1 / 9

CERTIFICAÇÃO

CERTIFICAÇÃO. “BORDADO DA MADEIRA”. Program a Apresentação. Resumo histórico: Grémio dos Industriais de Bordados da Madeira; IBTAM; IVBAM. Análise: do enquadramento legislativo actual: Marca Colectiva com Indicação de Proveniência “BORDADO DA MADEIRA”; Vectores de apreciação técnica.

dale
Download Presentation

CERTIFICAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CERTIFICAÇÃO “BORDADO DA MADEIRA” Junho 2009

  2. Programa Apresentação • Resumo histórico: • Grémio dos Industriais de Bordados da Madeira; • IBTAM; • IVBAM. • Análise: • do enquadramento legislativo actual: • Marca Colectiva com Indicação de Proveniência “BORDADO DA MADEIRA”; • Vectores de apreciação técnica. • Funcionamento do processo de autenticação actual.

  3. Criação Extinção 1935 1974 Período Industrial IVBAM Criação • Regulação do sector (1935): • Dos produtores, produtos e comercialização • Obrigatoriedade da colocação de um selo de garantia (1938) com a finalidade de evitar: •  Baixa qualidade de execução; • Utilização de tecidos impróprios; • Desacreditação do verdadeiro Bordado da Madeira. ? 2006 Criação Extinção 1977 2006 Grémio dos industriais de bordado da Madeira Resumo Histórico - Cronograma Grémio Evolução dos bordados da Ilha da Madeira IBTAM Continuação das políticas da qualidade:  Criação da apreciação técnica 1986  Criação do Sistema de Autenticação 1990  Criação da marca “BORDADO DA MADEIRA“ 1990  Regulamentação das normas de produção e comercialização 1991 e 1996 • Desafios futuros: • Adoptar as medidas normativas que têm em vista, nomeadamente, a garantia da qualidade, genuinidade e tipicidade do «BORDADO DA MADEIRA»; • Disciplinar a produção, bem como a comercialização do «BORDADO DA MADEIRA» que usufrua da marca colectiva com indicação de proveniência; • Garantir a origem, autenticidade e qualidade dos produtos abrangidos, através da garantia prestada por organismo idóneo e oficial; • Promover e salvaguardar a reputação nacional e internacional do «BORDADO DA MADEIRA».

  4. Enquadramento legislativo actual Criou a “apreciação técnica”, à qual todo o bem ou produto de bordado produzido na Região Autónoma da Madeira deve ser obrigatoriamente submetido, antes da sua comercialização. Defende a aposição de um selo de garantia, como já vinha sendo feito desde a época em que o Grémio era o órgão regulador. Diplomas nucleares BORDADO DA MADEIRA Decreto-Lei nº 163/2004 Decreto-Lei nº 59/2005 Decreto Regulamentar Regional nº 11/86/M Lei nº 55/90 PREVÊ Definição do BORDADO DA MADEIRA, com base nos seguintes vectores: composição do desenho, tipo de pontos, matérias-primas, utilização de rendas, tipo de costuras, número de pontos industriais e áreas mínimas. Decreto Legislativo Regional nº 7/91/M Relativos à etiquetagem e marcação dos produtos têxteis Aplicável ao artesanato em geral , incluindo o BORDADO DA MADEIRA COMPLEMENTADO A autorização para uso da MCIP dá direito à utilização de um sinal distintivo complementar, expresso na aposição em cada peça de um selo, a fornecer pelo então IBTAM. Portaria nº 105/96 Portaria nº 106/96 Prevê que a titularidade da MCIP, para o BORDADO DA MADEIRA, pertence ao IBTAM, o qual só pode autorizar o uso da mesma a produtores que satisfaçam as condições previstas de produção e comercialização do BORDADO DA MADEIRA.

  5. Tipo de artigos Tipo de pontos N.º de pontos e áreas mínimas Composição do desenho BORDADODAMADEIRA Tipo de costuras Matérias- -primas Utilização de rendas Vectores de apreciação técnica De acordo com o DLR 7/91/M e as Portarias 105/96 e 106/96 Tipo de artigos Tipo de pontos N.º de pontos e áreas mínimas Composição do desenho Genuinidade BORDADODAMADEIRA Tipo de costuras Matérias- -primas Tipicidade Utilização de rendas Qualidade

  6. Diplomas gerais fundamentais BORDADO DA MADEIRA A aplicação das normas de produção, definidas para os vectores de apreciação técnica, apresentam dificuldades de aplicação, carecendo estes diplomas de actualização. Decreto Regulamentar Regional nº 11/86/M Decreto Legislativo Regional nº 7/91/M Portaria nº 106/96 Portaria nº 105/96 Lei nº 55/90 Cria o “Sistema de Autenticação do BORDADO DA MADEIRA” da responsabilidade do IVBAM

  7. Processo de autenticação actual Produção Bordadeira de casa Executa O IVBAM não dispõe de controlo durante a fase de produção. Excepcionalmente, e por livre iniciativa do produtor, poderá existir uma consulta prévia à elegibilidade das matérias-primas Peça de BORDADO DA MADEIRA a produzir Produtor Autorizado (A) Agente Devolve peça bordada

  8. Processo de autenticação actual(continuação) Autenticação Recebe produto Verifica guias Produto acabado Verifica peça Produtor Autorizado (A) DSART Desenho Matérias-primas Qualidade de execução Validação Selagem O IVBAM depara-se com situações em que o produto final não obedece aos requisitos legais, tendo o produtor já efectuado um investimento significativo.

  9. Processo de autenticação actual(continuação) • Nestas situações o produto é rejeitado, sendo devolvido ao industrial, para que, caso seja possível, diligencie no sentido de serem executadas as alterações necessárias.

More Related