1 / 14

A Lei de Deus

A Lei de Deus . Êxodo 20-24. A Lei de Deus . Legalismo Liberalidade A lei de Deus na Escritura possui três aspectos, civil, cerimonial e moral, e cada um desses aspectos possui sua função e validade específicos. A Lei de Deus . Possui dupla importância:

dennis
Download Presentation

A Lei de Deus

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Lei de Deus Êxodo 20-24

  2. A Lei de Deus Legalismo Liberalidade A lei de Deus na Escritura possui três aspectos, civil, cerimonial e moral, e cada um desses aspectos possui sua função e validade específicos.

  3. A Lei de Deus Possui dupla importância: Importância civil: Uma legislação própria é um dos elementos essenciais para a existência de uma nação. Importância espiritual:os dez mandamentos dizem respeito tb à aliança de Deus com o seu povo indistintamente.

  4. A Lei de Deus INTRODUÇÃO Uma das centrais diferenças do cristianismo e as demais religiões é: ABSOLUTO e EXCLUSIVISTA. Possuímos a revelação escrita de Deus. A lei é a norma divina que estabelece os princípios para o relacionamento do povo com Deus.

  5. A Lei de Deus CONTEXTO Deus entregou a sua lei num ambiente de seriedade e respeito. Foi no contexto de eventos graves, tais como o estabelecimento de limites especiais, sob pena de morte (Êx 19.12); trovões, relâmpagos, escuridão, e forte clangor de trombeta (Êx 19.16);fogo, fumaça e tremor do monte (Êx 19.19); e a purificação do povo por dois dias (Êx 19.7), que o Senhor entregou sua lei a Moisés.

  6. A Lei de Deus OS DIFERENTES ASPECTOS DA LEI DE DEUS A Lei Civil Está sustentada por um aspecto eterno da lei moral de Deus. O propósito era regulamentar a vida civil no estado teocrático de Israel: a) sistema de punições contra os crimes cometidos no estado judaico (Dt 21.18-21) b) bem como as leis referentes à propriedade privada (Lv 25.10-16) c) Preservação da terra (Lv 25.1-4)

  7. A Lei de Deus As leis civis proferidas por Deus podem ser divididas: Leis a respeito da escravidão; Leis a respeito da vida humana; Leis a respeito da propriedade; Leis a respeito da sexualidade; Lei a respeito da feitiçaria; Leis a respeito dos pobres; Leis acerca da relação com Deus; Leis a respeito das demandas judiciais; Leis a respeito do descanso; Leis a respeito das festas religiosas;

  8. A Lei de Deus B. A Lei Cerimonial Diz respeito a todo o sistema sacrificial e ritualístico que normatizava a vida religiosa do povo no Antigo Testamento. Inclui as normas referentes à preparação dos sacerdotes (Lv 21.1-24), os sacrifícios (Lv 1), ofertas diversas (Lv 2.1-2) e as festas religiosas (Lv 23). Ensinar de forma didática ao seu povo, a verdade redentora do evangelho.

  9. A Lei de Deus B. A Lei Moral Envolve todos os preceitos divinos que são absolutos e atemporais. Envolve a vontade absoluta de Deus para o homem, revelada nas Escrituras Sagradas, dentre a qual está os dez mandamentos. O fundamento da lei moral de Deus é o seu próprio caráter. Deus é imutável – Santidade

  10. A Lei de Deus A Abolição da Lei X A Permanência da Lei O Novo Testamento fala tanto de uma abolição da lei, quanto da permanência da lei. A abolição da lei se refere ao aspecto cerimonial e civil. A permanência da lei, diz respeito ao aspecto moral. (Ef 6.2-3), (Tg 2.8-12)

  11. A Lei de Deus A Validade do Aspecto Civil: A Validade da Lei Civil: Valor Histórico: A lei civil é útil para mostrar-nos a organização da sociedade teocrática. Valor Didático: Auxilia o leitor bíblico na compreensão de outros textos bíblicos. Validade Reveladora: Além disso, a lei civil revela-nos princípios espirituais divinos que são absolutos. (Dt 21.18-21)

  12. A Lei de Deus A Validade da Lei Cerimonial: A Validade da Lei Cerimonial: Valor Histórico: A lei cerimonial é útil para mostrar-nos a organização da vida religiosa do Israel teocrático. Valor Didático: Ensina sobre o culto do povo de Deus no Antigo Testamento e na compreensão de livros proféticos e a epistola aos Hebreus. Validade Reveladora: Além disso, a lei cerimonial revela-nos verdades profundas sobre a relação de Deus com o homem.

  13. A Lei de Deus A Validade do Aspecto Civil e Cerimonial da Lei A Lei de Deus civil e cerimonial possui validade didática, histórica e reveladora. A Lei moral possui validade normativa.

  14. A Lei de Deus CONCLUSÃO Reflita sobre sua concepção e relação com a lei de Deus; Procure conhecer a lei civil e cerimonial de Deus e aprender com elas. Viva tendo como norma a lei moral de Deus. Extraido da Revista Expressão, Ed Cultura Cristã – Lição 8

More Related