Tema: O Impacto da Economia Global na Sustentabilidade do Planeta Data do evento: 17/10/12 - PowerPoint PPT Presentation

colby
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Tema: O Impacto da Economia Global na Sustentabilidade do Planeta Data do evento: 17/10/12 PowerPoint Presentation
Download Presentation
Tema: O Impacto da Economia Global na Sustentabilidade do Planeta Data do evento: 17/10/12

play fullscreen
1 / 20
Download Presentation
Tema: O Impacto da Economia Global na Sustentabilidade do Planeta Data do evento: 17/10/12
112 Views
Download Presentation

Tema: O Impacto da Economia Global na Sustentabilidade do Planeta Data do evento: 17/10/12

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Tema: O Impacto da Economia Global na Sustentabilidade do Planeta Data do evento: 17/10/12 Horário : 14 às 22:00hs - 4ª feira Senac Jabaquara

  2. Sobre Sustentabilidade Entendemos Sustentabilidade como o ponto de ligação entre os negócios empresariais, os interesses da sociedade e a capacidade de renovação dos recursos naturais do planeta, e por meio de espaço de diálogos criamos a possibilidade de unir os diferentes stakeholders na busca deste caminho.

  3. Sobre o Evento • O evento Espaço Sustentabilidade em Ação favorece o diálogo e compartilhamento de experiências e práticas entre empresas, poder público, comunidade e terceiro setor no que diz respeito ao tema "desenvolvimento sustentável." • Trata-se de um evento multidisciplinar que dissemina o conceito de sustentabilidade, evidenciando sua transversalidade por meio de um espaço interativo, flexível e adaptável aos interesses, necessidades e peculiaridades de seus participantes. • A cada edição do evento são abordados temas diferentes de modo a atingir os variados públicos que se interessam pelo assunto, e o formato das atividades é elaborado levando-se isto em conta. • Em 2012 o evento abordará a importância da economia e o quanto a crise mundial impacta na sustentabilidade do planeta. Optou-se por tratar o tema “economia” como central, pois entende-se que o tema aborda questões humanas e naturais além das financeiras. • O sistema capitalista precisa ser revisto ou reinventando como vários autores entre eles: Stuart Hart e Michael Porter relatam em suas obras? Não sabemos de fato como a humanidade encaminhará esta questão, mas esta claro que o sistema capitalista “original” tem várias limitações que nos desafia a buscar alternativas econômico-financeiras mais sustentáveis, para 7 bilhões de pessoas que precisam aprender a dividir este planeta com outros seres vivos de forma menos desproporcional, mais consciente e racional!

  4. Dialogar sobre a crise econômica mundial atual e o impacto disto na sustentabilidade, evidenciando a necessidade de pensarmos um sistema econômico que vise lucro sim, mas que seja mais inclusivo e preocupado com os recursos naturais do planeta. Para tal contaremos com atividades interativas, em diferentes formatos, considerando o papel do Senac São Paulo e sua responsabilidade direta e indireta na formação de pessoas; Atrair diferentes públicos relacionados ao tema Sustentabilidade que possam se beneficiar das atividades do Senac São Paulo, que tem abordado a questão em suas variadas áreas de conhecimento e atividades, tais como, cursos livres, pós-graduação, atendimento corporativo, projetos, etc; Gerar conhecimento e construir metodologias aplicáveis que possam agregar valor as áreas econômica, ambiental e social das esferas pública, privada e sociedade civil; Possibilitar o acesso dos participantes a conteúdos inovadores, muitas vezes restritos ao âmbito acadêmico; Proporcionar o networking entre os participantes e instituições representadas. Objetivos

  5. 5ª edição - Espaço Sustentabilidade em Ação: “A Economia Global e o Impacto na Sustentabilidade do Planeta” Características do evento: Data: 17/10/2012 (4ª feira) Período: 14 às 22:00hs Local: Senac Jabaquara Atividades: Palestras principais no auditório; Oficinas, mostras de filmes, exposições e palestras específicas (salas: 11,12, 13, 14, 21, 22, 23, 24 e 25); Feira de trocas; CarbonFreeà confirmar

  6. Cronograma de atividades - auditório Abertura do evento –14horas 1- Palestra principal–14h30 às 15h30 horas – auditório Economias alternativas para sustentabilidade Objetivo: Divulgar e debater os diferentes tipos de economias alternativas, tais como economia criativa, economia inclusiva, economia solidária e economia verde. Evidenciando as diferenças e as novas possibilidades para o capitalismo. Palestrante confirmado: LadislawDowbour Público-alvo: empresas, alunos , ex-alunos, professores, participantes Rede Social Jabaquara, comunidade e terceiro setor.

  7. Cronograma de atividades - auditório 2- Palestra principal–16h30 às 18horas – auditório Sustentabilidade e as micro e pequenas empresas Objetivo: Desmistificar o termo sustentabilidade e demonstrar  através de cases como é possível a MPEs ter boas práticas sustentáveis. Palestrante confirmada : Dòrli Martins – Desenvolvimento e Inovação do SEBRAE SP Público-alvo: pequenos e médios empreendedores, alunos, ex-alunos e comunidade interessada.

  8. Cronograma de atividades - auditório 3- Palestra principal–19h30 às 21h00 – auditório Painel: Crowdfunding: uma via para ações de comunicação Objetivo: apresentar o case do Catarse (http://catarse.me/pt) evidenciando a efetividade de um serviço de financiamento coletivo no modelo Crowdfunding. Modelo esse que está ganhando notoriedade e viabilizando projetos sociais, ações culturais e de outras áreas envolvendo diferentes atores (entidades, órgãos, indivíduos interessados pelo tema, etc). Palestrantes confirmados: Diego Reeberg - um dos idealizadores do Catarse, Márcio Seidenberg– presidente do conselho executivo da revista OCAS e Thiago Massagardi- captador de recursos da revista OCAS. Mediadora: Susana Sarmiento - jornalista responsável pelo Portal Setor 3 do Senac SP Público-alvo: estudantes, profissionais de comunicação, empreendedores, pesquisadores, educadores, e outras pessoas interessadas pelo tema inclusão social e crowdfunding.

  9. Cronograma de atividades simultâneas Oficina – 15h00 às 17h00- Sala12 Jogo de Tabuleiro: SustentaHabilidade Objetivo: Os jogadores devem cooperar entre si durante o jogo para implementarem vários projetos ligados à sustentabilidade evitando o agravamento de problemas globais. Ao fazerem isso eles adquirem certas “habilidades” e tornam-se “ Líderes em Sustentabilidade”. Mediadora: Eliana Saraiva- docente responsável pelos cursos técnicos de meio ambiente da unidade Senac Jabaquara. Público-alvo: alunos de cursos livres, técnicos, interessados em conhecer as habilidades necessárias para líderes em sustentabilidade.

  10. Cronograma de atividades simultâneas Oficina – 17h30 às 19h30- Sala12 Jogo de Tabuleiro: SustentaHabilidade Objetivo: Os jogadores devem cooperar entre si durante o jogo para implementarem vários projetos ligados à sustentabilidade evitando o agravamento de problemas globais. Ao fazerem isso eles adquirem certas “habilidades” e tornam-se “ Líderes em Sustentabilidade”. Mediadora : Silene Bueno – coordenadora do curso de pós graduação de Direito Ambiental da unidade Senac Jabaquara Público-alvo: alunos de cursos de graduação e pós graduação interessados em conhecer as habilidades necessárias para líderes em sustentabilidade.

  11. Cronograma de atividades simultâneas Oficina – 20h00 às 22h00- Sala23 Jogo de Tabuleiro: SustentaHabilidade – exclusiva para docentes Objetivo: Os docentes serão capacitados para utilizar o jogo como um recurso didático para sala de aula, com o objetivo de abordar o tema sustentabilidade atrelado a formação de pessoas. Evidenciando habilidades e valores éticos necessários para quem deseja se tornar um líder em sustentabilidade. Esta oficina também evidenciará a intersecção do jogo como um recurso didático e a proposta pedagógica do SENAC SP. Abertura do gerente substituído da unidade – Darlan Oliveira Rocha Mediadora 1: Silene Bueno – coordenadora de curso de pós graduação no Senac Jabaquara Mediadora 2: Eliana Saraiva- docente responsável de curso técnico da unidade Senac Jabaquara. Público-alvo: docentes de todas as áreas de atuação de cursos livres, técnicos, graduação e pós graduação interessados em conhecer as habilidades necessárias para líderes em sustentabilidade, por meio de um jogo de tabuleiro, que será o recurso que tornará o aprendizado dinâmico e interativo para os alunos.

  12. Cronograma de atividades simultâneas Oficina 1 - 14h30 às 15h30 - Sala 21 Venha aprender a fazer o Fuxico ! Objetivo: Capacitar o público participante a reaproveitar retalhos para fazer bijuteria e acessórios, utilizando retalhos de tecido. Oficineira: Organização de Auxílio Fraterno - OAF Público-alvo: Pessoas atendidas por ONGs, Instituições da Rede Social Jabaquara que atuem no segmento de geração de renda e participantes em geral do evento. Oficina 2 - 16h00 às 17h00- Sala 21 A Técnica do Mosaico! Objetivo: Capacitar o público participante afazer objetos de mosaico. Oficineira: Organização de Auxílio Fraterno - OAF Público-alvo: Pessoas atendidas por ONGs, Instituições da Rede Social Jabaquara que atuem no segmento de geração de renda e participantes em geral do evento.

  13. Cronograma de atividades simultâneas Oficina 3 - 17h30 às 19h00 - Sala 22 Educando para a Cidadania: Soluções Ambientais Objetivo: Levantamento de problemas e situações reais de risco ambiental e risco à saúde pública de locais próximos aos que residem ou trabalham, para uma discussão de eventuais alternativas ou soluções simples que estejam ao alcance da população e contribuam com a comunidade. Público-alvo: alunos, ex-alunos, colaboradores da unidade, docentes, enfim, público em geral que tenha interesse no tema. Mediadores: Antonio Cesar Bigotto - docente do curso técnico em meio ambiente e Larissa Ciccotti - docente do curso técnico de meio ambiente ePaulo Santos Lima Junior - integrante da equipe da supervisão educacional da unidade JBQ

  14. Cronograma de atividades simultâneas Exposição Temática - 14h00 às 20h00 - Sala 24 Agricultura Sustentável x Economia Verde Objetivo: Mostrar a viabilidade econômica da agricultura sustentável. Atividades interativas: -Teatro chinês de sombra; - Como plantar, cuidar/monitorar a sua horta; - Saiba utilizar materiais sustentáveis; - Falando sobre fontes de energia e biomassa em pequenas propriedades. Expositores: Alunos do curso técnico de meio ambiente Público-alvo: empresas, alunos , ex-alunos, professores, participantes Rede Social Jabaquara, comunidade e terceiro setor.

  15. Cronograma de atividades simultâneas Oficina1 - 15h00 às 17h00- Sala 13 Oficina 2- 18h00 às 20h00 Reciclagem de Banners Objetivo: Apresentar e confeccionar opções simples e viáveis de reutilização de banners descartados para produção de ecobags, necessaires, pastas e outros objetos. Oficineiro: Consultoria ambiental Ogham Público-alvo: aluno e ex-alunos, educadores, empreendedores, participantes Rede Social Jabaquara, comunidade e visitantes.

  16. Cronograma de atividades simultâneas Oficina1 - 14h30 às 15h30- Sala 11 Cultura de Paz também é Sustentabilidade em Ação Objetivo: sensibilizar os lojistas, comerciantes e pequenos empreendedores locais sobre o tema Cultura de Paz e as ações que podem ser realizadas para a melhoria da condição sócio-econômica da região. Oficineiro: Silene Bueno - coordenadora do curso de pós graduação de Direito Ambiental da unidade Senac Jabaquara Público-alvo: aluno e ex-alunos, educadores, empreendedores, participantes Rede Social Jabaquara, comunidade e visitantes.

  17. FEIRA DE TROCAS– 14h às 20h - Sala 14 Proposta: A Feira de Trocas será articulada pela Rede Social Jabaquara. Objetivo: Baseada nos princípios da Economia Solidária, a feira tem o objetivo de promover a troca de produtos e objetos sem a utilização de dinheiro, oferecendo um espaço de reflexão sobre o consumo consciente, integração social e troca de saberes. O que trocar? Livros, roupas, CDs, DVDs, objetos de decoração, acessórios, sapatos, bolsas, produtos, saberes, serviços. Os produtos/objetos devem estar em ótimo estado de conservação. Como trocar? Cada participante deverá trazer, no mínimo, um produto/ objeto/ saber / serviço a ser trocado por outro e este será colocado em local apropriado para exposição. Após preenchimento de pequeno cadastro o participante receberá ou um voucher ou moeda social que será aplicada no momento da troca por outro produto ou objeto escolhido, isto facilitará a troca entre os participantes independentemente do valor do bem. Os objetos que forem colocados na feira e não trocados, poderão ser serão doados a instituições da Rede Social Jabaquara. Quem poderá participar? Integrantes da Rede Social Jabaquara, funcionários do Senac, participantes do evento, comunidade em geral.

  18. ECOCINE– 15h às 17h- Sala 25 18H às 20H – Sala 25 Proposta: Exibir o filme “O consumismo e a corda do relógio “de curta metragem relacionado ao tema Economia Verde e Consumo Sustentável, e realizar “bate papo” com os participantes. Após os participantes serão direcionados para a Exposição “Ecoestilo” – projeto da ex-aluna do curso técnico em meio ambiente - Ingrid Kormann, na Biblioteca da unidade. Censura: Livre Autor(es): SESC Sao Paulo (Diretor)/ TV Cultura (Diretor) Tempo: 52 minutos Sinopse: Godofredo (Cássio Gabus Mendes), que vive no ano de 1850, se perde no tempo e acaba numa relojoaria em 2010, em busca de um conserto para o seu relógio de bolso. Belchior ( Julio Andrade), o relojoeiro, tenta convencer o senhor que o tempo e os valores mudaram, que o “ter” é mais importante que o “ser”, que o “compre agora” e “pague depois” é o que move a economia que financia o direito à felicidade com o objeto de consumo de cada cidadão. Mediadoras: Talita Maria de Oliveira e Adriela Arcilio da silva Quem poderá participar? Participantes do evento e interessados em filmes de curta metragem

  19. REALIZAÇÃO SENAC JABAQUARAwww.sp.senac.br/jabaquaraGerênciaErika Rohrbacher LatorreRepresentante de ComunicaçãoElizabeth Patez Ferrazelisabeth.pferraz@sp.senac.brCoordenação e mais informaçõesLuciana Garisto Calejonluciana.gcalejon@sp.senac.br