1 / 25

OS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES: barcos e instrumentos

OS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES: barcos e instrumentos. No início da Expansão, as primeiras viagens foram efectuadas com a BARCA. Vela quadrangular (fixa). Casco pequeno. A BARCA tinha também:. Leme lateral.

cian
Download Presentation

OS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES: barcos e instrumentos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. OS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES: barcos e instrumentos

  2. No início da Expansão, as primeiras viagens foram efectuadas com a BARCA.

  3. Vela quadrangular (fixa) Casco pequeno

  4. A BARCA tinha também: Leme lateral Por tudo isto, era uma embarcação apropriada para navegar em águas calmas e pouco profundas, junto à costa.

  5. Para dar resposta a algumas das dificuldades encontradas, surge: O BARINEL Cesto da gávea Vela quadrangular (fixa) Um pouco maior que a Barca Leme à ré central

  6. Mas, o grande navio das descobertas vai ser……

  7. A Caravela

  8. Como se pode verificar, a Caravela tem um conjunto de características muito importantes para o sucesso das viagens de descoberta: Velas triangulares, ou latinas, móveis Leme à ré central Maior que a barca e o barinel. Logo, mais resistente

  9. Estas característas permitiam-lhe ter: • maior capacidade de manobra em menor espaço; • navegar em mar alto; • navegar com ventos desfavoráveis.

  10. Navegar à bolina ou bolinar

  11. Da caravela de 2 mastros… Ao longo do séc. XV, e conforme as necessidades se foram manifestando, as caravelas foram evoluindo… Para a de 3 mastros… E chegando à de 4 ou mais mastros.

  12. Quando se entra na fase de desenvolver o comércio com a Costa Ocidental Africana e o Oriente, a caravela deixa de ser o navio apropriado…

  13. Agora, era importante ter um navio de grande envergadura que pudesse transportar homens, bombardas e carga.

  14. É por isso que surge a NAU…

  15. A nau possui 4 ou mais mastros, nos quais mistura os dois tipos de vela – a quadrangular e a triangular – sendo, dessa forma, mais rápida e podendo navegar com ventos desfavoráveis (à bolina). Apresentava também grande capacidade de carga.

  16. Finalmente, surgiu um navio ainda maior, com mais capacidade de carga, mais resistente às tempestades e mais veloz: o Galeão

  17. A bordo das embarcações, os marinheiros utilizavam vários instrumentos para se orientarem.

  18. A bússola

  19. O astrolábio

  20. A bordo, o astrolábio era utilizado como mostra a figura.

  21. O quadrante

  22. O quadrante utilizava-se à noite medindo a altura das estrelas.

  23. A balestilha

  24. A balestilha utilizava-se para medir a altura das estrelas à noite.Virava-se para a estrela que se tomava como referência, e encostando o olho ao aparelho, fazia-se coincidir a ponta de cima da peça móvel com a estrela e a ponta de baixo com o horizonte.

More Related