considera es sobre a escrita acad mica na web ana maria n poles vilela n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
RESENHA CRÍTICA daniele silva de Azevedo PowerPoint Presentation
Download Presentation
RESENHA CRÍTICA daniele silva de Azevedo

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 7

RESENHA CRÍTICA daniele silva de Azevedo - PowerPoint PPT Presentation


  • 100 Views
  • Uploaded on

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA NA WEB Ana Maria Nápoles Vilela. RESENHA CRÍTICA daniele silva de Azevedo.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'RESENHA CRÍTICA daniele silva de Azevedo' - bud


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide2
O uso da tecnologia e da internet para a construção do conhecimento é algo cada vez mais discutido na aérea pedagógica. Com a extensa quantidade de conteúdo disponível na web, cada vez mais surge a necessidade de obtermos a presença de uma escrita acadêmica na rede mundial de computadores.

E talvez seja o maior desafio da educação nos tempos atuais: utilizar dos novos métodos de ensino, quase sempre ligados à tecnologia e à internet sem deixar escapar o correto uso da escrita acadêmica, em detrimento de uma linguagem de abreviações e grafias erradas cada vez mais corruptível no ambiente digital.

slide3

O estudo do texto proposto nos induz à reflexão acerca da utilização da escrita acadêmica na web, através da potencialidade que a internet oferece, no intuito dar-lhe um caráter pedagógico, buscando, sobretudo, favorecer a construção do conhecimento para o sujeito que aprende;

  • Ocorre que o volume de informações disponíveis na web dificulta a total inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no sistema educacional brasileiro, que ainda estar a dar longos passos rumo ao desenvolvimento de uma educação que se faça utilizar dos recursos tecnológicos disponíveis, fazendo inserir na realidade escolar o tratamento adequado à utilização dessas mídias.
slide4

Diversas questões perpassam o avanço educacional almejado, tais quais a discussão quanto ao perfil do novo professor, que com o advento da utilização da tecnologia e da web em seu auxílio, deve estar consciente da “realidade tecnológica”, adentrando na pesquisa, abandonando o seu estado de mero “reprodutor de informações”, para assumir uma postura de “articulador de saberes”, gerindo o processo de aprendizagem.

Por outo viés, o papel imprescindível a ser exercido pelo professor, na utilização da web no processo educacional, só poderá ser exercido se a linguagem dos conteúdos disponíveis apresentar um letramento capaz de gerar a interatividade, diga-se, comunicação eficaz. Nesse caso, a sua atividade deverá está articulada com as pessoas que desenvolvem os esquemas de codificação e linguagem técnica na web, tais como os programadores e designers. É o que nos expõe WALTON (2004).

slide5
O texto ainda mostra a preocupação quanto ao modo e o momento de inserção da internet no ambiente escolar, dada o caráter inegável de que tal recurso pode oferecer na construção de oportunidades e experiência de aprendizagem que foverecem a construção do conhecimento, o qual os discentes estenderão ao longo da vida.

Segundo aponta a autora, é tarefa dos profissionais da educação e da informática, os detectores e maiores conhecedores da realidade escolar e das tecnologias, determinar em que momento do ensino-aprendizagem e de que forma haverá a inserção dos recursos oferecidos pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de aprendizagem.

slide6
Mas para a concretização da inclusão do uso da tecnologia e da web no processo de construção do conhecimento no ensino brasileiro deverá ultrapassar alguns paradigmas. Notadamente, conforme expõe a autora parafraseando SNYDER (2008, p. 160), a superação do discurso em torno da temática de como as tecnologias mudaram a escola (determinismo tecnológico) para a reflexão de como as pessoas podem ser as verdadeiras responsáveis pela revolução da democracia digital (determinismo social).
slide7

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA

Ensino de Português e Novas Tecnologias. Coletânea de textos apresentados no ISI MELP. Liliane Santos e Darcilia Simões (orgs) – Rio de Janeiro: Dialogorts, 2009. 160 p.

REFERÊNCIA BILBIOGRÁFICA

Ensino de Português;

Linguística Aplicada;

Tecnologias.

I.SANTOS, Liliane; II.SIMÕES, Darcilia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)/Universidade Lille (França); III.Departamento de Extensão. IV. Título.