nasf n cleos de apoio sa de da fam lia n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
NASF NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA PowerPoint Presentation
Download Presentation
NASF NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA

play fullscreen
1 / 7
Download Presentation

NASF NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA - PowerPoint PPT Presentation

cahil
340 Views
Download Presentation

NASF NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. NASFNÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA Objetivo: Ampliar a abrangência e o escopo das ações de Atenção Básica, Ampliar a resolubilidade da ESF, apoiando a inserção da estratégia Saúde da Família na rede de serviços Os NASF devem atuar em parceria com os profissionais das Equipes de Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde nos territórios das ESF

  2. NASF Responsabilidadecentral: atuar e reforçar as diretrizes na atenção à saúde: • interdisciplinaridade • intersetorialidade • educação popular • território • integralidade • controle social • educação permanente em saúde • promoção da saúde • humanização.

  3. A equipe do NASF e as equipes da ESF criarão espaços de discussões para gestão do cuidado. Como, por exemplo, reuniões e atendimentos conjuntos constituindo processo de aprendizado coletivo. • A portaria salienta que os NASF "não se constituem em porta de entrada do sistema e devem atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as ESF".

  4. Organização do processo de trabalho dos NASF deve ser estruturado priorizando: (a)Atendimento compartilhado para uma intervenção interdisciplinar, com troca de saberes, capacitação e responsabilidades mútuas, gerando experiência para ambos os profissionais envolvidos. Com ênfase em estudo e discussão de casos e situações , realização de projeto terapêutico, orientações, bem como atendimento conjunto; (b) Intervenções específicas do NASF com usuários e famílias encaminhados pela equipe de SF, com discussõese negociação a priori entre os profissionais responsáveis pelo caso, de forma que o atendimento individualizado pelo NASF se dê apenas em situações extremamentenecessária; (c)Ações comuns nos territórios de sua responsabilidade, desenvolvidas de forma articulada com as equipes de SF e outros setores. Como por exemplo o desenvolvimento do projeto de saúde no território, planejamentos, apoio aos grupos, trabalhos educativos, de inclusão social, enfrentamento da violência, ações junto aos equipamentos públicos (escolas, igrejas, etc).

  5. FLUXO DE ATUAÇÃO DA ESF + NASF

  6. FLUXO DE ATUAÇÃO DA ESF + NASF

  7. FLUXO DE ATUAÇÃO DA ESF + NASF