1 / 20

ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET

ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET. www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com/ GENÉTICA Tipos sanguíneos ABO. O SANGUE. Constituído de plasma, glóbulos vermelhos ou hemácias, glóbulos brancos ou leucócitos e plaquetas.

cargan
Download Presentation

ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET • www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com/ • GENÉTICA • Tipos sanguíneos ABO

  2. O SANGUE Constituído de plasma, glóbulos vermelhos ou hemácias, glóbulos brancos ou leucócitos e plaquetas. O plasma sanguíneo é a porção líquida do sangue. Contém água, proteínas, sais minerais, glicose e vitaminas, entre outras substâncias.

  3. Os glóbulos vermelhos São as mais numerosas células sanguíneas. São produzidas na medula óssea vermelha dos ossos. Não possuem núcleo e apresentam formato de disco, o que garantem uma superfície grande para a captação e distribuição do gás oxigênio.

  4. Os Glóbulos Brancos • São células dotadas de núcleo. • Os glóbulos brancos defendem nosso organismo de duas maneiras: FAGOCITOSE PRODUÇÃO DE ANTICORPOS

  5. As plaquetas As plaquetas estão relacionadas com a coagulação sanguínea. Quando um vaso é lesado, algumas plaquetas se desintegram, liberando uma enzima chamada tromboquinase, que inicia a coagulação do sangue. No final do processo formam-se filamentos de uma proteína chamada fibrina. Esses filamentos organizam uma espécie de rede que retém o sangue, constituindo o coágulo.

  6. Hemorragia É a perda de sangue ocasionada por rompimento de vasos sanguíneos. A hemorragia pode acontecer na superfície do corpo, como na pele, na mãe. Mas pode também ocorrer em estruturas internas do corpo, como estômago e o cérebro.

  7. O sangue e suas defesas • ANTICORPOS – São proteínas especiais produzidas por um tipo de leucócitos (linfócitos) que são capazes de neutraliza a ação tóxica dos antígenos. • ANTÍGENOS - SÃO ORGANISMOS INVASORES QUE CONTÉM PROTEÍNAS ESTRANHAS AO NOSSO CORPO.

  8. O sangue e sua defesas 2. VACINAS – São produtos constituídos por microorganismos mortos ou atenuados (enfraquecidos) ou, ainda por toxinas produzidas por esses microorganismos inativadas em laboratório. Assim, as vacinas contêm antígenos incapazes de provocar a doença, mas capazes de induzir nosso organismo a produzir anticorpos.

  9. Os Grupos Sanguíneos • Sistemas ABO e Rh Sistema ABO Nos seres humanos existem os seguintes tipos básicos de sangue em relação ao sistema ABO. Grupo A Grupo B Grupo AB Grupo O Cada pessoa pertence a um desses grupos sanguíneos.

  10. Proteínas no Sangue • Nas hemácias humanas podem existir dois tipos de proteínas: • AGLUTINOGÊNIO A • AGLUTINOGÊNIO B De acordo com a presença ou não dessas proteínas o sangue é assim classificado: Grupo A – possui somente o aglutinogênio A Grupo B – possui somente o aglutinogênio B Grupo AB – possui os aglutinogênios A e B Grupo O – não possui aglutinogênio

  11. No plasma sanguíneo humano podem existir duas outras proteínas, chamadas aglutininas: aglutinina anti-A e aglutina anti-B. Se uma pessoa possui aglutinogênio A, não pode ter aglutinina anti-A; da mesma maneira, se possui aglutinogênio B, não pode ter aglutinina anti-B. Caso contrário, ocorrem reações que provocam aglutinação ou o agrupamento de hemácias.

  12. Aglutinogênio/Aglutinina

  13. Sistema ABO Doações O A B AB

  14. Sistema ABO Os grupos do sistema ABO são determinados por uma série de 3 alelos, IA, IB e i onde: • Gene IA determina a produção do aglutinogênio A. • Gene IB determina a produção do aglutinogênio B. • Gene i determina a não produção de aglutinogênios. IA = IB > i

  15. Fator Rh • A existência de uma substância denominada fator Rh no sangue é outro critério de classificação sanguínea. Quem possui essa substância no sangue é Rh positivo Quem não possui é Rh negativo

  16. Sistema Rh Fator Rh Proteína encontrada nas hemácias que pode agir como antígeno se for inserida em indivíduos que não a possuam. Rh+ indivíduos que possuem a proteína. Rh-  indivíduos que não possuem a proteína. Doações Rh- Rh+

  17. Eritroblastose FetalDoença Hemolítica do Recém Nascido Condições: Mãe: Rh-; Pai:Rh+; Criança: Rh+

  18. OBRIGADO!!! www.angelinatebet.wikispaces.com/ Orkut da escola: escolaangelinatebet@yahoo.com.br

More Related