidade partilhada Saúde e Prevenção nas Escolas Para o pleno desenvolvimento de homens e mulheres, é importante a construção de parcerias igualitárias, baseadas no respeito entre os parceiros e em responsabilidades compartilhadas. Portanto, é fundamental o envolvimento dos homens com relação à paternidade responsável, à prevenção de gestações não desejadas ou de alto risco, à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis/HIV/AIDS, dividindo também com as mulheres as responsabilidades com relação à criação dos filhos e à vida doméstica.

  23. Responsabilidade partilhada Saúde e Prevenção nas Escolas É importante que homens e mulheres conheçam o funcionamento do seu corpo. Esse conhecimento os auxilia no controle da sua capacidade reprodutiva e ajuda a entender melhor como agem os métodos anticoncepcionais, de modo que possam planejar a gravidez, quando ela for desejada.

  24. Saúde e Prevenção nas Escolas Vídeo Hormônios da paixão

More Related