1 / 16

2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha

Programa de Pós-Graduação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA Divisão de Engenharia Eletrônica e Computação CE-63 CES-235 Sistemas Embarcados e de Tempo Real. 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias

Download Presentation

2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Programa de Pós-Graduação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITADivisão de Engenharia Eletrônica e Computação CE-63 CES-235 Sistemas Embarcados e de Tempo Real 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio

  2. Sumário • Introdução • Motivação • Contexto • Objetivação do Protótipo de Sistema de Software • Redução do Escopo • Especificação de Requisitos • Desenvolvimento • Conclusão

  3. Motivação Com o intuito de ampliar a eficiência no monitoramento dos recursos naturais o governo federal mobilizou os meios acadêmicos para desenvolver um sistema embarcado e de tempo real para o monitoramento ecológico denominado VANT-EC-SAME. Contextualização Em janeiro de 2005, iniciou-se no CTA o projeto denominado VANT (Veículo aéreo não tripulado). As aeronaves militares não-tripuladas em geral são empregadas em missões especiais, como o reconhecimento e vigilância de campos de batalha. Para o sucesso destas missões é necessário além do VANT, uma Estação de Controle - EC e um Satélite Ambiental de Monitoramento Ecológico - SAME, formando o Sistema VANT-EC-SAME. Este sistema poderá ser utilizado na Amazônia, para a identificação de atividades ilegais, incêndios espontâneos e outros. Esta Equipe foi designada para desenvolver CSC – Componente de Software de Computador V-CTR(Controle).

  4. Objetivação • Enunciado do Problema O enunciado do Problema consiste em dotar o ICSC do VANT de um Protótipo de Projeto de Controle, visando desenvolvimento de um sistema embarcado para controlar de forma sincronizada com a disponibilidade de potência e combustível da aeronave, até o final do 2º semestre de 2006. • Enunciado da Alternativa da Solução Desenvolver uma CSC de Controle do VANT para o ICSC do VANT, visando propiciar o controle de direção, potência e combustível do VANT, até o final do 2º semestre de 2006. • Intitulação Componente de Software de Computador de Controle do Veículo Aéreo Não Tripulado – CSC V-CTR

  5. Redução de Escopo • O escopo deste projeto foi restringido apenas para atender os requisitos acadêmicos, será desenvolvido um Protótipo do Sistema de Software Embarcado e de Tempo Real para o Projeto VANT-EC-SAME,qualquer aspecto que fuja a este enfoque não pertence ao escopo deste projeto.

  6. Especificação de Requisitos O CSC V-CTR deverá ser capaz de propiciar: 1) O controle de direção, velocidade e altitude do VANT, sincronizado com a disponibilidade do combustível; 2) A alteração da potência de acordo com a solicitação da cápsula de controle; 3) O controle do nível de combustível, alterando o seu fluxo de acordo com a potencia solicitada.

  7. Traçabilidade dos Requisitos

  8. Desenvolvimento USC CTR

  9. USC COMB

  10. USC POT

  11. 1º Nível de Integração Cápsulas: 4 Protocolo: 1 Linhas de Código: 1872

  12. Diagrama de Seqüência Missão: Aumentar a altura em 10 mil pés.

  13. Resultado

  14. 2º Nível de Integração CSC V-CTR

  15. Conclusão A resolução das listas de exercícios permitiu ganho de experiência com as ferramentas da IBM Rational: Rose Real Time, SoDA, Clear Case e Requisite Pro que juntamente com o Processo Unificado da Rational foi possível garantir um projeto de tempo real estruturado com forte integração.

  16. Recomendações • Implementar em outra ocasião os requisitos que foram excluídos devido à necessidade da redução de escopo; • Nos requisitos de controle de vôo estabelecer e executar requisitos mais aprimorados relacionados ao controle (algoritmos de vôo); e • Após executadas as recomendações anteriores, usar os conceitos de tempo real (prioridades, preempções) e embarcar em qualquer base de processamento utilizada on-board em aeronaves.

More Related