1 / 16

O tempo da Quaresma

O tempo da Quaresma. Quando se aproximava o tempo em que Jesus começou a anunciar o Evangelho, apareceu um homem que ia diante d’Ele. João ia vestido de pêlo de camelo e só comia o que encontrava no deserto. Pregava: Preparai o caminho do Senhor .

diane
Download Presentation

O tempo da Quaresma

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O tempo da Quaresma Quando se aproximava o tempo em que Jesus começou a anunciar o Evangelho, apareceu um homem que ia diante d’Ele.

  2. João ia vestido de pêlo de camelo e só comia o que encontrava no deserto. Pregava: Preparai o caminho do Senhor.

  3. Acudiam muitos a escutá-lo e arrependiam-se dos seus pecados. João baptizava-os no rio.

  4. Jesus também veio de Nazaré ao rio Jordão para ser baptizado por João.

  5. Depois, Jesus retirou-se para o deserto durante quarenta dias para jejuar e fazer penitência.Aí,foi tentado pelo diabo.

  6. O tempo de quaresma é um tempo de conversão e penitência. Começa na quarta feira de cinzas e dura quarenta dias. Acaba quando começa a Semana Santa.

  7. Quarta feira de Cinzas Os cristãos recebem na fronte ou na cabeça o sinal da cinza no começo da Quaresma.

  8. As cinzas Na procissão do domingo de Ramos benzem-se as palmas e ramos de oliveira com que acompanhamos Jesus na sua entrada triunfal em Jerusalém. Guardamos algumas palmas e ramos para queimar no ano seguinte. Assim, obtemos a cinza, que –depois de benzida – nos impõem no início da Quaresma.

  9. “sou pó e cinza” Na primeira página da Bíblia conta-se que “Deus formou o homem com pó da terra”. Isso é o que significa o nome de “Adão”. Deus recorda-lhe então que será pó da terra, “pois dela foste feito” (Gn 3,19). Significaque não somos nada comparados com o Criador. Mas Abraão dizia: “Embora seja pó e cinza, atrevo-me a falar ao meu Senhor” (Gn 18,27).

  10. “Humildade” vem de humus: “terra”: “pó e cinza são os homens” (Si 17,32). A cinza significa também o sofrimento, o luto, o arrependimento. É, pois, sinal de dor e de penitência. atitude de humildade Ao receber a cinza, mostro aos outros que quero fazer penitência pelos meus pecados.

  11. Jesus retirou-se para orar, no deserto O deserto é um lugar despovoado, seco, onde quase não há vegetação e falta a água. Jesus foi orar e jejuar. Significa: abandono e solidão exterior e interior, para encontrar-se com Deus. Jesus quis preparar assim o seu ministério público.

  12. O “deserto” requer a coragem dos humildes, dos que não têm medo de voltar a começar... espaços de silêncio e solidão Cada cristão deve procurar, em cada dia, espaços de silêncio e solidão para se encontrar consigo mesmo e com Deus, e descobrir que estamos longe do que Deus espera de nós.

  13. Os quarenta dias Moisés e Elias estiveram quarenta dias no deserto. Israel, quarenta anos, em peregrinação até à terra prometida. Significa:tempo da prova a que Deus submete o povo. É também “hoje”: tempo propício para escutar a voz de Deus e não endurecer o coração. O nosso trato com Deus necessita de um “espaço” adequado (o deserto como lugar de silêncio), e de um “tempo” oportuno e concreto, “suficiente” para escutar, através da nossa consciência, a Sua voz de Pai que corrige e consola ao mesmo tempo.

  14. O jejum Juntamente com o deserto e a oração, o jejum ajuda-nos a fazer penitência, para rever a nossa vida e procurar sinceramente a Deus. Os que se retiram para o deserto para se encontrarem com Deus, jejuam. Jejuar é abster-se de comida e bebida. É símbolo e expressão de uma renúncia a tudo o que nos impede de realizar em nós o projecto de Deus.

  15. O jejum Jejuar é também: falar menos, não gastar em coisas desnecessárias ou caprichos, perder menos tempo em frente da televisão, trabalhar melhor, ajudar os outros, etc. Está unido à esmola, a ser generosos com os outros. Se jejuássemos só para sofrer ou demonstrar que somos fortes, estaríamos desvirtuando a sua verdadeira finalidade.

  16. FIM Com a Quaresma dedicamos 50 dias a preparar a Páscoa de Jesus

More Related