1 / 51

Visite nosso site ! latitude23.br

- Soluções em Geoprocessamento. Distribuidor autorizado da MicroImages. Visite nosso site ! www.latitude23.com.br. O que é Agricultura de Precisão ?. Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se a tecnologia de informação

clovis
Download Presentation

Visite nosso site ! latitude23.br

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Visite nosso site ! www.latitude23.com.br

  2. O que é Agricultura de Precisão ? Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se a tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo, clima e terreno. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos, corretivos e defensivos. O que é Geoprocessamento ? O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados no ambiente de um software de informações geográficas (SIG). O tutorial Agricultura de Precisão com TNTmips é subdividido em 12etapas : Mapeamento dos talhões - Importação dos dados GPS Criar grade de agricultura de precisão Criar pontos de amostragem Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Transferir a interpolação para a grade de agricultura de precisão Criar um mapa de aplicação com taxa variável Exportar o mapa de aplicação com taxa variável Sensoriamento remoto e agricultura Baixar uma imagem gratuita de satélite Importar e visualizar uma imagem de satélite em TNTmips Índices de vegetação – Criar e interpretar o NDVI

  3. Teoria 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Geralmente, dados sobre as lavouras são armazenados em bancos de dados como Excel, Access, Oracle, SQL Server, MySQL, PostgreSQL, DBASE, etc... . Nesse tutorial, você aprende a ligar um banco externo de dados ao levantamento da amostragem de campo e relacionar os registros aos devidos pontos por meio do conceito de bancos relacionais . Aviso: Se você estiver usando Microsoft Office 32-bit num sistema operacional de 64-bit (Windows XP/ 7 / 8), você não pode importar dados de Excel para TNTmips 64-bit. Instale TNTmips 32-bit ou use alternativamente o arquivo CSV (com codificação de texto ANSI e separador “;”).

  4. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Os dados resultantes da amostragem de campo encontram-se em formato de planilhas de Excel. TNTmips permite a ligação dinâmica de planilhas de Excel aos vetores de TNTmips. Clique em “Importar...” para ligar as planilhas de Excel aos pontos de amostragem

  5. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Segundo Passo: Clique no botão “Selecionar Arquivos”s para selecionar o arquivo a ser importado. Primeiro Passo: Escreva a extensão do arquivo a ser importado; neste exemplo importaremos um arquivo Excel com a extensão “xls”.

  6. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Navegue até a pasta “Agricultura de Precisão”. Clique duas vezes em seguida no arquivo para que o arquivo fosse transferido para a área de seleção. A seguir, clique em “OK” .

  7. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem “Apenas Ligar” criaria um link dinâmico entre a planilha de Excel e os pontos de amostragem em TNTmips. Um link dinâmico permite a manipulação dos dados em Excel com atualização automática das informações ligadas aos pontos de amostragem. Nosso caso, não ative a opção. Escolhe codificação de texto “UTF8” que é compatível com a língua portuguesa A seguir, clique em “Importar” Primeiro, clique em “Próximo”

  8. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique 2x em “Pontos de Amostragem Total” para entrar na estrutura do vetor

  9. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique 2x em “PontoBancoDados” para entrar na estrutura do banco de dados para pontos

  10. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Aceite o nome automático A seguir, clique em “OK” para concluir a importação da planilha Excel

  11. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Parabéns! Você acabou de ligar dinamicamente a planilha Excel aos pontos de amostragem! Clique em “OK’ Clique em “Sair” para encerrar o processo de importação

  12. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem A planilha de Excel foi ligada aos pontos de amostragem. Porém, para saber qual registro da planilha se refere à qual ponto de amostragem, precisa-se estabelecer uma relação entre um campo (coluna) da planilha e um campo chave do banco de dados dos pontos de amostragem . Primeiro, vamos criar um campo chave no banco de dados dos pontos de amostragem, usando a numeração seqüencial dos pontos de amostragem. Em um segundo passo, vamos ligar o campo da planilha com o campo chave dos pontos de amostragem. Clique em “Exibição...”

  13. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique no ícone “Novo” A seguir, clique em “Exibição em 2D...”

  14. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique duas vezes em seguida em “Pontos de Amostragem Total” para que o arquivo fosse transferido para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”

  15. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem

  16. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Primeiro Passo: Clique no símbolo “+” para entrar na estrutura dos pontos de amostragem.

  17. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Posicione a flecha conforme mostrado na figura e clique no botão direito .

  18. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique em “Tabela Nova...”

  19. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique em “Definido pelo usuário” A seguir, clique em “Próximo”

  20. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Digite o nome e a descrição conforme a figura. A seguir, clique em “Próximo”

  21. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Escolhe o tipo de ligação “Um registro por elemento, número de registros é igual ao número de elementos. A seguir, clique em “Próximo”

  22. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique novamente em “Próximo”

  23. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem A seguir, clique no ícone “Adicionar Campo”. Primeiro clique na aba “Campo”.

  24. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Aparece o nome padrão “Campo” na lista de campos

  25. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Digite “Chave” em vez de “Campo”e pressione o botão “Enter” do seu teclado para salvar a alteração do nome Escolhe “Computado” como tipo de campo A seguir, clique em “Editar Expressão...” Clique na caixa de “Chave Primária”

  26. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Primeiro, clique no ícone “Inserir Campo”

  27. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Escolhe a configuração de “Elemento” / “Tabela” / “Campo” conforme a figura ao lado. Clique em “Inserir” e a seguir em “Fechar”

  28. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique em “OK”

  29. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique novamente em “OK” para concluir a criação da nova tabela com o campo de chave.

  30. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Posicione a flecha conforme mostrado na figura e clique no botão direito .

  31. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique em “Editar Relações...”

  32. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique no ícone “Relacionar”

  33. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Puxe de “Consulta” para “Chave” uma linha, pressionando o botão esquerdo do mouse

  34. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique em “Campo”

  35. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique em “ID” e a seguir em “OK”

  36. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique em “OK”

  37. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Parabéns! Você ligou a planilha Excel aos pontos de amostragem com reconhecimento de cada ponto! Feche a janela para encerrar o processo.

  38. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Vamos testar a ligação entre a planilha Excel e os pontos de amostragem. Clique no símbolo “+” para entrar na estrutura das tabelas ligadas aos pontos de amostragem.

  39. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique na caixa da tabela “Consulta” para abrí-la

  40. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Certifique-se, que o ícone “Mostrar Todos os Registros” esta ativado. A tabela “Consulta” abre; redimensione a janela para adequá-la conforme mostrado na figura.

  41. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique na caixa indicada.

  42. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique no ícone “Exclusivo

  43. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem O ponto (cor destacada) foi selecionado por meio da tabela. O registro com a cor destacada é ligado ao ponto selecionado.

  44. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique no ícone “Desmarcar Todos” para desmarcar o ponto selecionado.

  45. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique no ícone “Selecionar”.

  46. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Selecione o ponto indicado

  47. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem O registro com a cor destacada é ligado ao ponto selecionado.

  48. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Parabéns! A planilha Excel está corretamente ligada aos pontos de amostragem. Para encerrar o processo, clique em “Exibir”

  49. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem A seguir, clique em “Sair”

  50. Prática 4. Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem Clique em “Sim” para encerrar a visualização dos pontos de amostragem

More Related