slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Saiba mais sobre as cores... PowerPoint Presentation
Download Presentation
Saiba mais sobre as cores...

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 26

Saiba mais sobre as cores... - PowerPoint PPT Presentation


  • 69 Views
  • Uploaded on

Saiba mais sobre as cores...

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Saiba mais sobre as cores...' - drago


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

Saiba mais sobre as cores...

  • Se olharmos em nosso redor, vemos um mundo cheio de cor. Repleto de vida, animação, calor e sentimento. Dentro das quatro paredes na nossa casa, queremos desfrutar dessas sensações.Vermelho - Cor da paixão e do fogo viva e excitante, o vermelho tem por hábito acender o que há de melhor em nós. Para casas irreverentes, impõem-se uma parede pintada de alto a baixo de vermelho para somente... dar nas vistas. O resultado será fabuloso... principalmente se tiver um espelho a acompanhar o décor.
slide2

Azul - É a cor do mar, do céu, profunda e mística, calma e forte, enfim, a cor do infinito. Transmite paz e serenidade, sendo mesmo o tom ideal para o quarto da pequenada ou para os sonhadores mais convictos. São várias as nuances que esta cor pode adquirir e quando usada a técnica do esponjado, o resultado é fantástico.

slide3

Rosa - Porque é a cor da flor, por excelência, o rosa transmite muita ternura. Uma mescla perfeita entre o inocente e o atrevido, conforme a tonalidade, o rosa pode ser perfeito para espaços pequenos e graciosos. Contudo, e por ter uma conotação feminina, sugerimos ser este tom ideal para quartos de mulheres.

slide4

Verde - A cor da natureza é também ela a cor dos realistas. De todos aqueles que têm os pés bem assentes na terra. Porém, não podemos descurar a componente esperança, que pode trazer para qualquer espaço um espírito novo. Se quer mudar, mude para o verde.

slide5

Laranja - É a cor mais dinâmica, brilhante e orgulhosa, conjugando a alegria do amarelo com a ação do vermelho, esta é a cor que alia mais de perto a luminosidade e o dinamismo, tornando qualquer espaço suigeneris. O laranja tem a capacidade de personalizar assoalhadas, transmitindo sempre bons presságios. Ideal para espaços sociais como salas ou para quartos onde reine o bom humor e a descontração.

slide6

Amarelo - É a mais radiosa das cores. Quente, vibrante, alegre, luminosa, jovem e brilhante os seus raios transmitem uma onda positiva. Ideal para decorar espaços onde o convívio deve falar mais alto. Em locais pouco iluminados, o amarelo pode trazer a luz e tornar os dias mais escuros subitamente iluminados. Salas e corredores podem ser as divisões da casa onde este tom funciona melhor.

slide7

Pastel - Sem dúvida a tendência que está sempre atual é a cor pastel! As cores mais neutras e que podem conjugar-se com todas as outras são as prediletas dos decoradores nacionais, mas também colhem a eleição do grande público. Por isso, a nossa última palavra é para eles!!!

slide8

Violeta - Nobre e altivo, é, por excelência, a cor do secretismo. Associado ao vermelho, torna-se ainda mais intenso. O violeta azulado invoca a solidão e o frio e o violeta avermelhado é forte e espiritual.

slide9

A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

  • A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.
  • Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho
slide10

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias(verde, azul e vermelho), enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris. Observação: Cores primárias são o vermelho, o verde e o azul.

slide11

Mapa de cores. Observar que cada cor é sempre a intermediária entre as duas vizinhas e que diametralmente opostas estão as cores complementares

slide12

Medição e reprodução

  • A fim de se poder ajustar os emissores luminosos (lâmpadas, e monitores em geral – displays) com a percepção natural do olho humano, para o qual são projetados e construídos, é preciso criar parâmetros de medida das cores. Os três parâmetros básicos são:[
  • Matiz – corresponde à intensidade espectral de cor (isto é, qual o comprimento de onda dominante);
  • Brilho – corresponde à intensidade luminosa (isto é, mais brilho, mais luz, mais "claridade");
  • Saturação – corresponde à pureza espectral relativa da luz (alta saturação = cor bem definida dentro de estreita faixa espectral; baixa saturaçao = cor "indefinida" tendendo ao branco, ampla distribuição espectral).
  • Interessante notar que as cores mais claras aparentam maior brilho, mas na verdade isto é devido ao efeito combinado de brilho e matiz. Também inclui-se a designação intensidade de cor, que é o efeito combinado de matiz e saturação. Um outro parâmetro que causa alguma confusão é a densidade de cor
slide13

Percepção da cor

  • A cor é percebida através da visão. O olho humano é capaz de perceber a cor através dos cones (Células cones). A percepção da cor é muito importante para a compreensão de um ambiente.
  • A cor não tem só que ver com os olhos e com a retina mas também com a informação presente no cérebro. Enquanto, com uma iluminação pobre, um determinado objecto cor de laranja pode ser visto como sendo amarelado ou avermelhado, vemos normalmente mais facilmente com a sua cor certa, laranja, porque é um objecto de que conhecemos perfeitamente a cor. E, se usarmos durante algum tempo óculos com lentes que são verdes de um lado e vermelhas do outro, depois, quando tiramos os óculos, vemos durante algum tempo tudo esverdeado, quando olhamos para um lado, e tudo avermelhado, quando olhamos para o outro. O cérebro aprendeu a corrigir a cor com que «pinta» os objectos para eles terem a cor que se lembra que eles têm; e demora algum tempo a perceber que deve depois deixar de fazer essa correcção.
slide14

Combinação de cores

  • Os artistas, designers e arquitetos usam as cores para causar situações na percepção humana. As cores podem se combinar para geração destes efeitos. Por exemplo, pode se conseguir, com correta combinação, um ambiente mais calmo, uma pintura mais suave, desde que usemos percentagens de cores proporcionais e relacionadas.
slide15

Cultura e influência

  • Culturas distintas podem ter diferentes significados para determinadas cores. A cor vermelha foi utilizada no Império Romano, pelos nazistas e comunistas. Usualmente é também a cor predominante utilizada em redes de alimentação fast food. O vermelho é a cor do sangue e naturalmente provoca uma reação de atenção nos indivíduos.
  • Outras cores possuem significados diferentes em culturas diferentes, como por exemplo o luto.
  • A COR, elemento indissociável do nosso cotidiano, exerce especial importância sobretudo nas Artes Visuais.
slide16

Na Pintura, Escultura, Arquitectura, Moda, Cerâmica, Artes Gráficas, Fotografia, Cinema, Espectáculo etc, ela é geradora de emoções e sensações.

  • A cor tem vida em si mesma e sempre atraiu e causou no ser humano de todas as épocas, predilecção por determinadas harmonias de acordo especialmente com fatores de civilização, evolução do gosto e especialmente pelas influências e directrizes que a arte marca.
  • Através da teoria da cor, do uso de várias gamas cromáticas, da sua aplicação e experimentação práticas, irão ser ministrados conhecimentos que lhe permitirão descobrir e explorar por si mesmo o mundo extraordinário da "HARMONIA DAS CORES" e passar a exprimir-se com maior segurança através do cromatismo. Entre tudo cores que combinam ex.rosa e magenta, azul celeste, etc…
slide17

Psicologia das cores

  • Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados, alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas. Às vezes, as pessoas no ano-novo colocam roupas com cores específicas para, no ano seguinte, ter o que a cor representa.
  • Ex: se uma pessoa passa o ano novo de verde, ela pode esperar esperança para o ano seguinte. Muitas pessoas passam de branco, esperando a paz.
slide18

Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;

  • Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";
  • Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde;
  • Ciano: tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
  • Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
  • Roxo:velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
  • Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
  • Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
  • Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
  • Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;
  • Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
  • Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.
slide19

Cores e suas ligações com o mundo místico

  • Da mesma forma com que na cultura ocidental as cores são relacionadas a alguma virtude ou valor, no oriente elas são ligadas diretamente a armadilhas. Os japoneses, principalmente, criaram um sistema de cores e armadilhas para tentar se aproximar do conhecimento absoluto, visto que, quando algum desastre natural ocorria, era relacionado aos deuses. Desta forma, temos:
slide20

Cinza: Veneno;

  • Vermelho: Chamas, combustão espontânea.
  • Azul: Enchentes, alagamentos e grandes chuvas.
  • Ciano: Chuva. Não definido ainda como sendo um desastre ou alguma dádiva.
  • Verde: Seca e desastres relacionados às florestas.
  • Roxo Perda de habilidade. Hoje isso é explicado pela falta de treino.
  • Magenta: Hipnose, perda da sanidade mental;
  • Violeta: Dor;
  • Alaranjado: Ligado à bruxaria e feitiçaria;
  • Branco: Solidão. A morte de entes queridos por acidentes era relacionado a algum feito de uma pessoa que fora vingado por um deus matando alguém próximo.
  • Preto: Destruição em massa. Geralmente relacionado a doenças;
  • Castanho: Vida. A única cor que incita a paz e a prosperidade;
slide21

Arquitetura em coresTecnologia & MateriaisVeja que produtos o mercado oferece em matéria de tintas, vernizes e pigmentos. Saiba os principais tipos de aplicação, como obter um bom rendimento e o que o setor está fazendo para desenvolver novos produtos em conformidade com as normas técnicas.O desenvolvimento de novos produtos e a luta contra a não-conformidade são a tônica da indústria de tintas hoje no Brasil. Para os arquitetos, as inovações são ótimas notícias que alargam o elenco de opções

slide22

Do branco Modernista ao colorido do pós-moderno, a pintura sempre foi uma das mais populares opções de acabamento. Para cobrir o amplo espectro de utilizações, que abrange do revestimento de fachadas expostas às intempéries a detalhes aplicados em peças de mobiliário, a indústria de tintas tem três grandes grupos de produtos. Sob a denominação "premium" estão as tintas de 1a linha, que agregam os maiores avanços tecnológicos. As tintas intermediárias e as econômicas, categorias em que se classificam os dois outros grupos, praticamente se fundiram nos últimos anos - e juntas representam cerca de 50% do mercado. 

slide23

PigmentosUm dos componentes básicos das tintas, os pigmentos são partículas sólidas, insolúveis que, além de serem responsáveis pela coloração do material, interferem em características como opacidade e resistência do produto. De uma maneira geral, as tintas com grandes quantidades de pigmentos são mais opacas do que aquelas com menor quantidade.