1 / 25

AULA TÉCNICA 01 2007

AULA TÉCNICA 01 2007. INSTRUTOR: SCOPINO. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: ME 7.3 H4. AJUSTES E DICAS 3/5. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC. TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA. INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC. NO SITE DA UMEC , VOCÊ

craig
Download Presentation

AULA TÉCNICA 01 2007

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AULA TÉCNICA 01 2007 INSTRUTOR: SCOPINO

  2. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: ME 7.3 H4 AJUSTES E DICAS 3/5 SCOPINO TREINAMENTOS

  3. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

  4. INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATRONICADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

  5. Já tivemos aula com a INTRODUÇÃO,SENSORES E ATUADORES no sistema de injeção eletrônica ME 7.3 H4. Agora veremos: AJUSTES E DICAS ME 7.3 H4

  6. DIAGRAMAÇÃO DETONAÇÃO REDE CAN E C U ME 7.3 H4 LÂMPADA DE DIAGNOSE TEMP. ÁGUA INJETORES TEMP. AR MAP BOBINA ROTAÇÃO CANISTER POSIÇÃO BORBOLETA CORPO DE BORBOLETA PEDAL ACELERADOR RELÉ BOMBA SENSOR DE OXIGÊNIO RELÉ AR COND. SENSOR DE FASE – VIA SOFTWARE CONECTOR DIAGNOSE

  7. O CÉREBRO

  8. O CÉREBRO A ECU DESTE SISTEMA, POR SER DE UMA GERAÇÃO MUITO NOVA E DIFERENTE DE SISTEMAS MAIS CONVENCIONAIS, REQUER ALGUNS CUIDADOS. OS CONTATOS DOS TERMINAIS DO PENTE DO CHICOTE APRESENTAM FOLGA E CAUSAM DEFEITOS DIFÍCEIS DE IDENTIFICAÇÃO.

  9. SISTEMA MULTIPONTO

  10. SISTEMA MULTIPONTO POR TERMOS 4 INJETORES, E DE ACIONAMENTO SEQUÊNCIAL, A QUEIMA DO CIRCUITO DO INJETOR SE TORNA MAIS DIFÍCIL, PORÉM A POSSIBILIDADE DE JATO E VAZÃO ERRADOS É COMUM, E ANÁLISE DOS MESMOS EM EQUIPAMENTOS APROPRIADOS É COMUM E SOLUCIONA TAL FALHA.

  11. ALIMENTAÇÃO APÓS A RELIGAÇÃO DA BATERIA EM MANUTENÇÕES DO VEÍCULO, OCORRE A PERDA DE SINCRONISMO ENTRE A ECU E O CORPO ELETRÔNICO. NESTE CASO É TRAVADA A POSIÇÃO DA BORBOLETA EM CERCA DE 5 GRAUS E NÃO HAVERÁ O COMANDO ACELERADOR.

  12. CORPO x ECU

  13. O PROCEDIMENTO DESLIGUE E LIGUE NOVAMENTE A BATERIA. LIGUE A IGNIÇÃO E AGUARDE CERCA DE 1 MINUTO E OUÇA DOIS ESTALOS CARACTERÍSTICOS DE ABERTURA E FECHAMENTO AUTOMÁTICO DO CORPO DE BORBOLETA ELETRÔNICO (DRIVE BY WIRE).

  14. FALHA NA SONDA LAMBDA

  15. FALHA NA SONDA LAMBDA NO SISTEMA ME 7.3 H4 OCORRE UMA FALHA INTERMITENTE EM QUE O MOTOR ENGASGA EM BAIXAS ROTAÇÕES E OSCILA MUITO EM MARCHA LENTA, PRINCIPALMENTE AO DIMINUIR A VELOCIDADE. NO MOMENTO DA FALHA O SINAL DE RESPOSTA DA SONDA FICA LENTO E MUITO POBRE.

  16. CORREIA DENTADA O SINCRONISMO MECÂNICO É FUNDAMENTAL PARA O CORRETO FUNCIONAMENTO DO MOTOR. NOS MOTORES FIRE, ESTE CUIDADO DEVE SER REDOBRADO, POIS COMO É OBRIGATÓRIA A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS APROPRIADAS, QUALQUER ERRO NA MONTAGEM AFETA O MOTOR.

  17. CORREIA DENTADA = ERRO AFETA O SINCRONISMO DO SENSOR DE ROTAÇÃO

  18. A FALHA NO CASO DE ERRO DE SINCRONISMO MECÂNICO, O MOTOR PODE ATÉ FUNCIONAR, MAS O MAPEAMENTO FICARÁ FORA E O SINAL DO SENSOR MAP ESTARÁ MUITO ACIMA DO NORMAL, ALÉM DA CONSTANTE OSCILAÇÃO DA ROTAÇÃO EM MARCHA LENTA.

  19. FILTRO FILTRO OBSTRUÍDO

  20. FILTRO OBSTRUÍDO A FALHA NESTE CASO TRAZ, PRINCIPALMENTE A FALTA DE DESEMPENHO E POTÊNCIA DO MOTOR EM ALTAS ROTAÇÕES. O ENTUPIMENTO DO FILTRO OU DO PRÉ-FILTRO DIMINUÍ A VAZÃO DO COMBUSTÍVEL E FORÇA E AQUECE A BOMBA DE COMBUSTÍVEL.

  21. DICA TÉCNICA HÁ MUITOS CASOS DE TROCA DO MÓDULO COMPLETO DE COMBUSTÍVEL, CONSTITUÍDO POR BOMBA E CARCAÇA PLÁSTICAS (COPO PLÁSTICO). OCORRE O AQUECIMENTO E DERRETIMENTO DOS TERMINAIS NA CARCAÇA PLÁSTICA POR AQUECIMENTO DA BOMBA DEVIDO A OBSTRUÇÕES.

  22. PERGUNTA É POSSÍVEL TROCAR ECU DE CARROS COM ESTE SISTEMA PARA TESTES ?

  23. RESPOSTA NÃO. SE A ECU JÁ É DE OUTRO VEÍCULO A MESMA JÁ ESTÁ PROGRAMADA COM O SISTEMA DE IMOBILIZADOR FIAT CODE GERAÇÃO 2.

  24. OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA:INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 03 ME 7.3 H4ESQUEMA ELÉTRICOInstrutor Scopino

  25. E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO

More Related