1 / 17

NO DOMINGO PASSADO...

NO DOMINGO PASSADO. 1. 2. 3. Deus não se deixa levar e não se impressiona com as aparências. Deus enxerga a identidade escondida e reprimida dentro de nós. A nossa humanidade é a matéria-prima com a qual Deus realiza a sua obra. A RESPEITO DO QUE ESTAMOS FALANDO MESMO?.

cleary
Download Presentation

NO DOMINGO PASSADO...

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. NO DOMINGO PASSADO... 1 2 3 • Deus não se deixa levar e não se impressiona com as aparências. • Deus enxerga a identidade escondida e reprimida dentro de nós. • A nossa humanidade é a matéria-prima com a qual Deus realiza a sua obra.

  2. A RESPEITO DO QUE ESTAMOS FALANDO MESMO? Nos próximos encontros conversaremos a respeito da vida de Davi. Mas, por que Davi? 1) Davi é protagonista da história pessoal mais extensa na Bíblia. Sabemos mais sobre Davi do que a respeito de qualquer outra pessoa nas Sagradas Escrituras. 2) A experiência espiritual de Davi não foi construída fora das ambiguidades e complexidades da vida humana. 3) Davi tem coragem de colocar toda a sua vida diante de Deus, e nisso está a sua espiritualidade!

  3. A RESPEITO DO QUE ESTAMOS FALANDO MESMO? 4) A Sagrada Escritura se refere a Davi com singularidade - “Depois de rejeitar Saul, levantou-lhesDavi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade” (Atos 13.22).

  4. 1 SAMUEL 16.14-23 14 O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava. 15 Os oficiais de Saul lhe disseram: "Há um espírito maligno mandado por Deus, te atormentando. 16 Que o nosso soberano mande estes seus servos procurar um homem que saiba tocar harpa. Quando o espírito maligno, vindo da parte de Deus, se apoderar de ti, o homem tocará harpa e tu te sentirás melhor". 17 E Saul respondeu aos que o serviam: "Encontrem alguém que toque bem e tragam-no até aqui".

  5. 1 SAMUEL 16.14-23 18 Um dos oficiais respondeu: "Conheço um filho de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele". 19 Então Saul mandou mensageiros a Jessé com a seguinte mensagem: "Envie-me seu filho Davi, que cuida das ovelhas". 20 Jessé apanhou um jumento e o carregou de pães, uma vasilha de couro cheia de vinho e um cabrito e os enviou a Saul por meio de Davi, seu filho. 21 Davi apresentou-se a Saul e passou a trabalhar para ele. Saul gostou muito dele, e Davi tornou-se seu escudeiro.

  6. 1 SAMUEL 16.14-23 22 Então Saul enviou a seguinte mensagem a Jessé: "Deixe que Davi continue trabalhando para mim, pois estou satisfeito com ele". 23 Sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava.

  7. O QUE SABEMOS A RESPEITO DE DAVI? 1) Sabemos que Davi matou Golias! 2) Sabemos que Davi cometeu adultério com uma mulher de nome esquisito (Bate-Seba)! 3) Sabemos que Davi escreveu o salmo 23! O QUE PRECISAMOS SABER A RESPEITO DE DAVI? 1) Davi era o oitavo filho (caçula) de Jessé! 2) O profeta/juiz Samuel foi a Belém para ungi-lo rei! 3) Davi iria percorrer um longo e perigoso caminho até suceder o rei Saul no trono!

  8. O que Saul fez de tão de grave, para cair em tamanha desgraça ?

  9. A experiência de Davi com a inimizade foi uma das mais fortes influências de formação em sua vida. Muito de sua espiritualidade – a forma como orava, como vivia – só pode ser entendida pela maneira como experimentou a amizade e com ela conviveu (Eugene Peterson). Disse Samuel: “Você agiu como um tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor, o seu Deus, lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel” (1 Sm 13.13). E Samuel disse: [...] “Por que você não obedeceu ao Senhor? Porque se lançou sobre os despojos e fez o que o Senhor reprova?”(1 Sm 15.19).

  10. Saul foi absorvido no trabalho. A obra, em si, parecia estar bem. As campanhas contra os filisteus [...] econtra os amalequitas[...] foram completamente satisfatórias. Mas, em cada uma dessas ocasiões, Samuel confrontou Saul com um ato de desobediência a Deus, cometido durante a execução do seu trabalho (Eugene Peterson). Disse Samuel: “Você agiu como um tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor, o seu Deus, lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel” (1 Sm 13.13). E Samuel disse: [...] “Por que você não obedeceu ao Senhor? Porque se lançou sobre os despojos e fez o que o Senhor reprova?”(1 Sm 15.19).

  11. 22 Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. 23 Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei". 24 "Pequei", disse Saul. "Violei a ordem do Senhor e as instruções que tu me deste. Tive medo dos soldados e os atendi. 25 Agora eu te imploro, perdoa o meu pecado e volta comigo, para que eu adore o Senhor." 26 Samuel, contudo, lhe disse: "Não voltarei com você. Você rejeitou a palavra do Senhor, e o Senhor o rejeitou como rei de Israel!" (1 Sm 15.22-26).

  12. Como Davi lidou com a desgraça de Saul e o início de sua ascensão ?

  13. Um dos oficiais respondeu: "Conheço um filho de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa..." Então Saul mandou mensageiros a Jessé com a seguinte mensagem: "Envie-me seu filho Davi, que cuida das ovelhas". Davi apresentou-se a Saul e passou a trabalhar para ele (vs. 18-19; 21). 1 • Concentre-se em discernir o movimento de Deus na sua vida. PARA HARPA DO PALÁCIO OVELHAS DA FAZENDA

  14. Um dos oficiais respondeu: "Conheço um filho de Jessé... É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele" [...] Davi apresentou-se a Saul e passou a trabalhar para ele. Saul gostou muito dele, e Davi tornou-se seu escudeiro (vs. 18; 21). 2 • Deixe Deus conduzir você durante o processo e resista à tentação do atalho. Davi foi ungido rei por Samuel, mas só foi reconhecido como rei 20 anos, ou mais, depois. Durante 20 anos, foi um rei que não parecia ser rei (Eugene Peterson).

  15. Saul enviou a seguinte mensagem a Jessé: "Deixe que Davi continue trabalhando para mim, pois estou satisfeito com ele". Sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava (vs. 22-23). 3 • Tenha o coração trabalhado por Deus, para ser provado e aprovado no teste. Seu primeiro trabalho como rei foi servir a um mau rei. Mesmo tendo sido ungido, Davi ingressa na corte de Saul como servo (Eugene Peterson).

  16. PARA MEDITAR E ORAR... 1) Você tem buscado entender o movimento de Deus na sua vida? 2) Você tem sido submisso a Deus no decorrer do processo? Ou tem buscado atalhos? 3) Se o bem-estar do seu rival estivesse em suas mãos, como você agiria?

More Related