1 / 15

5º SENSE

5º SENSE. Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro. Belo Horizonte - 20 a 23/08/2006. Melhores Práticas da Relação Bipartite em prol da Segurança e Saúde no Trabalho - Empregador e Empregado. Eng. Carlos Alberto Crepaldi

Download Presentation

5º SENSE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 5º SENSE Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro Belo Horizonte - 20 a 23/08/2006

  2. Melhores Práticas da Relação Bipartite em prol da Segurança e Saúde no Trabalho - Empregador e Empregado Eng. Carlos Alberto Crepaldi Gerente da Unidade de Produção Porto Primavera

  3. POLÍTICAS DE SEGURANÇA E SAÚDE A CESP, em consonância ao compromisso com a excelência na geração de energia elétrica, considera o respeito à vida, a proteção à saúde e a segurança no trabalho de seus empregados e de prestadores de serviço como componentes essenciais do desempenho empresarial e responsabilidade fundamental da gerência em todos os níveis.

  4. POLÍTICAS DE SEGURANÇA E SAÚDE A CESP fundamenta a gestão da Segurança e Saúde na busca permanente do bem estar dos empregados e de prestadores de serviço, no cumprimento da legislação pertinente em vigor e na busca da melhoria contínua dos processos produtivos, através da prevenção, controle e eliminação dos riscos associados ao trabalho e da promoção da saúde e qualidade de vida.

  5. HISTÓRICO CESP SEGURANÇA DO TRABALHO 1967- 1ª CIPA no Escritório Central - SP 1969 - Início do registro de Índices de Acidentes do Trabalho e Análise Científica. 1975/76 - Início das atividades da Engenharia de Segurança do Trabalho.

  6. HISTÓRICO CESP SEGURANÇA DO TRABALHO OBRIGATORIEDADE DO SEESMT - Lei nº 6514 e a Portaria nº 3214 - 22/12/77 e 08/06/78. 1978 - Descentralização dos Técnicos de Segurança do Trabalho. 1980 - Primeiras ações voltadas à ergonomia.

  7. HISTÓRICO CESP SEGURANÇA DO TRABALHO 1984 - Após análise de riscos efetuada pela Segurança do Trabalho da CESP, é obtida a autorização do MINISTÉRIO DO TRABALHO para que os trabalhadores em atividades de campo, nas situações livres de risco de queda de objetos, fizessem o uso do chapéu de palha em substituição ao capacete.

  8. HISTÓRICO CESP SEGURANÇA DO TRABALHO 1990 - Gerenciamento de Riscos. 1995 - Instituí-se a Comissão Paritária de Segurança e Saúde, com cláusula específica no Acordo Coletivo de Trabalho. 1997 - Mandato das CIPAs por 2 anos, obtido por autorização especial do Ministério do Trabalho, a partir de solicitação conjunta CESP e Sindicatos.

  9. CESP x SINDICATOS A CESP, na busca de propiciar as melhores condições de saúde e segurança em suas instalações, vem realizando parcerias com os Sindicatos, indicando e/ou sugerindo temas e palestrantes para as SIPATs, visando o incentivo na participação com o intuito de melhor conscientização e disseminação destas informações aos empregados.

  10. CESP x SINDICATOS Reuniões de CIPA: verdadeiros fóruns de análise das questões relativas à Saúde e Segurança. Contam com a participação intensa das gerências das unidades e empregados em geral. As questões são debatidas e analisadas em profundidade visando esclarecer ocorrências e providenciar incremento de medidas preventivas.

  11. DIRETRIZES DE SEGURANÇA E SAÚDE Segurança e saúde integram os processos de trabalho em todas as suas fases. Ações e medidas de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho devem estar presentes do planejamento à finalização das tarefas de cada empregado e envolver a identificação de riscos, as orientações técnicas dos profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho, assim como as sugestões das CIPA e demais comissões com representação de empregados.

  12. DIRETRIZES DE SEGURANÇA E SAÚDE A internalização de valores relativos à Segurança e Saúde é objetivo permanente da CESP buscado por meio de educação, capacitação e envolvimento de seus empregados.

  13. SINDICATO x CESP

  14. SINDICATO x CESP

  15. CONCLUSÃO A CESP sempre primou pela Segurança e Saúde dos seus empregados e terceirizados, buscando a solução e a eliminação dos riscos inerentes às atividades desenvolvidas. A parceria com as classes representativas dos empregados é um fato e com o objetivo principal de buscar em conjunto as melhores condições de trabalho, temos obtido excelentes resultados, onde quem ganha é a Empresa, seus empregados e principalmente, os seus familiares.

More Related