Cultivo de cenoura Biodinâmica - PowerPoint PPT Presentation

cultivo de cenoura biodin mica n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Cultivo de cenoura Biodinâmica PowerPoint Presentation
Download Presentation
Cultivo de cenoura Biodinâmica

play fullscreen
1 / 14
Cultivo de cenoura Biodinâmica
105 Views
Download Presentation
coral
Download Presentation

Cultivo de cenoura Biodinâmica

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Cultivo de cenoura Biodinâmica

  2. Origem A cenoura e originária do Afeganistão

  3. Clima e cultivares

  4. Cultivares de inverno do grupo Nantes: produzem melhor sob temperaturas amenas ou frias, entre 16º e 20ºC. Cultivares de verão do grupo kuroda ou Brasília: adaptam-se bem as chuvas e temperatura elevadas OBS: Todos os cultivares são sensíveis a geadas, que provocam a queima das folhas e prejudicam a produção. Geadas que ocorrem no final do ciclo, não há prejuízos.

  5. As cultivares tipo cônicas têm melhor aceitação no mercado do que as cilíndricas

  6. Escolha da área de plantio Os solos melhores para o plantio da cenoura são os solos de textura média a leve, menor teor de argila. Escolher áreas com boa exposição solar. (incidência de sol maior ) Não recomenda plantar cenoura em solo pesado rico em argila. Não recomenda plantar os lotes de cenoura em baixadas e solos argilosos, que apresentam problemas de drenagem, podem ocorrer doença fungicas . Não recomenda plantar cenoura em solos com estória de nematóides provoca bifurcamento das raízes.

  7. Preparo do solo e adubação de plantio. Não fazer preparo de solo com alta umidade. Os canteiros devem ter a largura de 1,10 m e altura de no mínimo 0,20 m, quanto mais alto melhor . O não preparo de solo adequado ocasiona cenouras tortas, enrugadas, bifurcadas e com ombro verde.

  8. Adubação de plantio: de 200 a 300 g/m2 de bokashiou 3 a 4 l/m2de composto biodinâmico. Espaçamento: 25cm x 5cm

  9. Tratos culturais Raleio: 21 dias após semeadura: Aproveita-se para eliminar o mato que nascer na linha da cenoura e já deixar uma quantidade de plantas com o espaçamento desejado ou seja 7cm entre plantas.(a largura de 3 dedos). 40 dias após a semeadura: Tirar o mato novamente e deixar o espaçamento definitivo, no mínimo 12 plantas por metro linear (5 a 8cm entre plantas). É importante fazer os raleios na data certa para não deixar a parte aérea da cenoura estiolar

  10. Capina fantasma: Feita com a enxadinha ou escarificador manual e deve ser feita de 3 a 4 dias após a semeadura da cenoura ainda sem o mato Controle a partir de fogo: Prepara-se o canteiro, deixar em repouso por 10 dias e fazer a semeadura. Com 7 dias da semeadura passa-se o lança-chamas para queimar o mato germinado

  11. Irrigação: Enquanto a cenoura não germina o canteiro tem que ser mantido úmido. Após o raleio é necessário manter a umidade baixa observando se tem água disponível na profundidade das raízes. Para evitar o risco de alternaria é melhor irrigar pela manhã. A presença abudante de radicelas é indicador de uma boa irrigação

  12. Controle de pragas e doenças Doenças: é muito comum a incidência de queima das folhas, causadas pelo fungo Alternaria Dauci ( alta temperatura e umidade). O controle é feito através de uma adubação equilibrada e pulverizações com calda bordalesa a 1 % ou 60 gramas de Rocksil em 20 litros de água.

  13. Pragas: o problema mais comum e com nematóides, cujo controle é feito através de: rotação de cultura com gramíneas e plantio de crotaláriaspectabilis e tagetes na área infectada.

  14. Colheita: de 80 a 120 dias após o semeio. Realizar a colheita com o solo úmido. A média de produção é : 2 a 4 kg/m²