Download
elementos da narrativa n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Elementos da Narrativa PowerPoint Presentation
Download Presentation
Elementos da Narrativa

Elementos da Narrativa

769 Views Download Presentation
Download Presentation

Elementos da Narrativa

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Elementos da Narrativa

  2. A narrativa Para que exista a história, é necessário haver quem conta e o que contar. Quem conta a história é o narrador e a narrativa apresenta: • Uma seqüência de fatos relacionados entre si (o enredo); b) Personagens (que vivenciam os fatos); c) O lugar onde os fatos ocorrem (espaço ou ambiente) (elemento opcional).

  3. Sobre personagens... São os “seres” que agem na história. Podem ser:

  4. a) Pessoas

  5. b) Seres míticos

  6. c) Animais

  7. d) Objetos

  8. e) Plantas

  9. Sobre o tempo...

  10. Tempo Elemento essencial na narrativa; é a dimensão em que acontecem os fatos narrados. Pode ser definido ou marcado por expressões do tipo Era uma vez... Naquele tempo...

  11. Sobre o espaço, o ambiente...

  12. Espaço Local, cenário, ambiente onde acontecem os fatos. Pode estar determinado ou não.

  13. Sobre o foco narrativo...

  14. Foco narrativo É determinado por quem conta a história, ou seja, o narrador. Nos trechos abaixo observamos duas formas de contar a história. O que podemos perceber com relação ao narrador? • Todos estavam dormindo, quando de repente ouviram um grito... Ficaram paralisados. • Estávamos sentados em volta do fogo, quando seus olhos depararam com os meus.

  15. Foco narrativo • Quandoo narrador está fora da história; não é personagem, apenas conta como se estivesse presenciando os fatos, pode ser considerado Onisciente . O relato se dá como no item A do slide anterior.

  16. Foco narrativo • Quandoo narrador é um dos personagens da história, pode ser considerado onipresente e o relato se dá como no item B.

  17. Sobre o enredo...

  18. Enredo Seqüência de ações relacionadas por causalidade ou por cronologia. No enredo podemos identificar as diferentes etapas da narrativa, que fazem com que a história siga uma progressão.

  19. Etapas do enredo Pode-se encontrar nomenclaturas diferentes para situações semelhantes, dependendo do autor que aborda o assunto.

  20. Enredo • Situação inicial 2. Complicação 3. Desenvolvimento 4. Clímax 5. Desfecho