Retrospectiva2009 - PowerPoint PPT Presentation

deivisonarthur
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Retrospectiva2009 PowerPoint Presentation
Download Presentation
Retrospectiva2009

play fullscreen
1 / 60
Download Presentation
Retrospectiva2009
280 Views
Download Presentation

Retrospectiva2009

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. RETROSPECTIVA 2009

  2. Paulo Gadelha assume a Presidência da Fiocruz 15 de janeiro de 2009 O presidente eleito da Fiocruz, o médico Paulo Gadelha, tomou posse na tarde desta quinta-feira (15), em solenidade realizada na frente do Castelo da Fundação, símbolo da instituição. Apesar do forte calor, mais de mil pessoas assistiram à cerimônia, que foi marcada pela emoção. O sanitarista Paulo Buss, que transmitiu o cargo a Gadelha, saudou o novo presidente da instuição e foi homenageado pelos servidores com uma placa. "Gadelha, amigo e confidente nos momentos difíceis, desponta com a esperança de fazer uma gestão ainda melhor e mais brilhante, por sua competência, experiência e dedicação à Fiocruz”, discursou Buss, que passa a integrar o colegiado de ex-presidentes. O novo presidente da Fundação, o médico Paulo Gadelha, assinou o Livro de Ouro e foi empossado no cargo pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que representava o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

  3. Anvisa aprova produção do Efavirenz 26 de janeiro de 2009 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou o registro do Efavirenz 600 mg. A decisão do diretor da ANVISA, Dirceu Barbano, foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 26 de janeiro de 2009. Com isso, Farmanguinhos já iniciou a produção do anti-retroviral, medicamento mais utilizado no tratamento da AIDS. O Efavirenz, que será distribuído pelo Ministério da Saúde (MS), é um dos 17 medicamentos que compõem o coquetel anti-Aids. A produção inicial será de dois milhões e cem mil comprimidos e a entrega do primeiro lote ao MS está prevista para a segunda quinzena de fevereiro. Ministro Temporão recebe o primeiro lote do Efavirenz produzido no Brasil 16 de fevereiro de 2009 Farmanguinhos/Fiocruz entregou na segunda- feira (16/02), o primeiro lote de Efavirenz produzido no Brasil conseqüência de licenciamento compulsório, ao ministro da Saúde José Gomes Temporão. Nos primeiros lotes estão 2,1 milhões de comprimidos, distribuídos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo, onde estão concentrados 62% dos pacientes que utilizam o Efavirenz. Até o final de 2009 Farmanguinhos entregará ao Ministério de Saúde 15 milhões de unidades do medicamento. Estima-se que a partir de 2010 a produção do Efavirenz seja totalmente nacional.

  4. Farmanguinhos participou do 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2009) 8 de março de 2009 Este ano, no Centro de Convenções de Pernambuco,o evento discutiu o tema “Perspectivas de controle das grandes endemias no centenário de descoberta da Doença de Chagas” e reuniu alguns dos mais importantes profissionais, técnicos, pesquisadores e professores que atuam na área de saúde pública em nosso país. Os coordenadores de Assistência Farmacêutica, Antonio Morais, e da Gestão Executiva de Programas Descentralizados, José Carlos Gouvêa Júnior, e o assessor de Marketing e Eventos Específicos, Gilberto Braga, representaram o Instituto no congresso.

  5. Aberta a VIII SIPAT de Farmanguinhos 09 de março de 2009 Teve início nesta segunda-feira (09/03), às 9h30, a VIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho de Farmanguinhos, aberta pelo diretor da instituição, Eduardo Costa. Durante a semana, estão programadas palestras, exposições e atividades relacionadas à saúde e ao bem–estar no trabalho.

  6. É Páscoa na Luzes do Amanhã 08 de abril de 2009 Nesta quarta-feira, 08/04, a equipe de Farmanguinhos, representada pela Gestão Social e Setor de Produção, animou as crianças da creche Luzes do Amanhã, na Cidade de Deus, com a entrega dos ovinhos de páscoa doados pelos colaboradores do Instituto.O maior agradecimento para a unidade ficou por conta dos gestos e sorrisos estampados nos rostos das crianças.

  7. Inaugurada academia de ginástica no CTM 28 de abril de 2009 Um compromisso da Asfoc-SN com os trabalhadores de Farmanguinhos. Assim o presidente do sindicato, Paulo César de Castro Ribeiro, definiu a inauguração da academia de ginástica no Campus Jacarepaguá da unidade. Paulão, como é conhecido na Fiocruz, ressaltou que, embora o espaço já estivesse cedido à Asfoc desde a inauguração do CTM, foi necessário um longo processo de reforma e reestruturação das instalações do prédio para adequá-lo às necessidades da academia. Mas o esforço de toda a equipe do sindicato valeu a pena. “O esporte é para além do esporte. O nosso papel é representar os trabalhadores, mas é também oferecer a eles uma melhor qualidade de vida”, ressaltou.

  8. Dia do Trabalhador e aniversário de Farmanguinhos são comemorados no CTM 30 de abril de 2009 A festa em homenagem ao trabalhador de Farmanguinhos começou, na manhã de quinta-feira (30/04), com direito a gincana recreativa e jogo de futebol. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, também esteve no evento em comemoração ao Dia do Trabalhador e dos 91 anos de criação do Serviço de Medicamentos Oficiais (01/05).

  9. Farmanguinhos participa do XXV CONASEMS 11 de maio de 2009 O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) participa, em Brasília, do XXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento foi aberto hoje e segue até o dia 14 de maio, reunindo secretários municipais de saúde de todo país para discutir o Sistema Único de Saúde. Farmanguinhos está representado pelas equipes de Assistência Farmacêutica, Vendas e Comunicação. Em seu stand, o único laboratório produtor de medicamentos ligado diretamente ao Ministério da Saúde vai expor seus produtos durante o Congresso.

  10. Eleição 2009 14 de maio de 2009 Foi iniciada às 9h desta quinta-feira, no Campus Manguinhos, a votação que elegerá o novo diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) para o período 2009-2013. Os candidatos ao cargo, Eduardo Costa e Hayne Felipe, aproveitaram o dia de hoje para depositar seus votos na urna única, que amanhã estará no Centro Tecnológico de Medicamentos, em Jacarepaguá. Apuração - Eleição 200915 de maio de 2009 O candidato Hayne Felipe recebeu 93 votos. Ao todo, 154 servidores compareceram à urna Confira os números da apuração: Hayne Felipe = 93 votos Eduardo Costa = 58 votos Brancos = 2 Nulos = 1

  11. Agricultores do Profito Pedra Branca conquistam Telecentro 21 de maio de 2009 “Demos mais um passo na luta para a venda do produto orgânico e a valorização do sangue do agricultor. Quem sonha junto consegue junto.” Esse foi o discurso do diretor executivo da Associação dos Agricultores Orgânicos de Vargem Grande (Agrovargem), Paulo José Martins Filho, durante a cerimônia de inauguração do Centro de Experiências Digitais (Telecentro), realizada em 20 de maio, na Associação de Moradores de Vargem Grande.Agricultores que integram o Profito Pedra Branca receberam do Banco do Brasil, dez computadores, ligados em rede, para cursos e oficinas de inclusão digital. A doação foi resultado do projeto desenvolvido pelo Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos/Fiocruz, com a parceria do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil. O Telecentro funcionará como ferramenta de implantação de ações locais do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e de outras políticas públicas de desenvolvimento.

  12. Dupla comemoração 25 de maio de 2009 Dia 25 de maio de 2009, a Fundação Oswaldo Cruz teve dois grandes motivos para comemorar: 109 anos a serviço da saúde pública no Brasil e no exterior e a apresentação dos 16 novos diretores das suas unidades técnico-científicas. Estes foram eleitos para o período 2009-2013, reafirmando o espírito democrático, marca da gestão Fiocruz. Farmanguinhos tem nova direção 29 de maio de 2009 De acordo com a Portaria da Presidência da Fiocruz nº 153/2009 Hayne Felipe da Silva está designado para exercer interinamente o cargo de Diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos, até que seja publicada sua nomeação no Diário Oficial da União.

  13. Artesunato + Mefloquina 01 de junho de 2009 Farmanguinhos realizou entrega ao Ministério da Saúde de 43 mil tratamentos do medicamento Artesunato + Mefloquina (ASMQ) utilizado por pacientes com malária. O ASMQ é o primeiro medicamento inovador de Farmanguinhos, sendo fruto de uma parceria internacional coordenada pelo DNDi. A primeira entrega, efetuada dentro do prazo firmado com o Ministério da Saúde, é parte dos 210 mil tratamentos solicitados pelo MS, a serem fabricados no CTM.

  14. Ato Ecológico 05 de junho de 2009 No dia Mundial do Meio Ambiente, alunos da primeira turma do curso de Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos participaram de ato ecológico no CTM. Para lembrar a data, o Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos – NGBS, e alunos do curso de pós-graduação plantaram mudas de Andiroba nos jardins do Instituto.

  15. Formalização de posse 19 de junho de 2009 O diretor de Farmanguinhos, unidade técnico científica da Fiocruz, Hayne Felipe da Silva, tem sua posse formalizada para a diretoria do Instituto de Tecnologia em Fármacos em cerimônia realizada no auditório do CTM, Jacarepaguá. Com o compromisso de atuar com ética, inovação e democracia Hayne foi eleito para dirigir a unidade nos próximos quatro anos.

  16. Fiocruz pra Você 20 de junho de 2009 Farmanguinhos realizou o VI Fiocruz pra Você no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM). O evento, organizado pela Gestão Social de Farmanguinhos em parceria com a Coordenação de Projetos Sociais da Fiocruz, teve início às 8 horas, junto com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e terminou às 17 horas. Foram vacinadas 1.550 crianças. Mais de três mil pessoas  das comunidades da Cidade de Deus, Vila da Conquista, Sapê, São Francisco e Outeiro compareceram ao CTM e encontraram além da vacinação, diversão, informação e serviços de saúde.

  17. Academia de Farmanguinhos recebe novos aparelhos 04 de julho de 2009 O Centro Esportivo do CTM é um sucessso! Funcionando desde 4/5/09, oferece ao associado do Sindicato uma boa infra-estrutura nas recém-inauguradas salas de ginástica e musculação: novas esteiras, caneleiras, halteres, colchonetes, além de bicicletas, step, cadeira extensora, mesa flexora, cadeira adutora e abdutora, voador, supino, leg press e pulley. As atividades são orientadas pelas professoras Danni Barros e Rosana Couto. Farmanguinhos ganha Centro Estético do Corpo 07 de julho de 2009 A partir de terça-feira (07/07), a Asfoc oferece aos trabalhadores da Fiocruz  tratamento corporal com massoterapia.  Os serviços de massagem sueca, bambooterapia, argiloterapia, reiki, drenagem linfática manual, eletrolipolise, ultra-som e gesso redutor são oferecidos pelos massoterapeutas Ricardo Franco e Ana Carolina Sansão.

  18. Farmanguinhos promove mais um projeto social 09 de julho de 2009 Com o objetivo de promover saúde e educação ambiental nas comunidades locais, Farmanguinhos realizou o lançamento oficial do projeto “Oficina do cuidado”, na comunidade Jardim Anil, em Jacarepaguá. O projeto é uma iniciativa do Instituto, através da Gestão Social, em parceria com a Associação de Moradores do bairro e o Horta Comunitária.

  19. Mestrado Profissional de Farmanguinhos é recomendado pela CAPES. 21 de julho de 2009 O Comitê da área de Farmácia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) julgou a apresentação da proposta de criação do Mestrado Profissional de Farmanguinhos e aprovou, sem ressalvas. O curso de Pós Graduação Stricto sensu em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica tem como objetivo a formação de profissionais para essas as áreas de atuação. A previsão para lançamento do edital e o processo seletivo é março de 2010. Coletiva 30 de julho de 2009 Farmanguinhos recebeu a imprensa hoje, às 12 horas, na sala de conferências do CTM, em entrevista coletiva, para informar sobre a produção dos primeiros lotes do antiviral Oseltamivir, utilizado no combate à Influenza A (H1N1), mais conhecida como Gripe Suína. O diretor do Instituto, Hayne Felipe, acompanhado por uma equipe técnica, respondeu aos jornalistas sobre questões ligadas ao desenvolvimento da formulação e a produção do antiviral.

  20. Café com sabor de união 04 de agosto de 2009 A Direção de Farmanguinhos homenageou, com um café especial, seus trabalhadores pelo desenvolvimento e produção do medicamento Oseltamivir, utilizado no combate a Gripe A.

  21. Professor Pasquale fala sobre reforma ortográfica 06 de agosto de 2009 As atividades do segundo semestre de 2009 do Centro de Estudos de Farmanguinhos tiveram início nesta quinta-feira, dia 6 de agosto, com a palestra “Nova Ortografia da Língua Portuguesa”, pelo professor Pasquale Cipro Neto.

  22. Início das aulas da segunda turma de Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos 07 de agosto de 2009 A aula inaugural, realizada na sala de conferência do Complexo Tecnológico de Medicamentos, em Jacarepaguá, foi ministrada por Zich Moysés, diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação do Ministério da Saúde.

  23. VIII Feira do Talento07 de agosto de 2009 A segunda edição da Feira do Talento em 2009 foi realizada dentro do Complexo Tecnológico de Medicamentos. Espaço alternativo para divulgar o potencial artístico e criativo dos trabalhadores e seus familiares, o evento foi um sucesso de público e encantou a todos com produtos de fabricação artesanal, muitos criados com materiais recicláveis.

  24. Café da manhã e integração em Manguinhos 13 de agosto de 2009 Integração é a palavra de ordem em Farmanguinhos. Após muito trabalho para a entrega do estoque de Oseltamivir ao Ministério da Saúde, a diretoria do Instituto participou de um animado café da manhã com os funcionários da unidade de Manguinhos nesta quinta-feira, dia 13.

  25. Novos funcionários participam do Programa de Integração 19 de agosto de 2009 Os funcionários recém-chegados a Farmanguinhos tiveram a oportunidade de participar, nesta quarta-feira (19), de mais um treinamento do “Programa de Integração de Novos Colaboradores”, promovido pela Gestão do Trabalho, Treinamento e Capacitação. Além de tomar conhecimento sobre questões relacionadas ao funcionamento da empresa, como segurança do trabalho e biossegurança, os 18 participantes fizeram um tour pelas instalações, onde puderam ver de perto o processo de embalagem dos medicamentos. III Seminário Nacional das Redes Fito tem início no CTM 24 de agosto de 2009 Do desenvolvimento dos biomas, como era a proposta inicial, à prospecção de novas ervas medicinais para estudo, desenvolvimento e, por fim, produção de um novo medicamento. Expansão e otimização estão em pauta no III Seminário Nacional das Redes Fito, que teve início nesta segunda-feira (24/08) em Farmanguinhos.

  26. Farmanguinhos participa da CPHI 2009 26 de agosto de 2009 Farmanguinhos iniciou nesta quarta-feira (26) a sua participação na CPhl South America - Feira Internacional de Ingredientes para a Indústria Farmacêutica da América Latina. O evento, o maior do setor no continente, será realizado até o próximo dia 28 no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Pesquisador de Farmanguinhos lança livros sobre genéricos e inovação na CPHI 27 de agosto de 2009 O pesquisador Jorge Lima de Magalhães, pesquisador de Farmanguinhos, organizou, junto com a Profª Drª Adelaide de Souza Antunes, titular da Escola de Química da UFRJ, dois livros que estão sendo lançados na CPhl South America 2009, em São Paulo: “Oportunidades em medicamentos genéricos – A indústria farmacêutica brasileira” e “Patenteamento e prospecção tecnológica no setor farmacêutico”.

  27. "Arraiá dO Seu Tamivir" 28 de agosto de 2009 Esta última edição da festa agostina de farmanguinhos foi mais descontraída, divertida e, principalmente, emocionante. Regada a comidas e bebidas típicas e muita música, a tradicional comemoração, realizada na última sexta-feira (28/8), teve novidades neste ano. A corrida de saco, a dança da laranja e a disputa de bambolê foram algumas delas, e que renderam prêmios para os vencedores. O ponto alto foi a entrada da quadrilha, que levantou e animou a galera.

  28. Secretaria Municipal de Saúde do Rio visita CTM 16 de setembro de 2009 Nesta quarta-feira (16/09), o Instituto inaugurou o programa “Conheça Farmanguinhos”, que pretende estabelecer uma aproximação com as secretarias municipais de saúde, parcerias em potencial. A primeira a visitar o Complexo Tecnológico de Medicamentos foi a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro.

  29. Farmanguinhos recebe visita de organizações francesas 17 de setembro de 2009 Farmanguinhos recebeu mais uma visita internacional de peso na última terça-feira. Representantes de duas grandes empresas da França estiveram presentes no CTM e puderam aprender mais sobre o papel da instituição para a saúde brasileira: o Institut de recherche pour Le Développement (IRD), ligado ao governo daquele país, e a Deinove, uma empresa privada.

  30. Fiocruz pra Você – 2ª dose é sucesso de público em Farmanguinhos 19 de setembro de 2009 Um show de música, cidadania, educação e diversão. A segunda edição do Fiocruz pra Você em 2009, realizado por Farmanguinhos no último sábado (19/09), foi um sucesso de público. O evento, que fez parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, registrou um aumento de 20% no número de crianças vacinadas: foram 1.917 no total.

  31. Farmanguinhos reflete sobre o meio ambiente no Dia da Árvore 21 de setembro de 2009 O Dia da Árvore não passou em branco no Instituto. Os colaboradores de Farmanguinhos comemoraram a data com uma série de eventos ligados à preservação do meio ambiente, com destaque para a assinatura do edital do concurso para a coleta seletiva.

  32. Integração e compromisso social 22 de setembro de 2009 Com o objetivo de integrar e trocar informações, Farmanguinhos sediou no dia 22/9, reunião mensal do grupo Conexão RH, organizado pelas áreas de Recursos Humanos das empresas da região de Jacarepaguá e Barra da Tijuca, que se reúne mensalmente.

  33. Farmanguinhos assina Protocolo de Intenções para produção do Efavirenz 23 de setembro de 2009 Farmanguinhos/Fiocruz assinou, no dia 23/09, Protocolo de Intenções com os laboratórios Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos, Nortec Química e Globe Química para a produção de 15 toneladas do insumo farmacêutico ativo (IFA) do Efavirenz, medicamento utilizado no tratamento da AIDS, incluído no Programa DST/AIDS do Ministério da Saúde. O Protocolo foi assinado pelo diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, pelos presidentes dos laboratórios Cristália, Ogari de Castro Pacheco, Nortec, Marcos Soalheiro e Globe, Jean Daniel Peter

  34. Farmanguinhos participa do X Congresso Brasileiro de Municípios e da 10ª EXPROM 24 de setembro de 2009 Farmanguinhos esteve presente em dois eventos de suma importância para o setor na última semana. O Instituto participou do X Congresso Brasileiro de Municípios e da 10ª EXPROM - Exposição de Produtos e Serviços de Utilidade dos Municípios. Ambos foram realizados entre os das 21 e 24 de setembro no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.Os eventos proporcionaram oportunidades de contato pessoal com alguns clientes e captação de novos clientes em potencial. Representado por Antonio Carlos Morais, José Carlos Gouvêa Jr. e Giovana Assunção, o Instituto expôs seus produtos, apresentou seus serviços e realizou um intercâmbio de negócios e projetos com as prefeituras e com os diferentes setores da administração pública presentes no local.

  35. Farmanguinhos comemora o Dia da Secretária 30 de setembro de 2009 Fundamentais para o funcionamento de Farmanguinhos, as secretárias ganharam uma homenagem especial em seu dia (30/09). Todas as profissionais do Instituto foram convidadas para uma animada confraternização na Sala de Conferência.

  36. Farmanguinhos e ACIJA firmam parceria com contrato de adesão 01 de outubro de 2009 No dia 1º de outubro, Farmanguinhos formalizou o contrato de adesão, como sócio categoria  Vip junto a ACIJA (Associação Industrial e Comercial de Jacarepaguá).Essa união vem fortalecer um relacionamento mantido há alguns anos, tornando-se motivo de orgulho entre as partes. A ACIJA tem como objetivo integrar as inúmeras empresas sediadas na região de Jacarepaguá, promovendo reuniões mensais para tratar de assuntos ligados a melhoria da qualidade de vida no bairro, discutindo assuntos como segurança, (com a participação dos órgãos oficiais da área: DP, BPM, Guarda Municipal); serviços (através de todas as concessionárias públicas e outras autarquias: Comlurb, Cedae, Ceg, Light, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil) e outros assuntos de interesse coletivo. A Associação de estabelecer um importante canal de comunicação dentre os setores internos das organizações parceiras como as áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação.  Projeto de Far fica entre 20 melhores no 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal 05 de outubro de 2009 A iniciativa de se opor a pedidos de patente de medicamentos fez de Farmanguinhos/Fiocruz um dos 20 finalistas do 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O projeto, coordenado pela Dra. Wanise Barroso, foi considerado um dos mais inovadores entre as 131 inscrições válidas.

  37. Solidariedade 13 de outubro de 2009 A Gestão Social de Farmanguinhos contou com os colaboradores do Instituto para mais um gesto de solidariedade. Em comemoração ao Dia das Crianças foi realizada uma festa na Creche Comunitária São Francisco de Assis, na Cidade de Deus com bolo e refrigerante para 150 crianças.

  38. Ministro da Saúde de Belize visita Farmanguinhos 14 de outubro de 2009 O Ministro da Saúde de Belize, Pablo Marín, visitou Farmanguinhos nesta quarta-feira (14/10). O compromisso fez parte da agenda do dirigente no Brasil.

  39. PDTIS avalia trabalhos de pesquisa em Farmanguinhos 27 de outubro de 2009 O Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos sedia a reunião de Avaliação de Projetos da Rede de Medicamentos e Bioinseticidas. O objetivo é avaliar projetos de pesquisadores de toda a Fiocruz que já se encontram em fase de desenvolvimento tecnológico e que podem gerar medicamentos, processos e serviços com impacto na Saúde Pública e no desenvolvimento econômico e social do Brasil. O evento ocorre entre os dias 27 e 29 de outubro, e é coordenado pelo Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para a Saúde – PDTIS.

  40. Brigada de Incêndio tem curso prático 28 de outubro de 2009 O setor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde - SMS - realizou nos dia 28 e 29 de outubro, no quartel de Corpo de Bombeiros da Barra da Tijuca, o treinamento prático de formação da Brigada de Incêndio de Farmanguinhos. 

  41. Farmanguinhos faz sucesso na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009 03 de novembro de 2009 O estande de Farmanguinhos foi um dos grandes sucessos do estande da Fiocruz na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009. Montado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o espaço apresentou, entre outros, uma minifábrica de medicamentos para mostrar como os remédios são produzidos.

  42. Representantes do BNDES visitam Farmanguinhos 06 de novembro de 2009 Representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estiveram presentes no CTM nesta sexta-feira. Após visitar as instalações da fábrica de Farmanguinhos, as profissionais se reuniram com membros do Instituto, incluindo o diretor Hayne Felipe, e falaram sobre o funcionamento do órgão federal.

  43. Representantes de Far viajam à Bolívia para discutir novo acordo internacional 10 de novembro de 2009 Na última semana, representantes de Farmanguinhos estiveram na Bolívia para sedimentar as bases de mais um acordo internacional. Desta vez, a unidade ajudará o Instituto Nacional de Laboratorios en Salud (Inlasa), maior laboratório público daquele país, a criar um programa de capacitação para a produção da vela de andiroba em território boliviano.

  44. Farmanguinhos tem quatro projetos selecionados no Edital da Cooperação Social da Fiocruz 12 de novembro de 2009 Farmanguinhos tem motivos de sobra para comemorar: o Instituto teve quatro projetos selecionados no Edital da Cooperação Social para o Desenvolvimento Territorializado – CSDT – 01/2009 FIOCRUZ. No total, foram 46 projetos concorrentes. Destes, 30 foram propostos para o campus Manguinhos e Mata Atlântica; e 16 para serem desenvolvidos em outras áreas geográficas. Os vencedores garantiram patrocínio para desenvolver as atividades no próximo ano.

  45. Instituto comemora aprovação de verba para fábrica em Moçambique 13 de novembro de 2009 O projeto de transferir a tecnologia de produção de antirretrovirais de Farmanguinhos/Fiocruz para Moçambique está mais próximo. Na última quinta-feira, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou a autorização de uma doação de R$ 13,6 milhões do governo brasileiro para a primeira fase da instalação da fábrica de medicamentos contra a aids no país africano. A notícia foi recebida com festa no Instituto, que já fez o pedido de compra de equipamentos para a implantação do projeto. Regimento Interno para o CD/Far 17 de novembro de 2009 Está tudo pronto para a eleição do Conselho Deliberativo de Farmanguinhos. Nesta terça-feira (17/11), os servidores da unidade aprovaram, em Assembleia Geral, a proposta de Regimento Interno para o CD/Far.

  46. MS assina termo de compromisso para a aquisição de medicamentos de Farmanguinhos 17 de novembro de 2009 O Ministério da Saúde assinou, no início deste mês, um termo de compromisso com os laboratórios públicos brasileiros, incluindo Farmanguinhos. O projeto prevê a aquisição de medicamentos produzidos nestes laboratórios de acordo com sua capacidade de fornecimento. O compromisso com o MS é fundamental para Farmanguinhos. Alinhado com a política do Governo Federal de incentivo à farmoquímica nacional, o Instituto pretende aumentar a quantidade de produtos inovadores em 2010.Farmanguinhos já é reconhecido internacionalmente pela produção do Efavirenz, antirretroviral cuja fabricação em território nacional é resultado do primeiro licenciamento compulsório realizado no país, e do Artesunato+Mefloquina (ASMQ), contra a malária, um produto inovador contra doenças negligenciadas totalmente desenvolvido e registrado no Brasil. No próximo ano, o objetivo é começar a produzir um antiasmático (Formoterol + Budesonida), um imunossupressor (Tracolimo) e um tuberculostático (Etambutol + Isoniazida + Rifampicina + Pirazinamida). Todos os medicamentos serão fruto de parcerias com empresas privadas, que transferirão sua tecnologia de produção para Farmanguinhos. - A meta é que, até a metade de 2010, possamos disponibilizar estes medicamentos ao Ministério da Saúde – explicou o diretor do Instituto, Hayne Felipe da Silva.

  47. I Seminário Profito Pedra Branca 17 de novembro de 2009 A etapa de capacitação em rede do projeto Profito Pedra Branca começou da melhor maneira possível. Nesta segunda-feira (16/11), foi realizado o I Seminário Profito Pedra Branca, que teve como objetivo a discussão de decisões democráticas para a implantação do processo. No seminário os participantes puderam discutir como será realizada esta etapa do projeto, que terá o conteúdo distribuído em quatro áreas do conhecimento agroecologia, pós-colheita, fito e gestão. Além disso, os agricultores assistiram a palestras e debateram sobre o mercado local de plantas medicinais e o potencial de compra do Sistema Único de Saúde (SUS).

  48. Insumos farmacêuticos ativos terão que ser registrados 18 de novembro de 2009 A partir de agora, os insumos farmacêuticos ativos (IFAs) utilizados para a fabricação de medicamentos no país terão que ser registrados. A Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 57/2009 que torna obrigatório o procedimento foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira. Cadeia produtiva farmacêutica é tema de fórum em Brasília 19 de novembro de 2009 Governo e representantes do setor farmacêutico se reúnem para debater as políticas voltadas ao crescimento do segmento e redução do déficit na balança comercial de saúde, nesta quinta, 19 de novembro, no Senado Federal. O diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe da Silva, estará presente. Mestrado Profissional em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento da Indústria Farmacêutica 24 de novembro de 2009 Já está disponível o calendário para o Mestrado Profissional em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento da Indústria Farmacêutica de Farmanguinhos. O curso, que terá sua primeira turma, disponibilizará 15 vagas, sendo dez para colaboradores da Fiocruz, independente de seu vínculo, e cinco para o público externo.

  49. Farmanguinhos participa do II Congresso Brasileiro de Controle Público 25 de novembro de 2009 Farmanguinhos esteve presente no II Congresso Brasileiro de Controle Público, realizado entre os dias 25 e 27 de novembro na cidade de Salvador, na Bahia. O Instituto foi representado por Antonio Celso Brandão, da Assessoria de Projetos Especiais.

  50. Gestores de Farmanguinhos participam de curso de Desenvolvimento Gerencial 26 de novembro de 2009 Na última semana, a primeira turma de gestores de Farmanguinhos participou do Curso de Desenvolvimento Gerencial na Gestão Pública – Um Diferencial de Sucesso -, realizado nos dias 26 e 27/11.  O objetivo do curso, ministrado pela professora Vera Lúcia Bártolo Vives, é sensibilizar líderes para mudanças que impactam a gestão de pessoas dentro de uma organização, através do desenvolvimento eficaz das competências associadas à liderança e, com isto, obter melhores resultados da equipe de trabalho.