sistemas n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
SISTEMAS PowerPoint Presentation
Download Presentation
SISTEMAS

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 29

SISTEMAS - PowerPoint PPT Presentation

57 Views
Download Presentation
SISTEMAS
An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. SISTEMAS SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS

  2. Sistema homogêneo é aquele que apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado. Sistema heterogêneo é aquele que não apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado.

  3. Os sistemas homogêneos são monofásicos ou unifásicos. • Os sistemas heterogêneos são polifásicos, podendo ser difásicos, trifásicos, tetrafásicos, etc.

  4. FASES são as diferentes porções homogêneas, limitadas por superfícies de separação, que constituem um sistema heterogêneo.

  5. Sistema com n componentes sólidos como regra tem n fases. • Sistema com n gasessempre tem uma única fase. Não existe sistema heterogêneo de dois ou mais gases. • Sistema heterogêneo ou é uma mistura (heterogênea) ou é uma substância pura em diferentes estados físicos. • Sistema homogêneo ou é uma mistura (homogênea) ou é uma substância pura num único estado físico.

  6. Nome Componentes principais Amálgama Mercúrio (Hg) + Prata (Ag) + Estanho (Sn) Vinagre Água (H2O) + ácido acético (CH3COOH) Latão Cobre (Cu) + zinco (Zn) Bronze Cobre (Cu) + estanho (Sn) Aço Ferro (Fe) + carbono (C) Álcool hidratado Etanol (CH3OH) + água (H2O) Misturas homogêneas

  7. Aspecto homogêneo a olho nu Aspecto heterogêneo ao microscópio Copo de leite Líquido branco com gotículas de gordura O leite é considerado uma mistura heterogênea.

  8. Substâncias Puras e Misturas: Diferenciamos uma mistura de uma substância pura normalmente através de suas constantes físicas, tais como: ponto de ebulição (PE) ponto de fusão (PF) densidade (d) Solubilidade (Cs)

  9. As substâncias puras mantêm suas constantes durante as mudanças de estado, diferentemente das misturas. Substância pura é todo material com as seguintes características: Unidades estruturais quimicamente iguais Composição fixa Pode ser representada por uma fórmula Não conserva as propriedades de seus elementos constituintes, no caso de ser substância pura composta.

  10. MISTURA – é a reunião de duas ou mais substâncias, sem que haja perda de suas propriedades e sem formação de nova substância. Podem ser classificadas em HOMOGÊNEAS e HETEROGÊNEAS, conforme a natureza das espécies químicas.

  11. MISTURAS HOMOGÊNEAS: duas ou mais substâncias diferentes que apresentam propriedades* semelhantes em toda a sua extensão. Formam um sistema MONOFÁSICO. MISTURAS HETEROGÊNEAS: duas ou mais substâncias diferentes que não apresentam propriedades* semelhantes em toda a sua extensão. Formam sistemas POLIFÁSICOS. *polaridade molecular – moléculas polares e apolares

  12. A disseminação Quando fazemos uma mistura de duas ou mais espécies químicas diferentes, pode ocorrer a disseminação, sob forma de pequenas partículas de uma espécie na outra. Havendo disseminação, obtemos um sistema que recebe o nome de Dispersão.

  13. Dispersão Disperso – espécie disseminada. Dispersante/Dispergente – espécie química que dissemina o disperso. Tamanho das partículas – determina qual o tipo de dispersão que o sistema formará.

  14. Tipos de dispersões: SOLUÇÃO – o disperso apresenta um diâmetro médio de até 10Å*. O disperso é chamado de SOLUTO e o dispersante é chamado de SOLVENTE. * 1Å - 10-8 cm

  15. Tipos de dispersões: 2)DISPERSÃO COLOIDAL - o disperso apresenta um diâmetro entre 10Å e 1000Å. EXEMPLO: fumaça, neblina 3) SUSPENSÃO - o disperso apresenta um diâmetro é superior a 1000Å. O disperso é SÓLIDO e o dispersante é LÍQUIDO. EXEMPLO: leite de magnésia, antibióticos

  16. Tipos de dispersões: 4)EMULSÃO – o disperso apresenta um diâmetro é superior a 1000Å. Na emulsão tanto o disperso como o dispersante são LÍQUIDOS. EXEMPLO: leite, maionese

  17. Soluções

  18. SOLUÇÃOÉ UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente

  19. TIPOS DE SOLUÇÕES SÓLIDAS Ex: OURO 18K GASOSAS Ex: AR FILTRADO LIQUIDAS Ex: ÁGUA DO MAR

  20. Como preparar uma solução? Basta dissolver um soluto em uma quantidade de solvente. Assim, as moléculas ou íons do soluto separam-se permanecendo dispersas no solvente

  21. Porém, substâncias diferentes se dissolvem em quantidades diferentes em uma mesma quantidade de solvente na mesma temperatura. Isto depende do Coeficiente de solubilidade. O QUE É O COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE (Cs)?

  22. O Cs é a quantidade máxima dissolvida de uma substância em uma determinada temperatura, em uma quantidade padrão de solvente.

  23. EXEMPLOS

  24. SOLUÇÃO SATURADA contém a máxima quantidade de soluto numa dada quantidade de solvente, a uma determinada temperatura. Essa quantidade máxima é denominada coeficiente de solubilidade.

  25. SOLUÇÃO NÃO-SATURADA/INSATURADA é a solução com quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade.

  26. SOLUÇÃO SUPERSATURADA Se submetermos a solução obtida na situação C a um aquecimento, sob agitação, até que o sal dissolva totalmente e deixarmos o sistema resfriar, em repouso, até a temperatura inicial do sistema, teremos uma solução que contém maior quantidade de soluto (50g) do que a respectiva solução saturada (36g). Essa solução é denominada Supersaturada e é muito instável. Ex: Mel

  27. CURVAS DE SOLUBILIDADE