1 / 9

HISTÓRIA DO PARANÁ

HISTÓRIA DO PARANÁ. NASCE A PROVÍNCIA DO PARANÁ. Curitiba seria finalmente confirmada como capital ainda no governo de Zacarias de Goes e Vasconcelos, apesar das pretensões de Paranaguá e Guarapuava para sediar a província.

Download Presentation

HISTÓRIA DO PARANÁ

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. HISTÓRIA DO PARANÁ NASCE A PROVÍNCIA DO PARANÁ

  2. Curitiba seria finalmente confirmada como capital ainda no governo de Zacarias de Goes e Vasconcelos, apesar das pretensões de Paranaguá e Guarapuava para sediar a província. • A decisão foi aprovada pela Assembleia Legislativa, que confirmou os argumentos a favor de Curitiba expostos pelo próprio Zacarias:

  3. História do Paraná • 1- Curitiba ficava no centro da província em posição privilegiada em relação a Paranaguá, que só se comunicava com as vilas a partir do litoral. • 2- Curitiba era o município mais populoso e possuía grande parte dos eleitores. • 3- A localização de Curitiba tornava mais fácil a distribuição da justiça e facilitava a administração da província. • 4- Guarapuava era muito afastada, localizada em território pouco explorado e próximo dos países estrangeiros vizinhos.

  4. A POPULAÇÃO • Curitiba era uma pequena cidade com 6791 habitantes em 1854, quase uma simples vila, sem serviços públicos nem edifícios próprios para a nova administração. Na “viagem pelo sul do Brasil”, publicado em 1858, Roberto Avé-Lallemant descrevia: • “ Naturalmente nela nada se encontra de grande ou grandioso... ao lado do desmazelo, dos cantos sujos e praças desordenadas e das coisas em ruínas, próprios... da antiga e atrasada Curitiba... Desde a chegada do presidente e do pessoal administrativo, Curitiba tem seu palácio. Naturalmente, é um simples rés-do-chão e tem aparência despretensiosa, modesta, mas é bonito e asseado”.

  5. CURITIBA EM 1855

  6. Outras construções • Outras construções já despontavam, como a Câmara Municipal, o Tesouro, o quartel da força militar, a cadeia. Comarca desde 1812, cidade em 1842, sede da província em 1853, era ainda preciso fazer de Curitiba uma capital. • A população da nova província somava 62.258 habitantes, assim distribuídos:

  7. Homens 31219 Mulheres 31039

  8. INSTABILIDADE • Zacarias de Goes e Vasconcelos permaneceu mais de um ano no governo da província – até 7 de maio de 1855. • Nos 36 anos que separam a emancipação da província do Paraná até a Proclamação da República, predominou a instabilidade no governo. A província conheceu nesse período nada menos que 55 administradores, entre governadores e interinos. Na proclamação da República, estava no comando da província o conselheiro Jesuíno Marcondes.

More Related