slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Prof. Roberto Nunes Bittencourt rnb.roberto@gmail PowerPoint Presentation
Download Presentation
Prof. Roberto Nunes Bittencourt rnb.roberto@gmail

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 22

Prof. Roberto Nunes Bittencourt rnb.roberto@gmail - PowerPoint PPT Presentation


  • 184 Views
  • Uploaded on

Prof. Roberto Nunes Bittencourt rnb.roberto@gmail.com. Literatura Infantil Pedagogia – 7º período.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

Prof. Roberto Nunes Bittencourt rnb.roberto@gmail


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

Prof. Roberto Nunes Bittencourt

rnb.roberto@gmail.com

Literatura Infantil

  • Pedagogia – 7º período
slide2

A Literatura infantil é, antes de tudo, literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o Mundo, o Homem, a Vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização.

CAGNETI, Sueli de Souza. Livro que te quero livre. Rio de Janeiro: Nórdica, 1996, p. 7

slide3

A literatura infantil leva a criança à descoberta do mundo, onde sonhos e realidade se incorporam, onde a realidade e a fantasia estão intimamente ligadas, fazendo a criança viajar, descobrir e atuar num mundo mágico; podendo modificar a realidade seja ela boa ou ruim

slide4

O desenvolvimento da imaginação infantil quando compartilhado, divulgado e aplaudido faz do sujeito alguém envolvido com as ideias, compreensivo, crítico e modificador das situações prazerosas ou não, torna-se alguém com ideais. Ao experimentar a leitura o leitor executa um ato de compreensão e interpretação do mundo, e através dessa compreensão pode modificar ou resignificar o contexto no qual está inserido.

slide5

O trabalho com literatura infantil tem como possibilidade de resultado a formação de leitores/escritores competentes. Tem como objetivo formar alguém que compreenda aquilo que lê; que consiga transmitir aos outros os elementos de uma história através das ilustrações; que possa transformar um texto numa narrativa prazerosa a quem ouve; que possa aprender a ler o que não está escrito; que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto; que possa imaginar e criar.

slide6

A literatura é um possível caminho para a criança desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Para contar a história é preciso saber como se faz, e através das histórias as crianças aprendem nomes, sons, músicas e se inserem na cultura. Quem conta histórias precisa criar um clima de envolvimento.

slide7

História de Amor

Regina Coeli Rennó