“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Download
1 / 10

- PowerPoint PPT Presentation


  • 115 Views
  • Uploaded on

“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”. Professora Beatriz Appezzato da Glória Representante do campus “Luiz de Queiroz” na Comissão Central do PAE. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DO PAE.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about '' - cree


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
Pae monitoria ou est gio supervisionado em doc ncia

“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”

Professora Beatriz Appezzato da Glória

Representante do campus “Luiz de Queiroz”

na Comissão Central do PAE


Pae monitoria ou est gio supervisionado em doc ncia

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA docência?”DO PAE

É a etapa do PAE da USP (Programa da USP ligado à Pró-reitoria de Pós-graduação) que possibilita ao pós-graduando vivenciar experiências da docência no ensino superior ainda no seu processo de formação.

ESALQ - Estagiários vinculados ao PAE no 2º semestre de 2013 - 140

Estão sendo atendidas 91 disciplinas dos diferentes cursos da ESALQ:

Engenharia Agronômica

Engenharia Florestal

Ciências Biológicas

Gestão Ambiental

Ciências dos Alimentos

Ciências Econômicas

Licenciatura em Ciências Agrárias

Administração

Total estimado de alunos de graduação que estão sendo atendidos neste semestre: 7145



Pae monitoria ou est gio supervisionado em doc ncia

DIRETRIZES DO PROGRAMA PAE – discussão das alterações docência?”

Proposta foi esclarecer as atribuições do aluno PAE e diferenciá-las da monitoria do Edital Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) -01/2010


Pae monitoria ou est gio supervisionado em doc ncia

TEXTO ATUAL docência?”

Ib. Da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência

1.O Estágio Supervisionado em Docência caracteriza-se pela participação de estudantes de pós-graduação nas múltiplas dimensões pressupostas à docência como seguem:

a) Organizativa: que diz respeito à seleção dos conteúdos curriculares e da  bibliografia de apoio, seleção e organização dos recursos didáticos e  outros materiais de apoio, etc;

b) Técnica: que se refere à organização das atividades operacionais como  lista de presença e de notas e acompanhamento das atividades práticas e teóricas, etc;

c) Didático-pedagógica que envolve, por exemplo, a organização e desenvolvimento das  aulas e utilização do espaço-tempo das atividades didáticas, etc;

d) Das relações professor/aluno: favorecendo a organização da participação dos alunos nas aulas e atividades, estabelecimento de vocabulário adequado, e demais iniciativas que facilitem a interlocução entre o docente e os estudantes etc;

e) Avaliativa: que prevê ações como a seleção dos tipos mais adequados de avaliação  e elaboração dos instrumentos de avaliação, bem como a definição dos critérios avaliativos, etc.

1.1) Épermitido ao aluno PAE ministrar aulas, a critério do supervisor, em número de horas correspondentes a não mais que 10% da carga horária total da disciplina. Fica clara a proibição da substituição de docentes pelo estagiário PAE, sendo obrigatória a presença física do supervisor acompanhando a prática da regência do aluno.


Pae monitoria ou est gio supervisionado em doc ncia

Critérios para a seleção de estagiários docência?”

1. Análise da qualidade do Plano de Trabalho e da Ficha de Inscrição (obrigatório o preenchimento de todos os campos); 2. Ser bolsista DS/CAPES dos Programas da ESALQ e Interunidades;3. Estar na fase intermediária do curso;4. Desempenho Acadêmico (Histórico Escolar);5. Menor número de participações na EESD/PAE.

Critérios para atribuição de apoio financeiro1. Análise da qualidade do Plano de Trabalho elaborado pelo estagiário sob a orientação do responsável pela disciplina;2. Inscrição em disciplina obrigatória;3. Desempenho Acadêmico (Histórico Escolar);4. Menor número de participações na EESD/PAE com apoio financeiro.


Pae monitoria ou est gio supervisionado em doc ncia

5. O docência?”plano muito bom é fruto de uma articulação com um bom projeto de disciplina a qual contemple as atividades a serem desenvolvidas em parceria estreita entre professor/estagiários/alunos.

Neste sentido, um plano muito bom deve:

a) descrever a participação do estagiário em todo o processo - NÃO APENAS ELENCAR AS ATIVIDADES QUE SERÃO REALIZADAS .

b) contemplar instrumentos que registrem as atividades e a percepção do estagiário sobre os diferentes eventos que se apresentarem ao longo da disciplina, de modo a servir de base para nortear o diálogo do estagiário com o professor.

c) indicar quais lacunas pessoais serão eventualmente preenchidas com esta experiência na docência.


Pae monitoria ou est gio supervisionado em doc ncia

  • Avaliar a experiência na docência nas suas diferentes dimensões:

  • Organização e desenvolvimento das  aulas e utilização do espaço-tempo das atividades didáticas, etc;

  • Asrelações professor/aluno: análise da participação dos alunos nas aulas e atividades, estabelecimento de vocabulário adequado, e demais iniciativas que facilitem a interlocução entre o docente e os estudantes etc;

  • O processo de Avaliação: ações como a seleção dos tipos mais adequados de avaliação  e elaboração dos instrumentos de avaliação, bem como a definição dos critérios avaliativos, etc.

  • d) Comentar como foi a sua experiência ao ministrar aula(s), a critério do supervisor, em número de horas correspondentes a não mais que 10% da carga horária total da disciplina.


Pae monitoria ou est gio supervisionado em doc ncia

Recomendações na elaboração do Relatório: planos diferentes e, consequentemente, relatórios diferentes?

No preenchimento dos formulários, pelo estagiário e supervisor, cabe solicitar a atenção nas orientações da Comissão:

_ O relatório de Estágio deve conter, além das atividades desenvolvidas, um relato sobre a sua experiência como ‘estagiário em docência’.

Mencionar como foi o convívio com os estudantes, se o fato de ter sido estagiário lhe permitiu dar opiniões sobre a preparação da disciplina e, ou sobre a elaboração das provas e, ou material didático adotado,

se o plantão de dúvidas é relevante para auxiliar no aprendizado dos alunos, se a experiência em sala de aula lhe trouxe ganho profissional, e outras informações que possam evidenciar o envolvimento intelectual do pós-graduando com a atividade docente.

_ Não utilizar os termos monitoria e monitor.

_ No item 3 as SUGESTÕES são para o Programa PAE e não para a disciplina!

_ A Ficha de Avaliação deve ser assinada pelo próprio Supervisor, pois o nome do Supervisor será registrado no Certificado do Estagiário. Espera-se que o supervisor comente sobre a experiência do pós-graduando como ‘estagiário em docência’.


Pae monitoria ou est gio supervisionado em doc ncia

  • Muito obrigada! planos diferentes e, consequentemente, relatórios diferentes?


ad